27 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 27 semanas de gestação

Finalmente você chegou ao sétimo mês e, também, terceiro trimestre da gestação. É a fase mais “pesada”, com a barriga que já está grandinha cada vez maior, os órgãos sendo pressionados dentro da barriga para que o bebê tenha espaço, além de muita ansiedade para  deixar tudo pronto e finalmente ter seu filhote nos braços.

Você e seu corpo

gravidaSeu útero já está 8cm acima da linha do umbigo e continuará crescendo 1 cm por semana até o nascimento do bebê.
O terceiro trimestre da gestação é uma fase mais complicada para a mulher pelos fatores psicológico e físico:
Físico: Com o bebê crescendo cada dia mais os órgão são pressionados acarretando em prisão de ventre, respiração curta, inchaço, má digestão, além das dores nas costas que ficam mais intensas.
Psicológico: Preocupações com os preparativos para a chegada o bebê, receios com o parto, escolha de maternidade, ansiedade para ter seu bebê nos braços, finanças, licença maternidade e até mesmo a volta ao trabalho após o término da licença.
Enfim, são tantas mudanças na vida em tão pouco tempo que não é nenhuma surpresa ser flagrada perdida em seus próprios pensamentos. Mas lembre-se que todas as gestantes passam por essa fase e trocar experiência com quem está passando por isso ou já passou por todo esse turbilhão de emoções pode ajudar muito a colocar a cabeça no lugar e passar por essa fase com mais tranquilidade.
Claro que você não deve descontar na comida essa ansiedade toda, ganhar peso extra somente trará mais complicações durante a gravidez e o parto e será bem mais difícil mulher_sorvete_2perder esses quilinhos depois que o bebê nascer. Lembre-se que o ideal é ganhar cerca de 10 a 12 quilos até a 40ª semana.
Também é muito importante ter ciência que a gravidez não é doença, pelo contrário, porém é uma fase em que a gestante precisa de ajuda para algumas tarefas, como levantar peso, além de ter cuidado extra com os movimentos, tais como levantar da cama, descer e subir escadas, abaixar para pegar objetos leves no chão e sair do carro.
Com o útero já próximo ao final das costelas o pulmão fica comprimido, o que dificulta respirar fundo ou longamente porque ele não tem mais espaço para se expandir. Com isso a respiração fica mais curta, porém seu corpo está mais eficiente e isso não acarretará problema de oxigenação para você ou o bebê. Porém isso contribui para o aumento do cansaço ao tentar realizar qualquer atividade, como por exemplo, passear no shopping ou varrer a casa.
O suor também poderá incomodar mais nesse terceiro trimestre. Com o aumento da temperatura corporal seu corpo responderá com a transpiração, principalmente nas axilas, pés, embaixo e entre os seios, pescoço e costas. Talvez você tenha que ligar o ventilador direto para você durante a noite, mesmo que seja inverno e tomar um picolé de frutas para refrescar.
mulher camaCaso você esteja tendo problemas para dormir, seja por ansiedade ou por desconforto, tente usar os sinais de seu corpo a seu favor. Passe longe de alimentos pesados ou condimentados para evitar refluxo, azia e sensação de estomago pesado. Monte uma rotina de horários para ir para a cama e evite computador ou programas de TV que tomem a sua atenção, afinal você precisa estar relaxada para ter uma boa noite de sono, e não estimulada.
Ao passar por algumas pessoas, seja na calçada, shopping ou mesmo no supermercado, você notou que instintivamente você coloca as mãos na barriga como forma de protegê-la? Essa ação é perfeitamente saudável e realmente pode proteger a barriga de algumas cotoveladas ou batidinhas involuntárias das pessoas, pois sua barriga está sensível e a menor batidinha pode ser bem dolorosa.

medidor pressao (640x547)A pré-eclâmpsia ou toxemia gravídica é um distúrbio que afeta cerca de 5% das gestantes. Esse distúrbio consiste numa elevação da pressão arterial causada pela gestação que pode ocorrer após a 20ª semana, porém é mais comum no terceiro trimestre. Essa complicação obstétrica exige cuidados especiais para diminuir riscos para a gestante e bebê.
Leia mais sobre pré-eclâmpsia.

