Gripe na gravidez

Durante a gestação o sistema imunológico fica menos eficiente – isso acontece para evitar que o corpo da mulher rejeite o feto – o que aumenta as chance de infecções, resfriados e gripe na gravidez.

Foto: Reprodução www.kidspot.au
Foto: Reprodução www.kidspot.au

A gripe pode fazer mal ao bebê?

A gripe em si não causa nenhuma complicação ao feto, porém em caso de sintomas muito fortes (como fraqueza por exemplo),  febre acima de 38° ou persistente, a orientação é que a gestante procure um médico para ser examinada e verificar a necessidade de anti-inflamatórios ou outros medicamentos.

Vale alertar que o bem estar da gestante é essencial para que o bebê também se sinta bem, então se a gripe causar exaustão é importante que a gestante descanse muito e não se esforce até se sentir forte e recuperada.

Grávida pode tomar remédios antigripais?

Os remédios antigripais de uma forma geral, são proibidos durante a gestação, inclusive aspirina e os descongestionantes nasais. Muitos desses medicamentos possuem em sua fórmula vasoconstritores, o que pode causar queda na pressão arterial, taquicardia, entre outras complicações que podem afetar a saúde do bebê.

Nunca tome remédios sem orientação médica!

Havendo necessidade de analgésicos, o paracetamol – com prescrição médica e desde que na dose recomendada pelo seu médico – é considerado um medicamento seguro para gestantes.

A Vitamina C, apesar de não combater a gripe, fortalece o sistema imunológico e também deve ser ingerida com cautela . Sua ingestão não deve ultrapassar de 60mg ao dia.

Como evitar resfriados e gripes durante a gravidez?

  • A primeira dica é tomar a vacina antigripal (que é aplicada gratuitamente para todas as gestantes nos postos de saúde);
  • Outra dica é manter uma alimentação saudável e rica em verduras, legumes e frutas, especialmente as que possuem Vitamina C, como laranja, acerola, abacaxi e tangerina;
  • Ingerir bastante líquido diariamente (refrigerantes não contam);
  • Praticar atividade física ajuda o organismo a se manter forte e saudável;
  • Dormir pelo menos 8 horas por noite;
  • Cuidados referentes ao comportamento também ajudam a prevenir gripes e resfriados, como evitar locais fechados ou muito cheios, lavar sempre as mãos para evitar levar contaminações à boca e evitar ficar próxima à pessoas que estão gripadas ou resfriadas, pois a saliva é a principal forma de contágio.

Clique aqui para ler dicas de como tratar resfriado e gripe na gravidez!

Você também vai gostar de ler:

Caça Palavras para chá de bebê | Brincadeiras para chá de bebê
Enxoval de bebê – lista de itens
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados
Movimentos do bebê: Quando o bebê começa a mexer na barriga


Conteúdo atualizado em 29/03/2017

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez – vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.