11 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 11 semanas de gestação

Para algumas mulheres esta semana poderá ser a despedida dos enjoos, para outras nem tanto.

O bebê está completamente formado, a ordem agora é crescer! Alguns fetos chegam a dobrar de tamanho.

Assista ao conteúdo da 11ª Semana de Gravidez no YouTube

 

Você e seu corpo

Agora seu útero já está com o tamanho de uma laranja baiana! O ganho de peso fica um pouco mais evidente, mas guarde uns quilinhos para o final da gestação, quando o ganho fica bem acentuado.

Alguns casais que já tem um filho se flagram pensando em como podem amar outro bebê tanto o quanto já amam o seu primogênito, e se este é seu caso tente não se preocupar. Geralmente são as mamães que se preocupam mais se saberão dividir a atenção e amor a todos seus filhos. Fique tranquila, assim que estiver com seu novo filhote nos braços dedique alguns momentos para trocar carinhos e olhares, a mamãe natureza é sábia e o amor materno que estava aflorando durante a gestação tomará conta de seu coração.

Com o aumento do volume sanguíneo, você poderá sentir mais calor a partir de agora.

Outro fator é que seus cabelos e unhas crescerão mais rápido. Alguns dizem que é consequência do volume de sangue aumentado, outros dizem que são os hormônios, mas de qualquer forma, é bom se acostumar porque não há nada que se possa fazer para evitar que isso aconteça.

Uma notícia boa é que se você sofreu com a segunda adolescência, ou seja, com acne e erupções na pele, a partir desta semana tende a haver melhora. Lave o rosto delicadamente, beba bastante água e se alimente adequadamente.
remedio

Talvez aumente a incidência de dores de cabeça, porém se você tem enxaqueca, em alguns casos elas podem diminuir durante a gestação. Fale sempre com seu médico antes de se medicar, muitos remédios podem interferir no desenvolvimento do seu bebê, porém alguns são considerados “seguros”. Mas nunca se esqueça, sempre fale com seu médico.
Os enjoos começam a diminuir para a maioria das futuras mamães, mas alguns odores podem continuar incomodando.

11-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-11-bebeSeu pequeno vai crescer bastante! No início desta semana ele mede cerca de 40mm e poderá chegar a 60mm até o final dela. Seu peso estará entre 8 e 10g. Seu corpo está menos curvilíneo, ou seja, antes ele tinha o formato similar ao da letra “C”, mas agora ele já está menos curvado, exceto por suas pernas que estão flexionadas.

A cabeça do seu bebê continua proporcionalmente bem maior do que o restante do corpinho, porém já está com os traços bem mais definidos. Sua orelhinha já está quase no lugar. As pálpebras já estão fechadas e a íris em desenvolvimento.

A placenta começará a funcionar, e o sangue começará a fluir entre o bebê e o útero. Seu filhote começará a produzir seus próprios glóbulos vermelhos.

Continua a produção de urina, que é um dos principais componentes do liquido amniótico.

Sua pele continua transparente e uns pelinhos começam a cobri-la. Suas mãos ficam mais sensíveis e agora ele pode sentir tudo que toca, inclusive começa a tocar e brincar com o seu próprio rostinho e demais áreas do corpo. Suas unhas também começam a se formar.

Ainda é cedo para decorar o quartinho de rosa ou azul, mas os testículos ou ovários do seu bebê já estão formados. O sexo poderá ser “descoberto” perto da 18ª semana através do ultrassom, porém com um exame de sangue desde a oitava semana já seria possível descobrir se você terá uma princesinha ou um garotão.

– Você sabia que o papai é o responsável pelo sexo do bebê?

As pessoas do sexo feminino possuem os cromossomos XX, enquanto as do sexo masculino possuem o XY. Como o bebê recebe um cromossomo do pai e outro da mãe, obrigatoriamente ele herda o X da mamãe e poderá receber o X ou Y do papai.

Quem carrega os cromossomos do papai são os espermatozoides que podem ser X ou Y. Se o espermatozoide que fecundou o óvulo levar o cromossomo X, nascerá uma menininha, porém se ele levar o Y nascerá um garotão.

Alimentação da mamãe…

Lembre-se que tudo que você come irá nutrir não somente você, mas também o seu filhote.

Diminuir o açúcar é importante para controlar o ganho de peso. O sal também deve ser moderado, pois poderá aumentar a sua pressão arterial, além de acentuar a retenção de líquidos.

Uma dica para balancear o consumo de frutas e verduras é ingerir 2 porções de frutas e 5 porções de vegetais todos os dias.

Dicas da semana:

mulher_dárioPode parecer brincadeira, mas daqui a um tempo você não se lembrará dos detalhes de como era estar grávida. Monte um diário, blog, álbum ou alguma outra forma de recordação desta fase de tantas mudanças, descobertas e sentimentos.

Use sempre hidratantes próprios para gestantes na barriga, costas, coxa, bumbum e seios (mas evite os mamilos), é a melhor forma de evitar as indesejáveis estrias.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

15-semanas-de-gestacao

15 Semanas de Gestação

A partir desta 15 semanas de gestação já é possível descobrir o sexo do bebê. Confira essa e muitas outras novidades!

4 comentários

  1. Ótimo esse documentário…

  2. Keila Aguiar dos Santos Nascimento

    Gostaria de receber esse acompanhamento da gestação toda semana no meu email…essa é minha segunda gravidez e me lembro que na primeira eu recebia. Amo demais ler esse almanaque… Parece ate que esta lendo minha alma…kkkkk é exatamente como me sinto. Incrível!!!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Keila, tudo bem?
      Infelizmente estamos com problemas no servidor de envio dos e-mails do Gravidez Semana a Semana e estamos negociando novos parceiros para que nossas gravidinhas continuem a receber o semanalmente as principais novidades da gestação. Assim que retomarmos o envio entraremos em contato com você.
      Por enquanto, pedimos a gentileza de acessar nosso site para saber das novidades e sinta-se sempre a vontade para entrar em contato com nossa equipe para contar as novidades, tirar suas dúvidas e sugerir novas matérias.
      Beijos e muito obrigada pela sua mensagem, adoramos estar ao lado de vocês nessa fase tão especial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.