Semana 27

Seu Bebê

Agora seu filhote já está medindo cerca de 24cm (da cabeça ao bumbum e cerca de 32 a 33cm da cabeça aos pés), ele dobrou de tamanho desde a 15ª semana de gestação. Ele está pesando cerca de 1kg – um saquinho de açúcar.
Caso ocorra um parto prematuro nesta semana o seu filhote terá cerca de 85% de chance de sobreviver sem sequelas. Seus pulmões já estão prontos para respirar o ar aqui de fora, porém por ter somente 3% de gordura e não conseguir manter a temperatura corporal, ele precisará passar um tempinho na incubadora.
Se você será mamãe de um garotão, agora os testículos já estão em seus devidos lugares, na bolsa escrotal.
Seus olhos estão parcialmente abertos e ele já possui cílios para protegê-los das sujeirinhas do ar fora da barriga. Todo seu corpo já está sendo preparado para a vida fora do útero. Suas retinas estão mais maduras e são importantes sensores de luz que o farão enxergar fora do útero.
Ele continua praticando movimentos respiratórios com o líquido amniótico, que entra e sai de seus pulmões, porém todo oxigênio que ele precisa é fornecido pela placenta.

Alimentação da mamãe…

sorvete picoleDiminua a ingestão de sal, além de ser um dos métodos para que a pressão arterial fique controlada, também auxilia na diminuição da retenção de líquidos. Este hábito deverá seguir você e sua família por toda a vida, e não somente durante a gestação.
O calor corporal realmente pode ser um transtorno, mas levando para o lado positivo isso quer dizer que você pode tomar picolé de frutas sem culpa. Os picolés de frutas são pouco calóricos e muito refrescantes, porém prefira os que são produzidos à base de água. Outros sabores também são uma boa opção, porém tome com moderação para não ter que lutar com a balança depois que o bebê nascer, pois além da gordura também tem muito açúcar.

Dicas da semana:

Se o seu trabalho é estressante é melhor tomar mais cuidado em até que ponto isso pode afetar você. O estresse é uma das causas de parto prematuro, então tente não se deixar afetar por alguns problemas e, se necessário, converse com seu chefe para mudar sua rotina ou até posição namulher_ioga empresa. Procurar cursos de meditação e até auxílio psicológico e terapêutico também pode contribuir para melhorar a forma com que você lida com os problemas profissionais.
Outro fator que você precisa analisar é sua postura corporal durante a jornada de trabalho. Se você fica sentada por muito tempo, além de um suporte para os pés, você também deverá se levantar periodicamente para alongar as costas e pernas, aproveite esses momentos para beber água e ir ao banheiro.

Você deve começar a pesquisa por cadeirinha para automóvel, lembre-se que grande parte das maternidades não permite que o bebê seja transportado no colo e obrigam a instalação da cadeirinha para a alta do bebê. Existem modelos para todos os gostos e bolsos, porém para recém-nascido a opção mais segura e permitida por lei é a cadeirinha virada de costas para a frente do carro, ou seja, os pés do bebê ficarão voltados para o encosto do banco traseiro.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 24

24 Semanas de Gestação

Com 24 semanas de gestação o seu bebê já mede cerca de 21cm e pesa 500g. Ele poderá ganhar mais 200g até o final desta semana.

