24 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 24 semanas de gestação

Nesta 24ª semana de gravidez, se parar em frente a um espelho perceberá uma versão mais arredondada de você, principalmente em sua cintura. Essas alterações são pequenas perto de tudo que está acontecendo dentro de seu corpo.

Você e seu corpo

Agora seu útero está entre 3 a 5 cm acima da cicatriz umbilical.
gravidaVocê já tentou passar entre carros estacionados e percebeu que não consegue mais, nem de frente nem de lado? Ou então tentou “puxar a barriga” e viu que nada aconteceu? Além de sua barriga estar mais projetada seus quadris também estão mais largos para que o bebê possa se acomodar melhor.
Estar grávida é como entrar em um seleto clube por tempo determinado. É receber mais atenção e carinho e se tornar mais emotiva também. Tenha cautela ao assistir noticiários, vídeos e filmes, realmente você não está precisando de incentivo para chorar e evitar algumas cenas fortes – que podem deixar você se debulhando em lágrimas – não custa nada.
Se você está sendo bastante disciplinada com a alimentação, mas com a sensação de que quer devorar uma caixa de bombons escondida, pegue leve com você mesma. A gestação deve ser um momento leve e se permitir comer um docinho a mais de vez em quando não fará mal algum, ao menos que exista restrição médica. E tente não intelectualizar todos os sintomas que você sente, apesar de você conhecer o motivo de maior parte deles não quer dizer que você tenha que dominá-los e jamais sucumbir. Relaxe, curta, busque o equilíbrio para cuidar de você e seu bebê e estar feliz. Algumas vezes um banho demorado seguido de uma sessão de cremes e auto-massagem podem fazer milagres.banho (640x423)
Falando em cremes e auto-massagem, algumas estrias podem começar a aparecer em sua barriga, costas, seios e coxas. Infelizmente não existe nenhum tratamento efetivo para tratar as estrias, mas você pode evitar ou ao menos diminuir a incidências dessas marquinhas indesejadas. Passe hidratante próprio para gestantes que possuam vitamina E. O melhor momento para hidratar a pele é após o banho, quando os poros estão abertos e a pele umedecida e limpa.
Algumas varizes dolorosas podem aparecer. Faça compressa com agua fria e alongamentos para aliviar a dor e sempre que possível deixe os pés para cima. Vale até colocar um cobertor por baixo do colchão para que os pés fiquem mais altos que a cabeça quando for dormir ou relaxar durante o dia.
As contrações indolores devem estar mais perceptíveis, elas são chamadas de contrações Braxton ou Braxton Hicks. Significam que seu útero está treinando para o parto. Elas são sentidas como um endurecimento do abdômen e não duram por muito tempo. Elas são sentidas inclusive com as mãos na parte de cima da barriga. Mas lembre-se de informar seu médico sobre qualquer incômodo, dor ou novidade durante sua gestação.
Você já deve ter notado algumas glândulas sebáceas hipertrofiadas próximas ao mamilo, são as glândulas de Montgomery, ou tubérculos de Montgomery. São similares a minúsculas erupções cutâneas (bolinhas), porém você não deve apertá-las ou mesmo passar esponjas e sabonete vigorosamente. Elas são responsáveis por secretar um óleo natural que protegerá o mamilo de bactérias além de lubrificar a região.
Nesta 24ª semana algumas mamães percebem os olhos mais secos e até irritados, principalmente as que fazem uso de lente de contato. Também é “culpa” dos hormônios e o melhor a se fazer é sempre usar óculos de sol quando estiver ao ar livre e trocar as lentes de contato por óculos de grau.

Semana 24

Seu Bebê

Seu bebê já está medindo cerca de 21 cm (da cabeça até o bumbum – ou 29cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 500g. Ele deverá ganhar quase 200g até o final desta semana.
A pele ainda é enrugada, porém como ele começou a acumular gordura por baixo da pele – que o ajudará a manter a temperatura do corpo após o nascimento – e está crescendo a cada dia logo a pele ficará mais lisinha.
Suas impressões dos pés e das mãos estão se formando. Essas impressões são únicas, assim como seu DNA também será diferente de qualquer pessoa no mundo.
Sua orelha interna também se formou. Com isso ele desenvolveu o senso de equilíbrio e já sabe quando está de cabeça para baixo, de lado ou de cabeça para cima.
Os pulmões do seu filhote começaram a produzir o surfactante pulmonar, um líquido que atua nos alvéolos e que permite a respiração. Caso o bebê nasça com menos de 28 semanas faz-se necessário que o médico dê ao bebê o surfactante para que ele possa respirar.
Seus cílios e sobrancelhas estão crescendo nesta semana e disputando espaço com os demais pelos (lanugo) que envolvem a cabeça do seu bebê. Mas não entre em pânico, o lanugo –pelagem fina que recobre todo o corpo do bebê – cairá, boa parte antes do seu bebê nascer e o restante durante as primeiras semanas após o parto.

Alimentação da mamãe…

cranberryEstoque suco de cranberry em sua geladeira, além de gostoso é um ótimo aliado para prevenir infecções urinárias. Alguns médicos afirmam que tomar o suco de cranberry tem o mesmo efeito que tomar antibióticos em dose baixa, sem os efeitos colaterais que estes causam.
A fruta também possui propriedades antioxidantes e, dizem, ter efeito antienvelhecimento, previne o câncer e diminui ocorrência de problemas cardiovasculares.
Se o suco não agradar seu paladar, também existem umas opções fitoterápicas em comprimidos.

Dicas da semana:

Você já escolheu o nome do seu bebê? Mesmo sem saber o sexo é importante começar a pensar em quais nomes seu bebê poderá receber.
Existem vários sites com sugestões e lista de nomes de bebês, mas lembre-se de avaliar se realmente o nome escolhido é a melhor opção para que no futuro ele não tenha problemas. Nomes da moda podem ser bacanas hoje, mas no futuro continuam com um som gostoso de ouvir? O nome combina com o sobrenome ou forma uma palavra não desejada? Uma dica é dizer o nome completo em voz alta algumas vezes para avaliar se o conjunto combinou.
Se você e seu companheiro não conseguem chegar a um acordo temos uma receitinha:
– Façam uma lista com todos os nomes que gostam (mesmo que você goste e ele não). Deixem a lista com 10 nome de cada (10 nomes escolhidos por você e 10 nomes escolhidos por ele). Ao invés de selecionarem o nome que mais gostarem, façam ao contrário e eliminem os nomes que não querem. Cada hora um escolhe um nome para sair da lista e vejam quais os dois últimos nomes que sobraram. Agora é hora de juntos escolherem o que mais agrada. Se nem assim chegarem a um acordo vale fazer sorteio com os dois nomes ou deixar para definir quando o bebê nascer e, olhando seu rostinho, decidirem qual nome combina mais.

Tenha sempre um suporte para os pés em baixo de sua mesa no trabalho
e também em frente à sua poltrona preferida em casa. Manter seus pés para baixo não ajudará a diminuir o inchaço em seus pés e tornozelos.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 25

25 Semanas de Gestação

Com 25 semanas de gestação você está no 7º mês lunar. É época de descansar sempre que possível e se preparar para a chegada do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.