5 dicas para incentivar os seus filhos a ler
O incentivo à leitura precisa estar nas prioridades dos pais antes mesmo dos filhos serem alfabetizados. O prazer em ler deve ser estimulado o mais cedo possível, pois, o contato constante com histórias e livros ajudará a preparar os pequenos para a alfabetização antes mesmo de iniciar o aprendizado formal.
Existem algumas técnicas interessantes para ajudar no processo de formação dos pequenos leitores. Por exemplo, como arrumar o quarto das crianças disponibilizando alguns livros, histórias em quadrinhos e revistas infantis, pois, desta maneira, a literatura estará inserida no dia a dia deles. Confira abaixo outras dicas interessantes para ajudar a incentivar seus filhos a adquirirem o hábito da leitura:
- Leia diariamente para as crianças e evite mostrar as ilustrações dos livros. Desta maneira você estimulará a imaginação e a criatividade dos pequenos associando estas competências ao prazer pela leitura. Consequentemente este processo trará significado à aprendizagem deles.
- Seja um exemplo e mostre que você tem o hábito de ler. Crianças se inspiram nos adultos e adoram copiá-los, portanto, aproveite este fator para incentivar a leitura. Ande sempre com livros, pois, é muito provável que seus filhos passem a fazer o mesmo.
- Para o educador e filósofo Paulo Freire (2000, p.5) “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”.
Assim como os adultos, as crianças não se interessam pela leitura forçada, portanto, é importante que os pais não limitem as escolhas dos filhos e permita-os optar pelo o que mais agrada. Há uma infinidade de opções que poderão ser mostradas aos pequenos.
- Leve as crianças até uma biblioteca ou livraria para apresentá-las o universo de magia e de possibilidades que a literatura oferece. Os pequenos ficarão surpresos ao descobrirem que poderão escolher o que quiserem entre tantas opções.
- Uma sugestão importante: continue lendo junto com os seus filhos mesmo após a alfabetização deles. Os pais tendem a parar de participar ativamente do momento de leitura dos seus filhos quando eles começam a ler sozinhos, mas, mesmo após esta fase, a leitura compartilhada continuará trazendo resultados positivos e, portanto, deve ser cultivada. Além disso, trata-se de uma excelente oportunidade para vocês se divertirem juntos!
Educadores reforçam que, apesar de não ser possível ensinar o hábito da leitura, pode-se estimular a prática por meio de metodologias como as apresentadas acima, portanto, abuse delas!
Como você incentiva os seus filhos à leitura? Deixe seus comentários abaixo.
Guest post escrito por Cleanipedia