22 comentários

  1. Qual a taxa normal de TSH que uma gestante deve ter ?

  2. Ellen Beatriz

    ola meu nome e ellen tenho 19 anos e estou gravida de 27 semanas e 5 dias e minha bb se meche muito quando vou dormir fora o fato de que eu so consigo dormir para um lado da cama o que me causa muita dores nas costas.
    tento comer comidas mais leves durante a noite mais mesmo assim me da uma azia muito forte e as vezes qnd ela chuta doi bm embaixo no pe da bariga e na virilha e normal esses sintomas
    tenho muito medo poderia me ajudar

    • Almanaque dos pais

      Olá Ellen,
      Os famosos chutes, socos e cotoveladas podem se tornar um grande desconforto para a gestante, mas pense que são sinais de vitalidade e que você tem um bebê lindo brincando dentro de você. Algumas fisgadas na virilha também são muito comuns, é seu corpo se ajustando para acomodar o bebê. Para aliviar essas dores você deve ser cuidadosa com seus movimentos (um fisioterapeuta pode lhe orientar sobre melhores posições e exercícios para fortalecer essa região). Seu obstetra também pode lhe indicar uma cinta (cerca de 80% das mulheres sente alívio quase que imediato com uso de cintas, mas fale com o obstetra para ele lhe recomendar uma adequada para você), enquanto isso você pode usar calcinhas mais altas que ajudam a aliviar o peso na região pélvica, só tenha cuidado para que não aperte a barriga.
      Sobre dormir, tente se manter deitada para seu lado esquerdo (lado esquerdo para baixo), até a azia tende a diminuir nessa posição devido à acomodação do estômago. Esse lado também propicia melhor circulação sanguínea e diminuindo inchaços.
      Uma almofada ou travesseiro entre as pernas e outro para apoiar a barriga pode lhe trazer mais conforto.
      Espero que as dica te ajudem, volte para nos contar como você está, combinado?
      Beijos

  3. OI BOA TARDE! Gente estou na minha segunda gestação com 27 seman feliz. e muito..QUANrDO estava com 24 sem fiz ultra morfológica e apresentou circunferÊncia cefálica de 208 mm..valor proximo ao minimo, sendo q da ultra antes tinha dado valor médio. SERA que devo fcar preoculpada ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Anna, parabéns pela gestação.
      Como o valor está dentro da normalidade, você não precisa se preocupar. O Ultrassom não é um método 100% seguro quando se trata da medição do Perímetro Cefálico já que nem sempre o bebê encontra-se numa posição que contribua para a medição, por isso pode acontecer da medida estar abaixo do mínimo, e mesmo assim não significar qualquer problema com o bebê.
      Beijos

  4. Camila Fonseca

    Olá, estou com 27 semanas, meu bebe mexe muito… As vezes até doi um pouquinho…
    Confesso que estou com medo do parto.

    • Almanaque dos pais

      Olá Camila,
      O terceiro trimestre é realmente marcado por chutes e pontapés doloridos, mas a parte boa dessa história é que sentir o bebê mexer é um excelente sinal de vitalidade, ou seja, de que ele está crescendo e se desenvolvendo para, em algumas semanas, estar forte e saudável em seus braços.
      Não sinta medo do parto, converse com amigas que já são mães e, principalmente, com seu médico. Tire todas as suas dúvidas e lembre-se que o parto será um dos momentos mais emocionantes de sua vida, assim que ele acabar você terá verá o rostinho de quem mais ama pela primeira vez.
      Beijos para você.

  5. ola estou de 27 semanas, queria saber se é normal sair um liquido branco de manhã, isso é perder liquido aminótico ou outra coisa?

    • Almanaque dos pais

      Olá Rayssa,
      Devido aos hormônios e aumento da temperatura corporal durante a gravidez, a mulher fica mais suscetível a corrimentos e todos devem ser investigados pelo seu médico o quanto antes para que seja possível tratar qualquer tipo de infecção, como a candidíase ou infeção urinária.
      Fale com seu médico o quanto antes, combinado?
      Beijos

  6. Tatiane valentim

    Estou com vinte semanas e seis dias isso significa sete meses de gravidez terceiro trimestre.
    A data prevista do meu parto e 12 de agosto mas colocaram ate 14 dia da ultima menstruaccao 06 de novembro 2015. E pra agosto mesmo não to entendo nada

    • Almanaque dos pais

      Olá Tatiane,
      Utiliza nossa calculadora da gravidez para saber todas as informações e datas sobre sua gestação. Certamente o seu bebê não nascerá no mesmo dia da sua última menstruação, já que a gestação é de 40 semanas e um ano inteiro possui 52 semanas.
      Para saber mais informações sobre sua gestação e acompanhe com a gente a sua Gravidez Semana a Semana. Será uma delícia acompanhar ao seu lado esse momento tão especial.
      Beijos

  7. estou com 27 semas +3 quantos meses exatamente estou e meu bb vai nascer em junho oi julho?

