27 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 27 semanas de gestação

Finalmente você chegou ao sétimo mês e, também, terceiro trimestre da gestação. É a fase mais “pesada”, com a barriga que já está grandinha cada vez maior, os órgãos sendo pressionados dentro da barriga para que o bebê tenha espaço, além de muita ansiedade para  deixar tudo pronto e finalmente ter seu filhote nos braços.

Assista este conteúdo em vídeo em nosso canal no YouTube

 

Você e seu corpo

gravidaSeu útero já está 8cm acima da linha do umbigo e continuará crescendo 1 cm por semana até o nascimento do bebê.

O terceiro trimestre da gestação é uma fase mais complicada para a mulher pelos fatores psicológico e físico:
Físico: Com o bebê crescendo cada dia mais os órgão são pressionados acarretando em prisão de ventre, respiração curta, inchaço, má digestão, além das dores nas costas que ficam mais intensas.
Psicológico: Preocupações com os preparativos para a chegada o bebê, receios com o parto, escolha de maternidade, ansiedade para ter seu bebê nos braços, finanças, licença maternidade e até mesmo a volta ao trabalho após o término da licença.

Enfim, são tantas mudanças na vida em tão pouco tempo que não é nenhuma surpresa ser flagrada perdida em seus próprios pensamentos. Mas lembre-se que todas as gestantes passam por essa fase e trocar experiência com quem está passando por isso ou já passou por todo esse turbilhão de emoções pode ajudar muito a colocar a cabeça no lugar e passar por essa fase com mais tranquilidade.

Claro que você não deve descontar na comida essa ansiedade toda, ganhar peso extra somente trará mais complicações durante a gravidez e o parto e será bem mais difícil mulher_sorvete_2perder esses quilinhos depois que o bebê nascer. Lembre-se que o ideal é ganhar cerca de 10 a 12 quilos até a 40ª semana.

Também é muito importante ter ciência que a gravidez não é doença, pelo contrário, porém é uma fase em que a gestante precisa de ajuda para algumas tarefas, como levantar peso, além de ter cuidado extra com os movimentos, tais como levantar da cama, descer e subir escadas, abaixar para pegar objetos leves no chão e sair do carro.

Com o útero já próximo ao final das costelas o pulmão fica comprimido, o que dificulta respirar fundo ou longamente porque ele não tem mais tanto espaço para se expandir. Com isso a respiração fica mais curta, porém seu corpo está mais eficiente e isso não acarretará problema de oxigenação para você ou o bebê. Mas isto contribui para o aumento do cansaço ao tentar realizar qualquer atividade, como por exemplo, passear no shopping ou varrer a casa.

O suor também poderá incomodar mais nesse terceiro trimestre. Com o aumento da temperatura corporal seu corpo responderá com a transpiração, principalmente nas axilas, pés, embaixo e entre os seios, pescoço e costas. Talvez você tenha que ligar o ventilador direto para você durante a noite, mesmo que seja inverno e tomar um picolé de frutas para refrescar.
mulher cama

Caso você esteja tendo problemas para dormir, seja por ansiedade ou por desconforto, tente usar os sinais de seu corpo a seu favor. Passe longe de alimentos pesados ou condimentados para evitar refluxo, azia e sensação de estomago pesado. Monte uma rotina de horários para ir para a cama e evite computador ou programas de TV que tomem a sua atenção, afinal você precisa estar relaxada para ter uma boa noite de sono, e não estimulada.

Ao passar por algumas pessoas, seja na calçada, shopping ou mesmo no supermercado, você notou que instintivamente você coloca as mãos na barriga como forma de protegê-la? Essa ação é perfeitamente saudável e realmente pode proteger a barriga de algumas cotoveladas ou batidinhas involuntárias das pessoas, pois sua barriga está sensível e a menor batidinha pode ser bem dolorosa.

medidor pressao (640x547)A pré-eclâmpsia ou toxemia gravídica é um distúrbio que afeta cerca de 5% das gestantes. Esse distúrbio consiste numa elevação da pressão arterial causada pela gestação que pode ocorrer após a 20ª semana, porém é mais comum no terceiro trimestre. Essa complicação obstétrica exige cuidados especiais para diminuir riscos para a gestante e bebê.
Leia mais sobre pré-eclâmpsia.

Semana 27

Seu Bebê

semana-27-bebeAgora seu filhote já está medindo cerca de 24cm (da cabeça ao bumbum e cerca de 32 a 33cm da cabeça aos pés), ele dobrou de tamanho desde a 15ª semana de gestação. Ele está pesando cerca de 1kg – um saquinho de açúcar.

Caso ocorra um parto prematuro nesta semana o seu filhote terá cerca de 85% de chance de sobreviver sem sequelas. Seus pulmões já estão prontos para respirar o ar aqui de fora, porém por ter somente 3% de gordura e não conseguir manter a temperatura corporal, ele precisará passar um tempinho na incubadora.

Se você será mamãe de um garotão, agora os testículos já estão em seus devidos lugares, na bolsa escrotal.

Seus olhos estão parcialmente abertos e ele já possui cílios para protegê-los das sujeirinhas do ar fora da barriga. Todo seu corpo já está sendo preparado para a vida fora do útero. Suas retinas estão mais maduras e são importantes sensores de luz que o farão enxergar fora do útero.

Ele continua praticando movimentos respiratórios com o líquido amniótico, que entra e sai de seus pulmões, porém todo oxigênio que ele precisa é fornecido pela placenta.

Alimentação da mamãe…

sorvete picoleDiminua a ingestão de sal, além de ser um dos métodos para que a pressão arterial fique controlada, também auxilia na diminuição da retenção de líquidos. Este hábito deverá seguir você e sua família por toda a vida, e não somente durante a gestação.

O calor corporal realmente pode ser um transtorno, mas levando para o lado positivo isso quer dizer que você pode tomar picolé de frutas sem culpa. Os picolés de frutas são pouco calóricos e muito refrescantes, porém prefira os que são produzidos à base de água. Outros sabores também são uma boa opção, porém tome com moderação para não ter que lutar com a balança depois que o bebê nascer, pois além da gordura também tem muito açúcar.

Dicas da semana:

Se o seu trabalho é estressante é melhor tomar mais cuidado em até que ponto isso pode afetar você. O estresse é uma das causas de parto prematuro, então tente não se deixar afetar por alguns problemas e, se necessário, converse com seu chefe para mudar sua rotina ou até posição namulher_ioga empresa. Procurar cursos de meditação e até auxílio psicológico e terapêutico também pode contribuir para melhorar a forma com que você lida com os problemas profissionais.

Outro fator que você precisa analisar é sua postura corporal durante a jornada de trabalho. Se você fica sentada por muito tempo, além de um suporte para os pés, você também deverá se levantar periodicamente para alongar as costas e pernas, aproveite esses momentos para beber água e ir ao banheiro.

Você deve começar a pesquisa por cadeirinha para automóvel, lembre-se que grande parte das maternidades não permite que o bebê seja transportado no colo e obrigam a instalação da cadeirinha para a alta do bebê. Existem modelos para todos os gostos e bolsos, porém para recém-nascido a opção mais segura e permitida por lei é a cadeirinha virada de costas para a frente do carro, ou seja, os pés do bebê ficarão voltados para o encosto do banco traseiro.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

24 Semanas de Gestação

Com 24 semanas de gestação o seu bebê já mede cerca de 21cm e pesa 500g. Ele poderá ganhar mais 200g até o final desta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.