17 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 17 semanas de gestação

A barriga continua crescendo e é possível que você já consiga sentir o bebê se mexendo. Aproveite para conversar com seu filhote, fazer carinhos, cantarolar e curtir a gravidez, um momento tão especial na vida da mulher.

Mas não se esqueça de que este período requer cuidados, realize o pré-natal e converse sempre com seu médico sobre suas dúvidas, angústias, medicamentos e até viagens que planeja realizar grávida.

Assista ao conteúdo da 17ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

Agora seu útero pode ser sentido a 4cm abaixo do umbigo.

Com o suprimento extra de sangue algumas grávidas ficam com o rosto mais ruborizado, inclusive é comum ficar mais “calorenta”, mesmo que seja inverno. Outras áreas que podem sofrer alterações com esse calor todo são a virilha, axila e embaixo dos seios. Use sempre roupas de algodão que são mais absorventes e permitem a transpiração, e sempre que possível tome um banho e troque sua roupa íntima.

Se você possui histórico familiar de varizes, ou as veias em suas pernas estão doloridas, usar meias de média compressão poderão aliviar ou mesmo diminuir a incidência das varizes durante a gestação. Converse com seu médico para definir qual o melhor modelo para você. E tente deixar suas pernas levantadas e sentar sempre que puder para ajudar o sangue a circular.

mulher_comprasGeralmente as futuras mamães ganham de 2,5 à 5 quilos até esta semana, fique de olho na balança para não ganhar muito peso, o que pode aumentar sua pressão arterial. De qualquer forma, nada de dietas!! Fale com o seu médico e um nutricionista para manter a alimentação em ordem e não prejudicar você ou seu bebê.

Você terá um novo desafio durante a gravidez: se vestir. Você pode não estar com aquela barrigona de gestante, porém suas roupas estão muito apertadas, seja na barriga, seja nos seios. Se vestir fica cada vez mais difícil que pode dar até vontade de chorar. A única cura é adquirir roupas para gestante!

Se você é uma mulher independente, terá outro desafio pela frente. A gestação não é doença, longe disso, porém é uma fase em que a mulher precisa de mais ajuda e apoio e você precisará pedir para seu parceiro ou pessoas de seu convívio para lhe ajudar em algumas tarefas. Isso não quer dizer você é menos capaz, aproveite esse momento para permitir que as pessoas contribuam mais em seu dia a dia.

Com a barriga crescendo o seu centro de gravidade também está mudando e isso requer cuidados extras. Tente manter uma postura segura e saudável para prevenir dores nas costas e dores musculares. E nada de levantar objetos pesados, combinado?
mulher costas

Para algumas gestantes o nervo ciático pode se tornar uma grande fonte de dor. Este nervo percorre toda a coluna, passando pelo quadril e descendo por ambas as pernas. À medida que o útero e o bebê crescem pode acontecer deste nervo ser pressionado, causando muita dor na lombar, nádegas e até nas pernas. Se isso acontecer com você, tente dormir de lado (lado esquerdo sempre) e com um travesseiro entre as pernas para aliviar a pressão sobre o nervo. Outra dica é, ao se sentar, tentar manter as pernas apoiadas em um banquinho.

E os movimentos do bebê, você já sentiu? Geralmente as grávidas magrinhas e as mamães que já tiveram outras gestações sentem o bebê se mexendo mais cedo. Sentir o bebê é saber que está tudo bem com ele, é um sinal saudável da gestação. Mas aguente a ansiedade porque algumas mamães só vão sentir esses movimentos nas próximas semanas.

Um movimento curioso é o soluço do bebê, você verá sua barriga pulando durante alguns minutos. Não se assuste, os soluços são perfeitamente normais e significam que o seu filhote está fortalecendo o diafragma.

Semana 17

Seu Bebê

semana-17-bebeSeu pequeno mede entre 11 e 13 cm (da cabeça até o bumbum) e está pesando entre 100 e 110g. Como estamos na época de ganhar peso, em quatro semanas o peso irá aumentar em 6 vezes.

O feto já possui a mesma medida da placenta, o que facilita que a futura mamãe sinta seu bebê mexendo na barriga.

