36 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 36 semanas de gestação

Finalmente você chegou ao último mês de gestação! Falta tão pouco para ter seu pequeno nos braços. Hora de curtir o barrigão, tirar muitas fotos e iniciar a contagem regressiva.

Você e seu corpo

Nesta reta final as consultas com o obstetra se tornam semanais, é importante para o médico avaliar se você está entrando em trabalho de parto, a vitalidade do bebê, sinal de pré-eclâmpsia, e orientá-la sobre sinais de trabalho de parto.
Se o bebê já estiver na posição de entrega, ou seja, com a cabeça para baixo e as pernas dobradas para cima, ele pode começar a descer, deixando a barriga mais baixa, a respiração mais fácil, porém as idas ao banheiro para urinar ainda mais frequentes por conta da bexiga pressionada.
casal gravido sombraAs malas da maternidade devem estar prontas e em um local fácil de localizar e pegar em caso de emergências. Perto da porta de saída da sua casa é um bom lugar. Não deixe nenhum item para pegar de última hora porque se iniciar o seu trabalho de parto a última coisa que você irá querer pensar é “o que falta levar?”. Organize-se para evitar preocupações desnecessárias e tornar esse momento mais tranquilo.
A cadeirinha do bebê já deve estar instalada no carro. Aproveite para aprender como que você coloca e tira o bebê da cadeirinha (você fará isso logo no primeiro dia que ele tiver alta). Treine com um boneco de pelúcia. Lembre-se que algumas maternidades não dão alta para o bebê se não houver a cadeirinha instalada no carro. Em alguns casos é a enfermeira quem leva o bebê até o carro e o coloca na cadeirinha. Outro fator importante que você não deve se esquecer jamais é que a cadeirinha é necessária para a segurança de seu bebê, seja no trajeto até sua casa ou em uma viagem.
Você ainda está dirigindo? Alguns médicos aconselham parar de dirigir no final da gestação, ou se restrinja a dirigir somente pequenas distâncias. Um dos fatores para esta orientação é que as contrações, mesmos as indolores conhecidas como Braxton Hicks, podem ser desconfortáveis e tirar sua concentração no trânsito. De qualquer forma, dirigindo, no banco do carona ou no banco traseiro do carro, use sempre o cinto de segurança. Mesmo o cinto de 3 pontos é indicado para gestantes, basta arrumar para que a faixa da cintura fique abaixo de sua barriga e a faixa transversal passando pelo tórax.
Não se surpreenda se você acordar com uma energia fora do comum e totalmente voltada para organizar sua casa, quartinho do bebê e roupinhas. É como um instinto para que tudo esteja limpo e em ordem para a chegada do bebê. Em muitas gestantes essa energia aparece poucos dias antes do início do trabalho de parto.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.

Semana 36

Seu Bebê

Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 46cm da cabeça aos pés e pesando cerca de 2,800kg. Esse peso todo está sendo depositado em forma de gordura branca, que irá ajudá-lo a manter a temperatura corporal após o parto. E ele fica ainda mais fofo com essa gordurinha, as bochechas ficam mais redondas, formam covinhas nas mãos e pés, a barriguinha fica mais redondinha, enfim, um meninão apaixonante ou uma princesa linda!
Porém se forem gêmeos o peso será em torno de 300 a 100 gramas a menos do que nas gestações de um único bebê. Geralmente o que acontece é que, quanto mais bebês na barriga, menos peso eles ganham nessa reta final.
Se o bebê nascer nesta semana ele, provavelmente, não precisará de ajuda para respirar. Porém poderá precisar de alguns estímulos para iniciar a sucção e se alimentar.
A gengiva do bebê já está mais firme, se preparando para que em alguns meses os dentinhos de leite possam nascer.
O bebê está bem apertadinho dentro de seu útero, quase não há espaço para ele se movimentar. Se ele ainda não está na posição de entrega (com a cabeça para baixo e as pernas dobradas para cima), ainda há tempo dele se posicionar, porém seu médico poderá conversar com você sobre a possibilidade de ocorrer o parto cesáreo.
Com esse aperto todo dentro do ventre, talvez você consiga identificar braços, pernas, cotovelos, pés e mãos do seu bebê quando ele estiver se mexendo, pois ele movimentará toda sua barriga e essas partes do corpo podem ficar fáceis de identificar.

