Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Como tratar resfriado e gripe na gravidez

Como tratar resfriado e gripe na gravidez

Resfriado e gripe na gravidez comum porque o sistema imunológico da gestante fica menos eficiente com o propósito de evitar que o seu corpo rejeite o feto. A mulher também fica mais suscetível à infecções durante esse período.

Gripes causam muito desconforto, indisposição, mal estar e dores musculares, mas algumas dicas vão ajudar a gestante a se sentir melhor e tratar resfriado e gripe na gravidez.

Foto: Reprodução www.lifetimewomenshealth.net
Foto: Reprodução www.lifetimewomenshealth.net

Como tratar resfriado e gripe na gravidez

O primeiro passo é procurar orientação médica, pois grande parte dos medicamento antigripais, aspirina e até descongestionantes nasais não podem ser usados durante a gravidez já que podem prejudicar a saúde do bebê. Mesmo o paracetamol sendo um remédio considerado seguro para gestantes, só deve ser ingerido nas doses corretas e com prescrição médica, ou seja, nada de automedicação, combinado?

Dicas para tratar gripes e resfriados de forma natural

Descansar, essa é a primeira regra! Apesar da gripe não causar complicações para o bebê, é importante lembrar que o bem estar da gestante é essencial para que o bebê também se sinta bem, então nada de esforços, se o seu corpo pede por descanso, é exatamente o que deve fazer.

Outras dicas importantes são:

  • Ingestão de líquidos. Chás são uma ótima pedida, mas evite os que possuem cafeína.
  • Alimentação balanceada e saudável. Quando o apetite aparecer, prefira alimentos saudáveis e rico em fibras e vitaminas, como legumes, verduras e frutas.
  • Ingerir Vitamina C, que apesar de não combater os sintomas da gripe, é importante para fortalecer o sistema imunológico.

Para aliviar nariz entupido

Inalação com soro fisiológico, sem dúvidas, fará você se sentir bem melhor.

Para quem não possui inalador, a dica é higienizar uma pequena bacia e colocar água bem quente. Você pode acrescentar 3 gotinhas de óleo de eucalipto ou folhas de hortelã ou menta. Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e respire o vapor dessa solução.

Dor de garganta

Para dor de garganta você pode preparar um chá de limão com mel. Além de delicioso irá aliviar a dor.

Gargarejos com água e sal também auxiliam no tratamento das infecções de garganta.

Tosse

Chá de camomila com gotas de limão adoçado com mel ajuda a aliviar a tosse e a dor de garganta.

Antes de dormir prepare essa deliciosa “receita da vovó”: colocar a casca de 1 limão em uma panela e levar ao fogo junto com 1 colher de sopa de açúcar, misture bastante até caramelizar. Acrescente 1 xícara de leite e misture até o caramelo soltar do fundo da panela. Tome bem morninho antes de dormir, ajuda a tratar rouquidão e dor de garganta, além de ser um excelente relaxante.

Febre

Para aliviar a febre a dica é tomar um banho morno (mais frio do que quente) para baixar a temperatura do corpo. Procure um médico se a febre não ceder ou se ficar maior do que 38°.

Sinusite

Uma dica bem simples e eficiente para ajudar no alívio dos sintomas da sinusite, é colocar em um lenço 2 gotas de óleo essencial de manjerona. Cheire o lenço de tempos em tempos.

Você também vai gostar de ler:

Tomar friagem causa gripe ou resfriado?
Diferentes sintomas: Gripe comum, Influenza A (H1N1) e Dengue
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados
Enxoval de bebê – lista de itens


Conteúdo atualizado em 30/03/2017

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez – vídeo

2 comentários

  1. Tiane Rabelo

    Acima diz para inalar 2 gotas de óleo essencial de mangerona em um lenço, mas em outras matérias eu li que grávida não pode pois pode causar aborto. Eu já comprei o óleo e paguei caro, então quero sabe se posso ou não tomar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.