Home / Gestação e parto / Complicações / Tamanho ideal da cabeça do bebê durante a gestação | Perímetro Cefálico

Tamanho ideal da cabeça do bebê durante a gestação | Perímetro Cefálico

Preparamos uma tabela com o tamanho ideal da cabeça do bebê durante a gestação e que está organizada por semana de gravidez e Perímetro cefálico mínimo, médio e máximo, conforme dados publicados pelo CLAP (Centro Latino Americano de Perionatologia e Desenvolvimento Humano).

Os casos de microcefalia, supostamente devido ao contágio do Zika vírus durante a gestação, causa preocupações nas tentantes e gestantes, porém é importante alertar que os dados que divulgamos são somente estatísticos e fatores genéticos, comportamentais e ambientais influenciam diretamente no desenvolvimento do bebê. Por esta razão é importante realizar todas as consultas e exames do pré-natal para que o médico obstetra possua dados evolutivos e possa diagnosticar corretamente qualquer quadro que possa surgir.

O perímetro cefálico é medido através do exame de ultrassom e, através dessa informação, é possível diagnosticar diversos quadros como a microcefalia (cabeça menor do que o padrão), macrocefalia (cabeça maior do que o padrão), hidrocefalia (acúmulo de líquido dentro do crânio), entre outros.

Para um diagnóstico preciso o perímetro cefálico deve ser verificado também ao nascer e especialmente nos 2 primeiros anos de vida, já que existem casos de mal formação, microcefalia, entre outros problemas que incluem até mesmo tumores cerebrais, e que se desenvolvem após o nascimento.

Tabela: Tamanho ideal da cabeça do bebê durante a gestação | Perímetro Cefálico

perimetro-cefalico-fetal

 

O perímetro cefálico do meu bebê está menor do que o ideal, e agora?

Quando a medida do perímetro cefálico do seu bebê está abaixo dos valores de referência da tabela, não quer dizer que seu bebê tenha algum problema como a microcefalia. A tabela acima é somente uma referência, e apenas a avaliação de um médico poderá chegar a um diagnóstico seguro.

Para chegar ao diagnóstico novos exames podem ser solicitados, assim como a repetição da ultrassonografia para mais informações e acompanhar o desenvolvimento do feto a fim de verificar se houve erro de medição ou mesmo se fatores genéticos (como pais com cabeça pequena) influenciaram no resultado.

Consulte sempre um médico obstetra em caso de dúvidas.

Você também vai gostar de ler:

Gravidez Semana a Semana
Gravidez Semana a Semana do Papai
A gravidez tem seus lados difíceis
Dipirona na gravidez pode?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez

A dor no pé da barriga na gravidez é causada principalmente pelo estiramento dos músculos da barriga, ligamentos mais relaxados, mudança postural e peso da barriga.

179 comentários

  1. Estou com 36 semanas cefálica 302 a ultra deu normal

  2. ola boa tarde.fiz uma ultrason gestacional eo medico me disse qi a cabeça esta 2mm maior do que o normal mas disse para n mi preucupar..estou com 19 semanas ..indice cefalico 81,circunferência craniana fetal 173mm,circuferência craniana abdom.fetal 136…alguem mi tire essa duvida por favor..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.