Home / Colunistas / Dr. Marcelo Amaral Ruiz / Criança pode fazer regime? – Alimentação saudável

Criança pode fazer regime? – Alimentação saudável

Criança pode fazer regime?

As palavras “regime” e “dieta” sempre estão cercadas de muitos preconceitos como passar fome, alimentos proibidos, sofrimento, solidão, restrições, isolamento social dentre outros.
O fato é que tanto as crianças como também os adultos, ou seja, TODA A FAMÍLIA, deve ter como rotina aquilo que nós, profissionais da área, preferimos chamar de ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

O que é Alimentação Saudável?

alimentacao-saudavelÉ aquela que contempla todas as necessidades de macro e micronutrientes do indivíduo, sem deixar faltar ou sobrar nada.

Para começar vale a pena dizer que uma alimentação saudável não precisa ser complicada, cheia de coisas difíceis de comprar e de preparar. Pelo contrário, em princípio, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É SIMPLES.

Os pontos principais que os pais devem entender são:

  • 1) A família toda deve adotar as mesmas regras alimentares.
  • 2) As refeições devem ser feitas nos mesmos horários todos os dias.
  • 3) Rotina é fundamental para as crianças, independentemente se são gordinhas ou não.

Como cada família tem sua particularidade (filhos estudando de manhã ou de tarde, horário de trabalho dos pais), não podemos generalizar e o acompanhamento de um profissional da saúde é sempre fundamental, porém podemos deixar aqui um exemplo geral.

Exemplo de alimentação Saudável

  • Entre 6 e 8h: leite, pão, fruta.
  • Entre 9 e 10h: fruta.
  • Entre 11:30 e 13:30h: almoço, sempre com salada, arroz, feijão e um tipo de carne, evitando frituras, gorduras e repetir as porções. Tome água.
  • Entre 14:30 e 16:30h: leite ou iogurte, pão ou bolacha salgada, fruta ou suco.
  • Entre 18:30 e 19:30h: jantar, seguindo as mesmas regras do almoço. DICA: não trocar o jantar por lanches ou fast food. Um lanche pode ter mais calorias que um prato de comida.
  • Entre 21 e 22h: leite ou chá ou suco.

Seguindo as orientações acima, junto com um acompanhamento especializado e a pratica regular de exercícios, evitaremos distúrbios alimentares e muitas doenças.

DICA:

Mantenha sua casa sem guloseimas, porém no domingo (e só no domingo) deixe as crianças mais livres para essas “delícias”, pois afinal são crianças. Mas na segunda começa a rotina saudável de novo.

E se meu filho (a) está gordinho (a)?

Se você está achando que seu filho está acima do peso, procure um profissional de saúde habilitado para fazer o correto diagnóstico. Em matéria anterior, escrevemos sobre obesidade infantil. Se realmente seu filho (a) estiver acima do peso, provavelmente será necessária uma rotina bem saudável de alimentação e exercícios físicos, sempre com acompanhamento e orientação do profissional.
Dependendo da idade, do peso, da altura e do índice de massa corporal da criança, ela nem precisa perder peso, basta manter o peso, pois as crianças crescem e adequam seu peso à altura.

Você também pode gostar de ler:

Suco de couve com laranja
Como lidar com a briga entre irmãos
Como limpar sujeira e risco de caneta de bonecas de borracha

Sobre Dr. Marcelo Amaral Ruiz

Endocrinologista Pediátrico. PhD em Saúde da criança e do Adolescente pela USP. CRM-SP: 113266 e Registro de Especialista no CRM-SP 238842. Atualmente trabalha em consultório próprio em São José dos Campos. Contato: (12) 3922-0331

Veja também

bebe-chupar-dedo

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal?

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal? No início pode parecer algo natural e inofensivo ao desenvolvimento da criança, mas a longo prazo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.