30 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 30 semanas de gestação

gravida por do solNo final desta semana você completará o sétimo mês de gravidez, que delícia! Em breve seu bebê estará em seus braços e sua casa estará tomada com aquele cheirinho delicioso de neném.

 

 

Você e seu corpo

A partir de agora o comum é que você ganhe 500g por semana até o dia do parto e seu filho nunca precisou tanto de nutrientes como agora nesta reta final. No terceiro trimestre a ansiedade fica cada vez maior e você poderá recorrer à geladeira para se acalmar. Muito cuidado porque qualidade do que você ingere afeta você e seu pequeno, fora a dificuldade em voltar ao seu peso após a gestação. Tenha sempre opções saudáveis na geladeira e armários, as frutas e barrinhas de cereais são uma ótima opção.

Foto: Ingrid Müller
Foto: Ingrid Müller

Nesta fase o turbilhão emocional volta com tudo, mais do que no início da gravidez. Fatos reais ou filmes podem fazer você quase se afogar em suas lágrimas e até mesmo ficar abalada com depoimentos ou histórias tristes. Tudo isso é perfeitamente normal e não quer dizer que você é uma séria candidata a ter depressão pós-parto, a gestação traz fragilidade à mulher. Porém se você estiver se sentindo para baixo por algum tempo, desanimada ou chorando sem motivo aparente, é melhor conversar com seu médico. Existem algumas mulheres que entram em um quadro depressivo no terceiro trimestre e que pode evoluir para depressão pós-parto.
Você se sentirá mais emotiva e conectada com crianças e outras gestantes. Mesmo que a gestação não tenha sido planejada, a esta altura você está se sentindo mais maternal, mais apegada ao seu filhotinho e sonhando com o dia que ele a chamará de mamãe pela primeira vez.
Você poderá ter alguns momentos de insônia e se medicar não é uma opção. Tente montar uma rotina com um banho relaxante antes de deitar e nada de estímulos na TV ou computador quando estiver na cama, evite cafeína (inclusive as contidas em alguns chás e refrigerantes) em todo período da tarde e noite. Algumas músicas também podem ser bem relaxantes. Um ambiente com pouca luz, confortável, silencioso e sem atrativos como celular e notebook também podem resolver.
barrigaEntre esta semana e a 35ª semana de gestação você terá que repetir alguns exames e realizar exames novos. Guarde bem os resultados após apresentar ao seu médico, pois eles serão necessários para internação na maternidade. Caso você não os tenha em mãos terá que refazer os exames na maternidade. Entre os exames que serão solicitados estão: Hemograma completo, HIV I e II, hepatite A,B e C, sífilis, toxoplasmose, rubéola, herpes, TSH, T3, T4 livre, anti-TPO. Citomegalovírus e Glicemia de jejum. Entre as semanas 35 e 36, você também realizará um exame de coleta para Streptococcus Grupo B, uma bactéria que se aloja no canal vaginal e pode contaminar o bebê no parto. No caso de positivo um tratamento eliminará a bactéria e o exame será repetido. Este exame é obrigatório e o resultado também deverá ser levado para a maternidade.
Continue atenta para os sinais da pré-eclâmpsia, pois são mais comuns no terceiro trimestre, tais como pressão alta, inchaço repentino ou demasiado, dor de cabeça forte e desmaios. Se houver qualquer sintoma entre em contato imediatamente com seu médico.
Saiba mais sobre pré-eclâmpsia.

