Os movimentos do bebê começam a mexer na barriga muito antes da futura mamãe conseguir senti-los, por volta da 7ª e 8ª semana de gestação, e esses pequenos movimentos já podem ser observados no ultrassom.
Quais são os movimentos do bebê?
Durante cada fase do seu desenvolvimento o bebê começa a fazer novos movimentos, e à medida que os movimentos evoluem, assim como seu tamanho, a futura mamãe começa a sentir toda essa festa dentro da barriga, no início apenas como asinhas de borboletas, já nas últimas semanas chutes, cotoveladas e socos se tornam dolorosos. Vamos explicar melhor como tudo isso acontece:
Movimentos do bebê na 7ª semana de gravidez:
Entre a 7ª e 8ª semana de gestação o bebê começa a realizar movimentos involuntários que parecem sustos ou soluços e também se movimentam de um lado para o outro.
Saiba mais sobre a 7ª semana de gestação.
Movimentos do bebê na 9ª semana de gravidez:
A evolução em somente 2 semanas a mais é incrível! Com 9 semanas o seu bebê já tem pequenos soluços, e o movimento de suas perninhas e braços passo a ser voluntários, ou seja, ele realmente quer se movimentar.
É nesta semana que o pequeno começa a engolir e chupar.
Saiba mais sobre a 9ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê na 10ª semana de gravidez:
Em apenas mais 1 semana o movimento do bebê evolui muito! Agora com 10 semanas o pequeno já consegue flexionar e virar a cabeça para os dois lados. Começa também a movimentação da boca (abrir e fechar).
Outro movimento novo é conseguir levar suas pequenas mãozinhas até o rosto e se esticar, quase como se estivesse espreguiçando.
Saiba mais sobre a 10ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê na 11ª semana de gravidez:
O movimento da semana é o bocejo.
Saiba mais sobre a 11ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê na 14ª semana de gravidez:
Nesta semana o bebê aprende a piscar, logo ele estará pronto para ver o mundo!
Saiba mais sobre a 14ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê da 18ª a 20ª semana de gravidez:
Durantes as 18ª e 20ª semana de gestação é quando a maioria das mamães começam a sentir asinhas de borboletas em suas barrigas, ou seja, os primeiros movimentos do bebê.
Saiba mais em: Quando começo a sentir o bebê mexer na barriga?
Entre 20 e 25 semanas de gestação:
O pequeno começa a se ajustar aos horários da futura mamãe, ou seja, fica mais ativo e agitado durante o dia. Por conta desse comportamento as gestantes começam a sentir os movimentos do pequeno na barriga.
Esses movimento na barriga ainda são sentidos de forma muito suave, já que o bebê ainda tem espaço e não tem muita força para pressionar a parede do útero.
Saiba mais sobre a 20ª semana de gravidez.
Entre 24 e 28 semanas de gestação:
Os soluços do seu pequeno farão sua barriga pular! Não se espante ao sentir pulinhos repetidos na barriga, o soluço no bebê é completamente saudável.
Agora seu bebê já consegue ouvir, um som mais abafado devido ao líquido amniótico em que está imerso, mas o suficiente para que seu pequeno comece a reagir quando escutar sons mais altos.
Saiba mais sobre a 24ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê na 29ª semana de gravidez:
O seu bebê agora ocupa bastante espaço na sua barriga, o que deixa seus movimentos mais limitados, porém mais fáceis de serem sentidos pela mamãe já que a pressão que ele exerce no útero é cada vez maior.
Saiba mais sobre a 29ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê na 33ª semana de gravidez:
A partir da 33ª semana os movimentos do bebê começam a diminuir de frequência e até de intensidade, já que o espaço que ele ocupa ficou ainda mais apertado e a cada dia fica mais difícil fazer malabarismos. Mesmo assim você pode observar sua barriga sendo “levantada” de um lado para o outro quando o pequeno resolve mudar de posição ou alongar um pouquinho.
Saiba mais sobre a 33ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê na 36ª semana de gravidez:
Se esta for sua primeira gravidez, é provável que seu bebê fique de cabeça para baixo e se mantenha assim até o dia do nascimento. Se você já teve uma ou mais gestações anteriores, seu músculo abdominal está mais flexível permitindo que o bebê consiga virar e desvirar. Em alguns casos o bebê só se posiciona no momento do parto.
Quando o bebê fica encaixado, ou seja, com a cabeça no colo do útero, sobra mais espaço para cima para chutes e pontapés bem abaixo da costela. Alguns desses movimentos podem ser bem dolorosos.
Saiba mais sobre a 36ª semana de gravidez.
Movimentos do bebê a partir da 37ª semana até o parto:
Seu bebê está cada dia maior e mais fofinho, o que significa menos espaço para se movimentar. Durante essas últimas semanas os movimentos ficam mais espaçados e geralmente mais discretos, afinal o esforço para esticar um braço ou mudar a posição das pernas é muito grande.
Com o bebê encaixado você pode sentir mais facilidade para respirar ou mesmo para comer já que seu estômago e pulmão não estão mais tão apertados, mas não se anime muito, como a cabeça do pequeno está para baixo, sua bexiga estará sendo pressionada, trazendo um pouco de desconforto, idas constantes ao banheiro e, em alguns casos, incômodo ao sentar.
Saiba mais sobre a 37ª semana de gravidez.
Você também vai gostar de ler:
Por que a gravidez é contada em semanas?
Lembrancinhas baratas para festas infantis, batizados, maternidade e chás de bebê
Enxoval de bebê – lista de itens
A gravidez tem seus lados difíceis