Home / Colunistas / Dra. Silvana Chedid / Trompas de falópio e a gravidez

Trompas de falópio e a gravidez

As Trompas de Falópio são muito mais do que o caminho por onde deve passar o espermatozoide para fecundar o óvulo. Estes canais que ligam o útero e ovários têm um papel fundamental para a gravidez, pois elas por um lado recolhem o óvulo liberado pelo ovário e por outro também conduz o óvulo fecundado ao útero, onde o embrião irá desenvolver-se até o nascimento.

trompas-de-falopio

Quando as Trompas de Falópio estão bloqueadas a gravidez não acontece naturalmente. É o que ocorre, por exemplo, quando a mulher que não deseja engravidar novamente faz a cirurgia de laqueadura de trompas. Outras vezes as Trompas são obstruídas devido a fatores não premeditados, normalmente como consequência de infecções. Estima-se que 25% dos casos de infertilidade são consequências de fatores ligados às Trompas de Falópio.

Principais causas de obstruções nas Trompas de Falópio

Clamídia

Uma das principais causas de obstruções nas trompas é a Clamídia, uma doença sexualmente transmissível (DST) que em 70% dos casos não produz sintomas. Quando não tratada, a Clamídia pode provocar doença inflamatória pélvica. A doença inflamatória pélvica, que também pode ser provocada pela Gonorreia, é uma das causas mais frequentes de obstruções nas trompas.

Endometriose

A endometriose é também uma patologia bastante comum que afeta 6 milhões de brasileiras. Quando os focos de endometriose afetam as trompas, podem acabar causando a obstrução desse canal.

Cirurgias pélvicas

Mulheres que tiveram passar por cirurgias pélvicas, em virtude do processo de cicatrização, podem ter aderências nas trompas.

Como tratar as obstruções nas Trompas de Falópio?

Primeiro é preciso identificar as obstruções através da Histerossalpingografia (HSG), que é uma radiografia com contraste das trompas, e em ocasiões também com o exame complementar chamado Laparoscopia, onde uma câmera é introduzida através do umbigo da paciente. Com estes exames o especialista irá identificar o local e tamanho das obstruções para planejar o tratamento de forma personalizada.

Em algumas situações é possível desobstruir as trompas para conseguir a gravidez naturalmente e outras, a Fertilização in Vitro é a melhor solução para engravidar, pois através desse tratamento de reprodução humana o óvulo é fecundado em laboratório pelo espermatozoide e introduzido posteriormente ao útero materno onde o bebê irá desenvolver-se até o nascimento. A Fertilização in Vitro é também o tratamento indicado para mulheres laqueadas, sendo muitas vezes a opção mais efetiva para conseguir a gravidez.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

Progesterona, hormônio essencial para a gravidez

Entenda como a progesterona, hormônio essencial para a gravidez, age no corpo da mulher antes, durante a após a gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.