Muitos pacientes me procuram, bastante ansiosos, achando que é possível fazer uma cirurgia plástica no dia seguinte e eliminar suas imperfeições. O que nem todos sabem é que a cirurgia plástica é um processo longo, que exige preparação, disciplina e paciência, para que os resultados sejam os melhores possíveis!
Em geral, podemos dividir a cirurgia plástica em três etapas:
- O Pré-Operatório: o paciente deve passar pela avaliação do cirurgião plástico, que irá indicar o procedimento mais adequado e esclarecer suas dúvidas. Após a consulta, o paciente deve realizar uma série de exames e passar por um cardiologista. Caso esteja bem de saúde, o cirurgião irá marcar a data da cirurgia e prescrever um cronograma de cuidados preparatórios, como ficar um mês sem fumar, evitar exposição ao sol e bebidas alcoólicas, entre outros.
- A Cirurgia: no dia da cirurgia o paciente deve fazer jejum de alimentos e líquidos (inclusive de água) por oito horas, trazer roupas confortáveis, não chegar com o cabelo molhado, não passar maquiagem e não usar acessórios.
- O Pós-Operatório: esta é a fase mais importante da cirurgia, pois é ela que irá determinar a qualidade dos resultados. Ela exige uma série de cuidados, como repouso, uso de malhas compressoras, dormir com a área operada para cima, evitar exposição ao sol, não fumar, fazer dieta rica em ferro, proteínas, vitaminas e sais minerais, hidratação abundante, entre outros. Este processo pode durar de um a três meses, dependendo do tipo de procedimento.
Há casos em que o paciente faz a cirurgia e não se programa para tirar licença do trabalho por uns dias ou quer retomar a rotina de atividades físicas antes do recomendado e acaba tendo uma série de complicações, como abertura dos pontos, má cicatrização, infecções, entre outros. Portanto, ao tomar a decisão de fazer uma cirurgia plástica é fundamental que o paciente faça a avaliação com o cirurgião com bastante antecedência, para que juntos possam programar todas as etapas da cirurgia da melhor forma possível!