Home / Filhos / Educação e comportamento / Como remover mancha de caneta ou canetinha da roupa

Como remover mancha de caneta ou canetinha da roupa

Criança adora brincar de desenhar e pintar, especialmente quando encontra uma caneta do papai ou da mamãe em cima da mesa. Se o desenho ficasse somente no papel não haveria problema, mas geralmente a caneta acaba riscando sofás, camisetas, calças, toalhas, cortinas e paredes. Para remover mancha de caneta ou canetinha em tecidos de algodão, poliéster ou de linho existe uma solução caseira bem simples, porém nem sempre ela funciona em todas as superfícies (mas vale tentar).
remover mancha de caneta e canetinha

Como remover mancha de caneta ou canetinha da roupa

Você vai precisar somente de algodão (ou uma escova de dente antiga com cerdas macias), álcool e detergente neutro.

Para evitar estragar toda a roupa, teste aplicando álcool e em pouca quantidade somente em uma pequena superfície do tecido. Esfregue gentilmente e verifique se o tecido não ficou desbotado.

Embebede do algodão (ou a escova de dentes) no álcool e esfregue gentilmente no tecido sobre a mancha de caneta. Se a mancha não sair facilmente, coloque umas gotinhas de detergente neutro que além de ajudar a remover a mancha, diminui o atrito do algodão e evita danificar o tecido.

A medida que a mancha for se soltando, utilize um pano seco para remover o excesso da tinta, evitando que a mancha de espalhe.

Após a remoção da mancha, lave com água corrente até tirar todo o álcool e detergente do tecido e depois lave normalmente.

Se não for possível lavar (no caso de sofás, por exemplo), utilize um pano umedecido em água limpa para remover os produtos e seque com papel toalha.

Dicas:

– Se a mancha de caneta não sair completamente, lave o tecido para remover o álcool e coloque gotas de detergente neutro. Deixe agir por 1 ou 2 horas e repita a aplicação do álcool;
– Quando o risco de caneta está sobre estampa emborrachada é mais difícil a remoção, especialmente se o risco for antigo;
– Não deixe o álcool secar sozinho, após a remoção lave a peça imediatamente;
– Algumas manchas precisam de mais de uma aplicação para serem removidas completamente.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Como fazer a matrícula na faculdade sem ter concluído de ensino médio

Aprovação em vestibular sem a conclusão do ensino médio: Como fazer a matrícula na faculdade …

3 comentários

  1. Está dica realmente funcionou! Salvou minha calça jeans!!!

  2. Olá gostei das dicas do seu site!

    Vou continuar seguindo para aprender mais! Obrigado!

  3. marciana costa de araujo

    Excelente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.