  8. Olá, estou com 27 semanas e de vez em quando sinto como se fosse pontadas de leve do lado esquerdo da minha barriga. É normal? Abraços

  9. Fabiana Barcellos Rodrigues

    Oiii sou Fabiana e estou com 27 semanas. Sinto meu bebê mexendo pouco desde ontem.Será normal isso já q ele está crescendo e tomando conta de todo o espaço?
    Obrigada!

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Fabiana?
      Os movimentos do bebê são considerados uma forma de saber sobre sua vitalidade e é perfeitamente comum que ele se movimente menos com o passar das semanas por conta do seu tamanho em relação ao espaço disponível no útero materno. Porém se o seu bebê ficar muito tempo sem se mexer você pode comer um chocolate (cerca de 30 minutos após a ingestão do chocolate as crianças ficam mais agitadas e tendem a se movimentar mais, mas isso não é uma regra) e brincar com a barriga para ver se ele responde. Se esse período sem resposta for superior à 3 horas, você deve entrar em contato com seu obstetra e conversar sobre sua insegurança para que ele possa lhe examinar (se necessário) e deixá-la mais tranquila.
      beijos

  10. Luciana Juvina

    Ola!!! Passando uma situação muito dificil meu marido foi embora e me deixou sozinha gravida de seis meses e não conseguindo lidar com essa situação, muito triste sem animo pra nada e como se tudo tivesse chegado ao fim, sei que não posso agir assim por conta do tesouro que carrego comigo mais ta dificil muito dificil.

    • Almanaque dos pais

      Olá Luciana,
      Sentimos muito por você estar passando por essa fase complicada. Se apegue à família e amigos, converse, exponha seus medos e inseguranças. Desabafar com pessoas que querem o seu bem pode deixá-la mais tranquila, além de que assim você consegue sentir que você terá mais pessoas lhe dando apoio durante a fase final da gestação e assim que o seu bebê chegar.
      Desejamos à você muita força, e que seu bebê chegue com muita saúde e trazendo muitas alegrias para você.
      Aguardamos mais notícias!
      Beijos

  11. ola me chamo maiara estou na minha segunda gestação , porém o que tenho notado nessa segunda gestação seria os enjoos que ainda estão presente mesmo já com 27 semanas , minha duvida é, nessas altura do campeonato é normal os enjoos?

    • Almanaque dos pais

      Olá Maiara, tudo bem?
      Uma pequena parcela das gestantes não ficam livres dos enjoos após as 12 semanas de gestação. Vale lembrar que cada gestação é única e é perfeitamente normal os sintomas serem completamente diferentes entre uma gravidez e outra.
      Vale um alerta para você observar se os enjoos não são causados por conta de muito tempo em jejum, o que provoca uma queda no nível de glicose no sangue e um dos sintomas é o enjoo. Tente não ficar mais do que 3 horas em jejum, tenha sempre por perto uma fruta, barrinha de cereal, bolachinha de água e sal, entre outros petiscos.
      Beijos!

  12. o meu bebe, ja esta mexendo esta com 27 semanas , por vezes sinto que esta a puxar o cordão umbilical, doi sera?
    sera normal os puxões?
    e sempre que me deito comenca a se mexer .

    • Almanaque dos pais

      Olá Elany, tudo bem?
      O cordão umbilical é o primeiro brinquedo do bebê, ele segura, aperta, puxa, mas como ainda não possui muita força essas brincadeiras não são capazes de prejudicar o bebê ou a você.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.