Home / Mamãe / Beleza / Cirurgia plástica é um processo longo, que exige preparação, disciplina e paciência

Cirurgia plástica é um processo longo, que exige preparação, disciplina e paciência

Muitos pacientes me procuram, bastante ansiosos, achando que é possível fazer uma cirurgia plástica no dia seguinte e eliminar suas imperfeições. O que nem todos sabem é que a cirurgia plástica é um processo longo, que exige preparação, disciplina e paciência, para que os resultados sejam os melhores possíveis!

cirurgia plastica

 

Em geral, podemos dividir a cirurgia plástica em três etapas:

  1. O Pré-Operatório: o paciente deve passar pela avaliação do cirurgião plástico, que irá indicar o procedimento mais adequado e esclarecer suas dúvidas. Após a consulta, o paciente deve realizar uma série de exames e passar por um cardiologista. Caso esteja bem de saúde, o cirurgião irá marcar a data da cirurgia e prescrever um cronograma de cuidados preparatórios, como ficar um mês sem fumar, evitar exposição ao sol e bebidas alcoólicas, entre outros.
  2. A Cirurgia: no dia da cirurgia o paciente deve fazer jejum de alimentos e líquidos (inclusive de água) por oito horas, trazer roupas confortáveis, não chegar com o cabelo molhado, não passar maquiagem e não usar acessórios.
  3. O Pós-Operatório: esta é a fase mais importante da cirurgia, pois é ela que irá determinar a qualidade dos resultados. Ela exige uma série de cuidados, como repouso, uso de malhas compressoras, dormir com a área operada para cima, evitar exposição ao sol, não fumar, fazer dieta rica em ferro, proteínas, vitaminas e sais minerais, hidratação abundante, entre outros. Este processo pode durar de um a três meses, dependendo do tipo de procedimento.

 

Há casos em que o paciente faz a cirurgia e não se programa para tirar licença do trabalho por uns dias ou quer retomar a rotina de atividades físicas antes do recomendado e acaba tendo uma série de complicações, como abertura dos pontos, má cicatrização, infecções, entre outros. Portanto, ao tomar a decisão de fazer uma cirurgia plástica é fundamental que o paciente faça a avaliação com o cirurgião com bastante antecedência, para que juntos possam programar todas as etapas da cirurgia da melhor forma possível!

Sobre Dr. Eduardo Zampieri Gauch

Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Dr. Eduardo Zampieri Gauch CRM: 113650 | RQE 43109 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Veja também

Grávida pode pintar o cabelo?

Será que Grávida pode pintar o cabelo? Todas as mulheres que pintam os cabelos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.