Home / Filhos / Educação e comportamento / Dicas para volta às aulas das crianças

Dicas para volta às aulas das crianças

volta às aulasUm novo ano letivo se inicia e junto com ele alguns papais e mamães ficam tensos pensando nas crises que podem acontecer nesse retorno dos filhos para a escola. Seguindo as dicas para volta às aulas das crianças que preparamos especialmente para você a readaptação ou adaptação será mais tranquila para as crianças, papais e mamães!

As dicas foram preparadas especialmente para crianças até 6 anos de idade, mas muitas dessas ações são indicadas também para os crescidinhos que devem ser envolvidos ainda mais participando de todo preparativo, desde a escolha do material até a organização da mochila e local de estudo em casa.

Dicas para volta às aulas das crianças:

Retome aos poucos a rotina se atentando aos horários

Durante as férias as crianças acabam com os horários bagunçados para acordar, tomar banho, se alimentar e até aquela cochilada da tarde. A dica é começar a reajustar os horários 1 semana antes do início das aulas. Comece com o horário de levantar da cama e vá ajustando a rotina para que a criança fique mais disposta durante o horário da aula.

Explique que as aulas vão começar em breve

Surpresas nessas horas não são tão legais assim, o ideal é avisar para a criança que em breve as aulas recomeçarão, explicar que ela irá reencontrar os antigos amigos e fazer novos amigos também. Relembre as atividades que seu filho mais gosta como pintura, massinha, aula de música, dança e brincadeiras com os amigos.

Conte suas experiências

Os filhos adoram ouvir as histórias dos pais, aproveite para contar alguma experiência bacana que você teve na escola como algum amigo legal, quando você aprendeu a contar, a ler, sobre a professora, brincadeiras e o quanto foi bacana passar por tudo isso.

Organize a mochila na véspera

Deixar a mochila da criança organizada no dia anterior evitará aquela sensação de que está se esquecendo de alguma coisa. Lembre-se que seu filho também percebe quando você está tenso e que esse sentimento pode tornar esse primeiro dia de aula um pouco mais estressante.
Se seu filho está crescidinho peça a ajuda dele para organizar a mochila, assim ele já começará a entrar no clima de volta às aulas.

Primeira vez que o filho vai à escola

Quando o seu filho ainda não frequentou nenhuma escolinha ou começará a frequentar uma nova escola, existe um período de adaptação que pode variar de escola para escola ou até mesmo de acordo com a aceitação da criança. Geralmente esta adaptação leva 1 semana e a criança começa ficando somente 1 hora na escola e este período vai aumentando a cada dia.
É importante a presença da mamãe ou papai nesse período, porém se vocês não puderem estar presentes, peça para alguém que seu filho confie acompanhar. Pode ser a vovó, vovô, tia, madrinha….
Se o seu filho tem menos de 1 ano, a adaptação acaba servindo mais para a mamãe e papai do que para a criança que geralmente não precisa de tanto tempo para se sentir a vontade em um novo ambiente, porém os pais precisam se sentir seguros para deixar os filhos na escola se sentindo seguros e tranquilos.

Você também pode gostar de ler:

Como escolher a mochila escolar e cuidados para evitar lesões
Como reciclar giz de cera
Como lidar com a briga entre irmãos
Como entreter as crianças durante o trabalho doméstico

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

soluco-do-bebe

Soluço do bebê: é normal soluçar todos os dias? Como parar?

Entenda o que causa o soluço do bebê, como evitá-los, como parar com os soluços e quando o soluço é um sinal de alerta e deve ser investigado pelo médico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.