Home / Papai / Comportamento / Vasectomia

Vasectomia

A vasectomia é a forma de esterilização masculina. Ela consiste em cortar os canais deferentes que levam os espermatozoides dos testículos ao local que ficam armazenados até a ejaculação. Após o procedimento o homem continua com as funções eréteis normais e ejacula normalmente, porém seu sêmen não possui mais espermatozoides.

Reprodução  www.materprime.com.br
Reprodução www.materprime.com.br

É uma cirurgia simples, feita com anestesia local aplicada em cima do escroto. Geralmente é realizada no consultório médico e com duração aproximada de 1 hora.

Após a cirurgia o homem deve realizar um espermograma para medir o sucesso do procedimento, porém ainda levará cerca de 15 ejaculações para que o homem elimine todo espermatozoide que já estavam armazenados na parte superior do canal, nas vesículas seminais e nos dutos ejaculatórios.

A vasectomia não altera a libido masculina ou sensibilidade do pênis durante a relação sexual, assim como não o torna impotente.

A vasectomia é realizada gratuitamente pelo SUS quando o homem possui 2 filhos vivos e pelo menos 25 anos de idade. Para mais informações compareça a um posto de saúde.

Reversão da vasectomia

A reversão da vasectomia é possível, porém alguns critérios precisam ser levados em conta:

Quando a reversão é realizada em até 4 anos após a cirurgia, cerca de 90% dos homens restabelecem sua fertilidade, com cerca de 70% de chance de engravidar sua companheira.

Quando a reversão é realizada cerca de 10 anos após a cirurgia, pode ser preciso o uso de microscópios muito potentes para religar os ductos em outros locais, pois com o tempo acontecem obstruções nos canais. A cirurgia nesse caso é mais cara e somente profissionais experientes e treinados estão habilitados a realizá-la.

Quando a reversão não é possível, outra opção é colher espermatozoides diretamente nos testículos e realizar a Fertilização in Vitro.

Saiba mais em:

Reversão de vasectomia e Ligadura de trompas (laqueadura)
Fertilização in Vitro (FIV)

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Comunicação – O que foi feito para nos aproximar, não deveria nos separar

Quantas vezes alguém nos abordou para saber o que achamos de um determinado assunto ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.