Alimentação da mamãe…

alimentos saudaveisCom o bebê descendo e liberando um pouco de espaço próximo ao estômago, seu apetite volta com tudo! Cuidado com a qualidade dos alimentos, faça 6 refeições leves ao dia para não ficar “morrendo de fome” e comer tudo o que estiver na frente. A melhor dica é só comprar alimentos saudáveis. Frutas, cereais, queijo branco, iogurtes, legumes, verduras e pão integral são algumas opções saudáveis para um lanchinho que manterá você bem alimentada e saudável.

Dicas da semana:

Foto: Scott Snyde
Foto: Scott Snyde

Já conseguiu definir o nome do bebê? Não fique chateada se você mudou de ideia algumas vezes e ainda não está certa se o nome que escolheu é a melhor opção. Escolher o nome do bebê não é tarefa fácil, afinal essa escolha estará presente na vida dele todos os dias, várias vezes ao dia. Você já pensou quantas vezes você é chamada pelo nome em um dia normal?
Para ter certeza que o nome que você escolheu é uma boa escolha, tente falar o nome em voz alta algumas vezes, pense nos apelidos que ele pode trazer, verifique se o nome falado junto com o sobrenome não forma uma palavra estrada ou indesejada.
Leve em consideração que uma queixa comum aos papais é que escolheram um nome da moda e depois de algum tempo perceberam que muitas crianças da escolinha do filho(a) tinham o mesmo nome, então ele(a) ganhou apelidos ou só era chamado(a) pelo sobrenome.
Enfim, o nome não é uma tarefa fácil para alguns papais e pesquisar nomes e significados ainda é a melhor saída.

Foto: Melbia
Foto: Melbia

Você possui filho(s) mais velho(s)? Se sim é a hora de prepará-los para a chegada do novo membro da família. Para não haver surpresas e tudo ocorra com mais tranquilidade, converse com eles e explique que você passará uns dias no hospital para a chegada do bebê. Se seu filho for pequeno não convém que ele assista o parto por aquelas janelas opacas que existem em algumas maternidades, ele ficará assustado em ver a mamãe e papai com roupas estranhas cercados de pessoas desconhecidas e não conseguirá entender muito bem o que está acontecendo ali. Peça para alguém levá-lo quando você já estiver no quarto para que ele possa ver que você está bem e conhecer o irmãozinho(a). Se puder deixe o irmão sentado e coloque o bebê em seu colo (com alguém segurando, claro), assim se sentirá incluído na chegada do irmãozinho.
Você já decidiu quem tomará conta de seu(s) filho(s) mais velho(s) nos dias em que você estará na maternidade? É hora de conversar com essa pessoa a respeito da rotina de escola, tarefas, horários para televisão, videogame, preparo das refeições, hora de dormir, hora do banho… Escreva toda a rotina para que o cuidador não fique perdido. Se possível peça para levar seu(s) filho(s) à maternidade todos os dias até sua alta, desta forma eles saberão que estão todos bem e a chegada do bebê não será um choque.
Outra dica que também funciona é comprar um presentinho para o(s) irmão(s) mais velho(s) e entregar quando o bebê chegar em casa dizendo que quem trouxe o presente foi o bebê. Assim o mais velho dará mais atenção ao brinquedo do que ao ciúme que ele poderia apresentar.
Peça às visitas, somente às que você tiver mais liberdade, para conversarem com o seu filho mais velho sobre ele mesmo, brinquedos, escolinha e atividades e não sobre o bebê. Ele também quer que se interessem por ele, seus brinquedos e gostos.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 34

34 Semanas de Gestação

Com 34 semanas de gestação o seu bebê já está com a pele lisinha e roseada e aquele rostinho lindo que em breve você verá em seus braços.

19 comentários

  1. minha filha esta com 36 semana e medica falou que a barriga estava muito pequena e pedil utraçao com doppre colocando no receituaro esta justificaçao rcju nao seio que que diser min ajude por favor

    • Olá! Pode ser que ela esteja suspeitando de restrição de crescimento interna uterino. Ou seja não está no tamanho adequado para o tempo que você já está. Espero ter esclarecido. Vai dar tudo certo!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Eliana,
      O doppler é um procedimento comum nos exames de ultrassom e não indica que há qualquer problema com sua filha. Realize todos os exames solicitados e compareça a todas as consultas, assim caso precise de alguma dieta especial ou cuidados especiais você estará assistida e sua filha também.
      Beijos e parabéns pela gravidez!

