Sua Gravidez: 14 semanas de gestação
Você está se sentindo cada vez melhor, mais disposta e com os enjoos desaparecendo, certamente é a melhor fase da gestação. Caso seu quadro não seja tão bom assim, fique tranquila que a tendência é melhorar.
Para as futuras mamães que guardaram segredo da gravidez, agora ficará difícil de esconder. A barriguinha já está aparecendo e a vontade de montar o enxoval também começa a surgir. Como o período de maior risco de abortos já passou, aproveite para contar a novidade aos seus parentes e amigos e se prepare para muitos carinhos na barriga.
Assista ao conteúdo da 14ª Semana de Gravidez no YouTube
Você e seu corpo
Com a diminuição dos níveis de hormônios neste segundo trimestre, as oscilações de humor, assim como os enjoos vão sumindo e a disposição está voltando. Até mesmo aquela vontade incessante de urinar começa a diminuir.
Seu útero já está do tamanho de um abacate e seu coração bate cada vez mais rápido para bombear sangue para seu corpo e seu bebê. Caso você tenha piercing no umbigo, pense ficar um tempo sem ele, não por conta do bebê, mas com o aumento da barriga ele começará a esbarrar nas roupas e poderá inflamar ou incomodá-la. Para que o buraco não se feche, certifique-se de passar o piercing por ele a cada 2 dias.
Os seios, que não param de crescer, começam a produzir o colostro. Também é possível notar que as auréolas estão se tornando mais pigmentadas e aumentando seu diâmetro. Isso ocorre por conta do aumento da produção do hormônio melanócito, que estimula a produção de melanina. E ele também é o responsável pelo surgimento da linha nigra, uma linha escura que surge no meio do abdômen e que só irá desaparecer algum tempo depois do parto. Também podem aparecer manchinhas pelo rosto – principalmente próximas ao nariz e boca – são as mesmas que aparecem em algumas mulheres que tomam pílula.
Outra notícia boa é que seus cabelos começam a ficar brilhantes e sedosos.
Agora a parte chata, com o intestino pressionado pelo útero e como alguns hormônios da gestação relaxam os músculos intestinais, a prisão de ventre pode aparecer ou piorar um pouco mais. A ordem é ingerir muitas fibras e líquidos.
Seu Bebê
Seu filhote já mede entre 8 e 9,3cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 40 a 60g.
As papilas gustativas começam a funcionar e ele já pode sentir a diferença entre doce e salgado. Sim mamãe, agora quando você ingerir algum alimento o seu bebê saberá a diferença. Todo alimento do bebê que ele recebe, a partir desta semana, vem através da placenta.
O bebê fica imerso no líquido amniótico dentro da placenta, que agora está completamente formada e em funcionamento. É na placenta que está conectado o cordão umbilical que “transporta” o sangue entre a mamãe e o seu bebê. Ele possui duas artérias que enviam o sangue com impurezas de volta para a mamãe, e uma veia que envia o sangue limpo e rico em oxigênio da mamãe para o bebê.
A placenta é uma barreira protetora para o bebê, porém alguns medicamentos e alimentos podem penetrá-la. Fale com seu médico antes de ingerir qualquer medicamento ou usar alguma pomada, creme, tintura ou demais produtos químicos, pois a nossa pele também absorve essas substâncias.
O pescoço está se alongando, porém ainda não suspende a cabeça que repousa do tórax.
Suas mãos se movimentam cada vez mais e são esses movimentos que formam a impressão digital, única em cada ser humano.
Se você está grávida de múltiplos, sua barriga estará bem maior do que o esperado.
Outro sintoma de gravidez de múltiplos é enjoo excessivo. O ultrassom poderá afirmar se há mais de um bebê em sua barriga.
Durante a consulta pré-natal o médico irá apalpar a sua barriga, e o bebê já começará a fugir gentilmente desses toques.
Alimentação da mamãe…
As fibras são essenciais para que o funcionamento do seu intestino não seja prejudicado.
A ingestão de líquidos também auxilia na prevenção de prisão e ventre.
Sentir sede já é um sinal de desidratação, lembre-se de beber água durante todo o dia para que a sede não apareça. Além da água, os sucos, a água de coco e o leite também são ótimos para as futuras mamães.
Você está com a contagem de glóbulos vermelhos bem superior do que quando não estava grávida. Garanta que o suprimento de ferro para você e o bebê esteja adequado consumindo carnes vermelhas, cereais e folhas verdes escuras, tais como o espinafre e brócolis.
Dicas da semana:
Se você já tem filhos, aproveite que a disposição voltou para passear, ir a parques, zoológicos e fazer programas divertidos com os primogênitos. A chegada de um novo irmão pode causar ciúmes e é importante mostrar o quanto eles são importantes e amados. Se a disposição ainda não está ajudando, assistir filmes ou ler livros com os filhos também é um programa bacana.
À medida que o seu corpo se modifica, você poderá se sentir preocupada em recuperar a forma após o parto. Quanto mais cuidadosa você for em relação à alimentação e exercícios adequados para gestante, mais rápido você voltará ao peso anterior à gravidez. Tenha sempre lanchinhos saudáveis à mão e nem pense em fazer dieta, este não é o momento de perder peso. Converse sempre com seu médico se estiver preocupada com a balança.
7 comentários
Pingback: 35 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais
Pingback: 36 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais
Pingback: 38 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais
Pingback: 31 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais
Pingback: 29 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais
Pingback: 28 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais
Pingback: 24 Semanas de Gestação - Almanaque dos Pais