Home / Colunistas / Dr. Marcelo Amaral Ruiz / Meu filho pode ter Diabetes?

Meu filho pode ter Diabetes?

diabetes medidor glicose02 (570x427)Crianças de todas as idades, inclusive recém nascidos, assim como adolescentes, adultos e idosos podem desenvolver diabetes mellitus. Porém o tipo de diabetes varia conforme a idade do paciente e de outros fatores como obesidade, histórico familiar de diabetes, outras doenças, uso de medicações dentre outros.

 

O que é diabetes mellitus?

Diabetes mellitus é um conjunto heterogêneo de doenças que tem em comum a elevação das concentrações de açúcar no sangue. Pode ocorrer porque o corpo deixa de ser capaz de produzir insulina ou porque a insulina que o corpo produz não consegue agir corretamente.

Como saber se meu filho tem diabetes?

O tipo de diabetes mais comum que acomete as crianças e adolescentes é o diabetes tipo 1. Neste tipo de diabetes temos uma destruição das regiões do pâncreas que produzem a insulina. Sendo assim o organismo da criança fica praticamente sem insulina, o açúcar sobe no sangue e os sintomas de diabetes aparecem. São eles:

FAZER MUITO XIXI

a criança pode voltar a fazer xixi na cama, pode voltar a perder xixi na roupa;

TOMAR MUITA ÁGUA

a criança passa a ter uma sede exagerada, toma água toda hora, inclusive durante a madrugada;

EMAGRECIMENTO

normalmente a criança perde peso;

EXCESSO DE FOME

em alguns casos a criança passa a comer mais que o habitual.

Além disso, podem aparecer formigas no vaso sanitário.
Nem sempre todos os sintomas vão aparecer juntos, mas se seu filho está apresentando alguns destes sintomas, vale a pena procurar ajuda especializada. Além destes sintomas, para fazer o diagnóstico de diabetes, também é preciso confirmar que o açúcar está elevado no sangue e isso só pode ser feito através  de exames.

Crianças podem ter outros tipos de Diabetes?

Sim, na verdade existem muitos tipos diferentes de diabetes. O tipo mais comum que acomete crianças e adolescentes é o tipo 1 como dito acima, porém, conjuntamente com o aumento da obesidade, o diabetes tipo 2 (no qual o corpo desenvolve uma resistência à ação da insulina devido ao excesso de peso) tem aparecido com mais frequência. Além desses existem muito outros tipos como o diabetes monogênico, no qual existe um defeito hereditário nas células que produzem a insulina e essas não conseguem produzir insulina suficiente. Como é hereditário, normalmente muitos membros da família tem, assim se na sua família há muitos casos de diabetes, vale a pena fazer uma triagem no seu filho.
Algumas medicações podem provocar diabetes, principalmente medicações contendo cortisona, muito utilizadas para tratamento de alergia e de doenças reumáticas. Portanto, em caso de dúvida, sempre vale a pena procurar um profissional.

Mas qual a importância de saber o tipo de diabetes  do meu filho?

O fato é que, conforme dito antes, em alguns tipos de diabetes o corpo não produz insulina e em outros o corpo produz insulina, mas ela não consegue agir direito. Sendo assim o tipo de tratamento também varia com o tipo de diabetes.
No caso do diabetes tipo 1, como o corpo deixa de produzir insulina o tratamento é feito com base na reposição de insulina, que infelizmente, é injetável. No caso do diabetes tipo 2, podemos usar medicações via oral que aumentam a sensibilidade do corpo à insulina. No diabetes monogênico podemos usar medicações via oral que estimulem as células a produzirem mais insulina e assim por diante.
Por isso é fundamental definir bem o tipo de diabetes.

Dica para os pais

Se seu filho está tomando muita água e fazendo muito xixi, está obeso ou existem muitos casos de diabetes na família, vale a pena procurar um profissional para uma avaliação. Nem sempre vai ser diabetes, mesmo porque é uma doença rara, porém quando diagnosticada precocemente e corretamente, podemos prevenir melhor suas complicações.

Sobre Dr. Marcelo Amaral Ruiz

Endocrinologista Pediátrico. PhD em Saúde da criança e do Adolescente pela USP. CRM-SP: 113266 e Registro de Especialista no CRM-SP 238842. Atualmente trabalha em consultório próprio em São José dos Campos. Contato: (12) 3922-0331

Veja também

Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Se você observar algum dos problemas abaixo, pode ser que seu filho precise tratamento ortodôntico como usar aparelho, por exemplo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.