Semana 30

Seu Bebê

Medindo cerca de 40cm da cabeça aos pés e pesando cerca de 1,4Kg, nesta semana as energias do seu bebê foram direcionadas, principalmente, para o desenvolvimento cerebral. Ao nascer milhões de neurônios estarão prontos para receber estímulos da mamãe, e assim desenvolver as sinapses (conexão entre os neurônios). Mas você não precisa aguardar o nascimento para interagir e iniciar esse desenvolvimento cerebral, você já deve ter começado a conversar, cantar, acariciar e se conectar ao seu filho.
O lânugo, penugem que recobre a pele do bebê, está caindo e na maioria dos bebês terá sumido até o dia do parto, porém ele pode nascer com essa pelugem que cairá nas primeiras semanas de vida.
Antes o responsável pela produção sanguínea eram o baço e fígado, porém agora a medula óssea assumiu seu papel e já produz os glóbulos vermelhos do bebê.
Os ossos estão cada vez mais rígidos, o que exige da mamãe maior ingestão de cálcio. O bebê consome cerca de 200mg ao dia.
Hoje o filhote está nadando em 500 a 700ml de líquido amniótico, e a tendência é que o volume vá diminuindo até o nascimento. Ele está cada dia maior e fica mais difícil se movimentar, talvez ele ainda esteja na posição pélvica (cabeça para cima) e terá 10 semanas para se posicionar de cabeça para baixo para possibilitar o parto normal. Porém após se posicionar a sua bexiga ficará mais pressionada e a vontade de urinar a cada 5 minutos ficará ainda mais intensa. Ao sentir vontade de urinar vá ao banheiro e certifique-se que sua bexiga está completamente vazia para diminuir risco de infecção urinária.
Sua retina está bem evoluída e ele pode acompanhar feixes de luz que passam pela barriga, como uma lanterna por exemplo. Porém como a luz aqui do lado de fora é bem mais intensa é provável que ele quase não consiga ficar com os olhos abertos nos primeiros dias de vida. E caso ele abra os olhos sua capacidade de enxergar é limitada a cerca de 20cm de distância. É o suficiente para que ele possa ver o rosto da mamãe enquanto está mamando em seus seios.
As unhas dos pés e das mãos estão alcançando o limite dos dedos. Talvez as unhas precisem ser cortadas logo no primeiro dia de vida para evitar que ele se machuque, principalmente no rosto. Se você ficar insegura para cortar, peça para alguém que tenha filho pequeno ou para a vovó te ajudar, e fique tranquila que em breve você estará tirando de letra essa tarefa.

Alimentação da mamãe…

cocoÁgua de coco:muito rica em potássio, auxilia na diminuição das câimbras. Possui pouca caloria, zero gordura e muitos nutrientes, além de hidratar e ajudar no bom funcionamento do intestino. Como é uma bebida diurética também colabora na diminuição da retenção de líquidos.
queijoCálcio: é encontrado no leite e seus derivados, tais como iogurte e queijos, gergelim, grão de bico, salsa, entre outros. A deficiência de cálcio na gestante poderá levar a osteoporose, pois o organismo irá repor essa deficiência retirando cálcio dos ossos.

 

Dicas da semana:

É hora de montar o quartinho do bebê! A esta altura ele já deverá estar pronto para receber os móveis (berço, cômoda com trocador, guarda-roupas). Por sinal os móveis merecem uma atenção especial.
quarto bebeBerços: Existem modelos e tamanhos para todos os gostos e bolsos, porém atente para as normas de segurança. O vão entre as grades laterais do berço que não podem ser maiores do que 6,5cm para que o bebê não passe a cabeça e fique preso. Alguns berços possuem vãos na cabeceira e pé.
Cômodas:Prefira as que você também poderá usar como trocador. Existem muitas opções de tamanhos, cores, formas, com mais ou menos gavetas e com ou sem cabideiro. Com certeza alguma caberá perfeitamente no quarto do bebê.
Lembre-se que o prazo de entrega varia muito, quanto antes você pesquisar mais segura você ficará de que o quarto estará pronto a tempo para a chegada do bebê.
Outro fator muito importante é sobre a tinta desses móveis que deve ser atóxica. É muito comum o bebê morder as grades do berço quando seus dentinhos começam a nascer, e algumas lascas da tinta são ingeridas.
Ao avaliar o móvel passe suas mãos para testar a qualidade e verifique se não há farpas da madeira.
Assim que receber os móveis em sua casa, você precisará deixar o quarto bem ventilado por alguns dias, pois móveis novos costumam ter cheiro forte e provocar reação alérgica no bebê. O colchão deverá ficar exposto ao sol pelo menos 1 dia inteiro para matar os ácaros. Porém os protetores de berço e lençol, após lavados, só deverão ser colocados no quartinho no dia da alta da maternidade para que não fiquem expostos à poeira.
Evite pelúcias e cortinas de tecido que também acumulam poeira. O quarto deve ser fácil de limpar e bem arejado.

Foto: melbia
Foto: melbia

Você já é mamãe de um filho ainda criança? Com a energia e atenção que eles exigem é provável que você se sinta esgotada. Se ele ainda não tem uma rotina de horários para dormir, é hora de estipulá-la para que você consiga descansar enquanto ele também descansa. Em alguns finais de semana, se possível você poderá pedir para a vovó, tia, madrinha ou amiga passar uma tarde com seu filho para que você descanse. Mas descanse de verdade, essas horinhas podem trazer muito mais leveza, bom humor e energia para resolver outras coisas enquanto seu filho está com você.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 24

24 Semanas de Gestação

Com 24 semanas de gestação o seu bebê já mede cerca de 21cm e pesa 500g. Ele poderá ganhar mais 200g até o final desta semana.

Um comentário

  1. maria paula gomes

    boa tarde? por favor gostaria que me enviassem as cartelas com as 78 opções de bingo para o cha de bebe. desde já agradeço pela atenção. obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.