Esta semana começa a formar uma camada de gordura sob a pele, o tecido adiposo. Ele é importante para que seu bebê possa controlar a temperatura corporal quando ele nascer. Uma cera chamada vérnix começa a se formar, é uma substância gordurosa que reveste toda a pele do bebê a fim de protegê-la. Por ser escorregadia ela também auxilia a saída do bebê na hora do parto.  A pele ainda é bem fininha sendo possível ver através dela os vasos sanguíneos.

O bebê treina os reflexos de deglutição e sucção com o líquido amniótico.

Os dentes de leite começam a se formar dentro da gengiva e serão de extrema importância para o desenvolvimento oral de seu bebê. Pequenas porções de flúor que você ingere são muito importantes para que os dentes sejam fortes e saudáveis.

Seu filhote já consegue bocejar, fazer caretas e movimentos faciais. Ele continua dormindo muito, porém quando acordado ele quer mais é exercitar, também, seus músculos faciais.

Seu pequeno já descobriu seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele segura, puxa, estica e até aperta a ponto de interromper a circulação. Mas não se preocupe porque nenhum bebê consegue segurar por muito tempo a ponto de prejudicá-lo, esta brincadeira é perfeitamente segura.

Alimentação da mamãe…

Alimentos ricos em cálcio são importantes para o bebê e para a mamãe, mas não podemos deixar de lado a ingestão de ferro.

Hortaliças folhosas, peixes e frutos do mar são os mais indicados.

E não se esqueça de beber sempre muito liquido!

Dicas da semana:

mulher_iogaO estresse pode ser muito prejudicial na gestação. Existem estudos que indicam que o estresse neste período pode repercutir inclusive em parto prematuro. Se você não conseguir, seja no trabalho ou na vida pessoal, desligar um pouco dos problemas, tente procurar opções de atividade física que trazem bem estar para a mamãe e bebê, ou mesmo meditações e ioga própria para gestantes.
Para quem prefere uma atividade mais agitada, ginástica e hidroginástica para gestantes também são uma boa pedida. Mas fale sempre com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física!

Tente não se levantar rápido caso tenha ficado por um período deitada ou sentada. Esse movimento causa uma queda brusca na pressão arterial e poderá até causar desmaios. Seja cautelosa e permita que seu corpo se ajuste à nova posição.
oftalmo

Procure um oftalmologista, especialmente se você usa óculos ou lentes de contato. É comum haver uma alteração no grau durante a gravidez, além de sentir um grande desconforto no uso de lentes de contato. Isso tente a normalizar após o nascimento do bebê.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

14-semanas-de-gestacao

14 Semanas de Gestação

Com 14 semanas de gestação você já está no segundo trimestre, hora de começar a pensar em enxoval e cuidados com alimentação.

6 comentários

  1. Cheguei até a sonhar que ele estava se mexendo, de tanto estar ansiosa , e na exata manhã em que completavamos 17 semanas eu acordei sentindo ele sutilmente se mexendo..hoje, com 17 semanas e cinco dias, acredito estar sentindo ele chutar próximo ao meu útero….acredito….por ser minha primeira gestação fico na dúvida mas é tudo muito incrível…

    • Almanaque dos pais

      Que delicia Elica,
      É normal ter essa dúvida se era realmente o bebê mexendo, mas acredite, é sim! Uma sensação deliciosa de asinhas de borboleta batendo dentro da barriga, não é mesmo?
      Com o tempo esses movimentos ficam mais fortes e você não terá a menor dúvida de que seu bebê está crescendo e ficando cada vez mais forte.
      Beijos e parabéns pela gestação <3

  2. Estou com 17 semanas, exatamente hoje, super tranquila, não sinto nada, meu bebê mexe muito, esta e minha quarta gravides.
    Boa sorte a todas as mamães, que seus filhos sejam uma benção de Deus como são os meus.

  3. Ai nem me pergunte de dor na coluna, passei por coisas bem dif

  4. Ai o que acabava comigo era a dor nas minhas costas, passei por coisas bem horr

  5. Andreia Faria

    Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.