14 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 14 semanas de gestação

Você está se sentindo cada vez melhor, mais disposta e com os enjoos desaparecendo, certamente é a melhor fase da gestação. Caso seu quadro não seja tão bom assim, fique tranquila que a tendência é melhorar.

Para as futuras mamães que guardaram segredo da gravidez, agora ficará difícil de esconder. A barriguinha já está aparecendo e a vontade de montar o enxoval também começa a surgir. Como o período de maior risco de abortos já passou, aproveite para contar a novidade aos seus parentes e amigos e se prepare para muitos carinhos na barriga.

Assista ao conteúdo da 14ª Semana de Gravidez no YouTube

Você e seu corpo

abacateCom a diminuição dos níveis de hormônios neste segundo trimestre, as oscilações de humor, assim como os enjoos vão sumindo e a disposição está voltando. Até mesmo aquela vontade incessante de urinar começa a diminuir.
barriga piercing

Seu útero já está do tamanho de um abacate e seu coração bate cada vez mais rápido para bombear sangue para seu corpo e seu bebê. Caso você tenha piercing no umbigo, pense ficar um tempo sem ele, não por conta do bebê, mas com o aumento da barriga ele começará a esbarrar nas roupas e poderá inflamar ou incomodá-la. Para que o buraco não se feche, certifique-se de passar o piercing por ele a cada 2 dias.

Os seios, que não param de crescer, começam a produzir o colostro. Também é possível notar que as auréolas estão se tornando mais pigmentadas e aumentando seu diâmetro. Isso ocorre por conta do aumento da produção do hormônio melanócito, que estimula a produção de melanina. E ele também é o responsável pelo surgimento da linha nigra, uma linha escura que surge no meio do abdômen e que só irá desaparecer algum tempo depois do parto. Também podem aparecer manchinhas pelo rosto – principalmente próximas ao nariz e boca – são as mesmas que aparecem em algumas mulheres que tomam pílula.

Outra notícia boa é que seus cabelos começam a ficar brilhantes e sedosos.

Agora a parte chata, com o intestino pressionado pelo útero e como alguns hormônios da gestação relaxam os músculos intestinais, a prisão de ventre pode aparecer ou piorar um pouco mais. A ordem é ingerir muitas fibras e líquidos.

14-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-14-bebeSeu filhote já mede entre 8 e 9,3cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 40 a 60g.

As papilas gustativas começam a funcionar e ele já pode sentir a diferença entre doce e salgado. Sim mamãe, agora quando você ingerir algum alimento o seu bebê saberá a diferença. Todo alimento do bebê que ele recebe, a partir desta semana, vem através da placenta.

O bebê fica imerso no líquido amniótico dentro da placenta, que agora está completamente formada e em funcionamento. É na placenta que está conectado o cordão umbilical que “transporta” o sangue entre a mamãe e o seu bebê. Ele possui duas artérias que enviam o sangue com impurezas de volta para a mamãe, e uma veia que envia o sangue limpo e rico em oxigênio da mamãe para o bebê.

A placenta é uma barreira protetora para o bebê, porém alguns medicamentos e alimentos podem penetrá-la. Fale com seu médico antes de ingerir qualquer medicamento ou usar alguma pomada, creme, tintura ou demais produtos químicos, pois a nossa pele também absorve essas substâncias.

O pescoço está se alongando, porém ainda não suspende a cabeça que repousa do tórax.

Suas mãos se movimentam cada vez mais e são esses movimentos que formam a impressão digital, única em cada ser humano.

Se você está grávida de múltiplos, sua barriga estará bem maior do que o esperado.

Outro sintoma de gravidez de múltiplos é enjoo excessivo. O ultrassom poderá afirmar se há mais de um bebê em sua barriga.

Durante a consulta pré-natal o médico irá apalpar a sua barriga, e o bebê já começará a fugir gentilmente desses toques.

Alimentação da mamãe…

As fibras são essenciais para que o funcionamento do seu intestino não seja prejudicado.

A ingestão de líquidos também auxilia na prevenção de prisão e ventre.
Sentir sede já é um sinal de desidratação, lembre-se de beber água durante todo o dia para que a sede não apareça. Além da água, os sucos, a água de coco e o leite também são ótimos para as futuras mamães.

Você está com a contagem de glóbulos vermelhos bem superior do que quando não estava grávida. Garanta que o suprimento de ferro para você e o bebê esteja adequado consumindo carnes vermelhas, cereais e folhas verdes escuras, tais como o espinafre e brócolis.

Dicas da semana:

mae e filhoSe você já tem filhos, aproveite que a disposição voltou para passear, ir a parques, zoológicos e fazer programas divertidos com os primogênitos. A chegada de um novo irmão pode causar ciúmes e é importante mostrar o quanto eles são importantes e amados. Se a disposição ainda não está ajudando, assistir filmes ou ler livros com os filhos também é um programa bacana.

À medida que o seu corpo se modifica, você poderá se sentir preocupada em recuperar a forma após o parto. Quanto mais cuidadosa você for em relação à alimentação e exercícios adequados para gestante, mais rápido você voltará ao peso anterior à gravidez. Tenha sempre lanchinhos saudáveis à mão e nem pense em fazer dieta, este não é o momento de perder peso. Converse sempre com seu médico se estiver preocupada com a balança.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

15-semanas-de-gestacao

15 Semanas de Gestação

A partir desta 15 semanas de gestação já é possível descobrir o sexo do bebê. Confira essa e muitas outras novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.