40 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 40 semanas de gestação, podendo chegar até a 42 semanas

Pode iniciar a contagem regressiva, chega de falar em semanas porque agora você já contará em dias para ter o seu filho em seus braços.
Se nada acontecer durante esta semana não fique desapontada, seu bebê sabe a hora em que está pronto para vir ao mundo do lado de cá. A data do parto poderá se estender por mais 15 dias após o término na 40ª semana, porém você precisará visitar seu médico mais vezes por semana e a indução do trabalho de parto poderá ser necessária. Em alguns casos o médico precisará recorrer à cesárea.

Você e seu corpo

Foto: Oriol Martinez
Foto: Oriol Martinez

Parabéns, nem todas as mulheres conseguem chegar neste estágio da gestação.
Você se sente exausta com tanta barriga para carregar, noites mal dormidas e muita ansiedade. Tente relaxar sempre que puder, seja assistindo um filme na TV, lendo um livro bacana ou mesmo navegando na Internet. É importante que você descanse para ter energia para o parto e para cuidar de seu bebê.
Se surgiram estrias em sua barriga, agora elas estarão com a cor mais avermelhada, mas com o tempo elas ficam mais claras e discretas. Sua barriga está tão projetada que talvez você não consiga fazer seus dedos se cruzarem próximos ao seu umbigo.
Nos primeiros dias após o parto você precisará de ajuda, especialmente se precisar se submeter à cesárea. Pode ser o maridão, parentes ou amigos. A ajuda será para manter a casa em ordem, preparar as refeições, dar banho no bebê, trocar algumas fraldas e ajudar você para se levantar ou sentar.
A esta altura as malas da maternidade já estão organizadas e no porta-malas, correto? E a cadeirinha do bebê também já está instalada, certo? E a agenda de telefone com os contatos que você precisa avisar quando entrar em trabalho de parto também está na bolsa? Deixe tudo organizado para que você não fique tensa quando precisar ir para a maternidade e se concentre apenas em seu bebê.
Você já decidiu se irá amamentar seu bebê? A amamentação traz inúmeros benefícios a sua saúde e para a saúde do bebê.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 40

Seu Bebê

Foto: Anita Peppers
Foto: Anita Peppers

Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 51cm da cabeça aos pés (ou 38cm da cabeça ao bumbum) e pesando cerca de 3,500Kg.  Claro que essas medidas variam muito de bebê para bebê, e esta variação pode ser genética, por gestação de múltiplos ou outros fatores como sexo do bebê ou ocorrências durante a gestação.
Seu pequeno está completamente apto para respirar, sugar, se alimentar, evacuar, chorar e fazer com que você se sinta a mulher mais feliz do mundo.
O vérnix caseoso e a lanugem estão sendo reabsorvidos durante esta semana e se acumulando nos intestinos do bebê na forma de mecônio, a primeira fezes do bebê.
O bebê quase não tem mais espaço para se movimentar, então você sentirá movimentos menos intensos, porém eles existem e se você passar mais de 3 horas sem sentir nenhum movimento do bebê procure imediatamente seu médico.
Devido aos hormônios que o bebê recebe da mamãe durante a gestação alguns recém-nascidos podem apresentar:
– órgão genital aumentado. No caso de meninas os grandes lábios, e de meninos o saco escrotal.
– sangramento vaginal na recém-nascida: é como uma menstruação leve nas meninas, também causada pelo hormônio recebido da mamãe durante a gestação;
– hidrocele no recém-nascido menino: é um acúmulo de líquidos no saco escrotal ( em 1 ou nos 2 testículos) e tende a desaparecer até o primeiro ano de vida do bebê.
– leite de bruxa: é o nome popular para o líquido esbranquiçado que sai das mamas dos bebês. Não pode apertar em hipótese alguma por risco grande de infecção e abscesso. É acompanhado de inchaço nas mamas e não havendo trauma no local o inchaço diminui e o leite de bruxa desaparece.

Alimentação da mamãe…


peixe
O trabalho de parto pode começar a qualquer momento. É importante que você faça refeições leves de 3 em 3 horas, desta forma não se sentirá desconfortável caso precise ir para a maternidade. Porém se houver o agendamento de parto cesáreo, converse com seu médico quais alimentos você poderá consumir nas horas que antecedem a cirurgia e quando você deverá iniciar o jejum.

Dicas da semana:

Foto: Aleksandra P
Foto: Aleksandra P

Se você não vê a hora do bebê nascer existem algumas dicas que podem estimular o início do trabalho de parto:
ingerir alimentos com pimenta ou condimentos apimentados como o curry;
caminhada longa, porém lenta – isso se você tiver energia;
ter relação sexual;
estimulação nos mamilos – se não estiverem sensíveis, porém não exagere para não machucá-los. A estimulação em algumas mulheres é eficiente para iniciar as contrações uterinas.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 34

34 Semanas de Gestação

Com 34 semanas de gestação o seu bebê já está com a pele lisinha e roseada e aquele rostinho lindo que em breve você verá em seus braços.

2 comentários

  1. Uda goncalves

    Estou com 40 semanas de gestacao e ate agora nada…estou ansiosa p ver meu bb .e ao msm tempo preocupada pq minha primeira gravidez foi cezaria,ate agora nao estou com nei um dedo de dilatacao.sevo esperar a vontade do bb ou tenho q corre p maternisade e fazer cezaria. Me ajudem

    • Almanaque dos pais

      Olá Uda, tudo bem?
      Você já conversou com o seu obstetra? O parto normal é, sem dúvida, a melhor opção para a mãe e bebê, porém nem sempre é possível devido a diversos fatores, entre eles a posição do bebê ou mesmo a falta de dilatação da mulher. O ideal é que, como você já está com 40 semanas, que você converse com seu médico para que ele tome a melhor decisão para que você receba em seus braços um filho saudável e que esteja saudável nesse momento também. De qualquer forma, a gestação não deve ultrapassar as 42 semanas.
      Estamos desejando um lindo parto para você, que seu bebê chegue cheio de saúde e trazendo muitas alegrias para você.
      Volte para nos contar como foi, combinado?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.