  2. Olá! Estou de 37 semanas, gostaria de saber o comprimento cefalico indicado pra minha semana de gestação. Obrigado

  3. Michely Kroupa

    Olá, estou com 36 semanas e a barriga ainda não abaixo, mais minha dúvida e que tenho ido muito no banheiro, vou a cada 5 min, e nem consigo dormi direito, tem dias que passo a noite sentada no vaso rsrs, fora isso e uma dificuldade sair de casa por conta disso, quero saber se e normal, outra dúvida é as vezes sai na urina uma segreção branca parece com esperma o que pode ser? e minha última dúvida é, esse e meu primeiro filho e quero muito normal, caso ele seja muito grande coro algum risco de precisa fazer cesariana? Na minha última ultra eu estava com 30 semanas e ele já estava com 2 kg e 50 cm bem grande

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Michely?
      Essas idas ao banheiro são resultado do seu bebê estar pressionando sua bexiga,o que significa que não há muito espaço para armazenar a urina e você precisa constantemente urinar. Algumas gestantes não sentem que a barriga abaixou, então não se prenda a esse aspecto já que ele não representa nenhum problema para você e o bebê, combinado?
      Essa secreção branca a que você se refere deve ser avaliada pelo seu obstetra, pode ser um corrimento ou a saída do tampão mucoso, um sinal de que o trabalho de parto está se aproximando, mas fique tranquila porque o tampão pode começar a sair semanas antes do trabalho de parto realmente começar. Em alguns casos o tampão mucoso pode apresentar um pouco de sangue, o que é perfeitamente normal.
      Fique atenta aos sinais de trabalho de parto e procure seu médico em caso de dor, se o muco estiver saindo em grande quantidade (enchendo mais do que um absorvente por hora), se houver perda de líquido amniótico (uma forma de identificar é pelo cheiro, parecido com o de cloro).
      Beijos e, desde já, desejamos a você um ótimo parto e que seu bebê chegue na hora certa, cheio de saúde e trazendo muitas alegrias.

  4. Marilene
    Estou com 36 semana de gestacao estou muito preocupada meu beber esta 1 quilo 954 gramas sera que e o peso ideal nesta fase de gestacao pois acho ele muito magrinho

    • Almanaque dos pais

      Olá Marilene,
      Fatores genéticos influenciam muito no tamanho do bebê, você já perguntou aos seus pais ou aos pais de seu companheiro o tamanho de vocês quando nasceram?
      Outro fator que precisa ser levado em consideração é que o ultrassom possui margem de erro para determinar o peso do bebê. Continue realizando todos os exames e seguindo as orientações do médico obstetra, assim seu bebê nascerá saudável, mesmo se estiver um pouco abaixo do peso de referência.
      Beijos

  5. Alessandra Rodrigues

    Estou com 36 semanas, sangrando, com colo fechado. Já fui na urgência,o médico fez o toque disse q não tinha nada porque o colo tava fechado e não veio sangue.
    Depois fui na minha medica, continuava sangrando ela também disse q não era nada, pois ela também fez o exame de toque e disse a mesma coisa do médico da urgência. Não quis passar emame pra descobrir o motivo do sangramento. Disse só que era pra eu ficar de repouso. Porém continuo sangrando. E preocupadíssima.

    • Almanaque dos pais

      Olá Alessandra.
      Apesar do sangramento durante a gravidez despertar temores e sempre ser motivo para estar alerta e consultar o obstetra, normalmente não será um problema. No entanto, já que o sangramento persiste, converse novamente com sua médica e explique seus temores para que ela possa lhe examinar novamente e, se necessário, pedir exames para que você fique mais tranquila.
      Beijos

  6. Olá! Meu nome é Aline. Fiz um ultra e estava de 35+4. No ultra estava constando 36 semanas. E o perímetro da cabeça era de 31 cm, gostaria de saber se é normal? Tb estou com pouco líquido. Desde já agradeço.

  7. Bianca Oliveira

    Olá estou com 36 semanas e a minha filha está com 2.100gr, meu médico sugeriu tirá-la daqui há 2 semanas dizendo que as chances dela engordar aqui fora são maiores.eu quero saber pq ele disse isso é se ela ficando até completar as 40 semanas qual seria a diferença.
    Obrigada

    • Almanaque dos pais

      Olá Bianca, tudo bem?
      A criança deixa de ser prematura após 38 semanas de gestação, ou seja, ela estará pronta para nascer, mas ela continuará crescendo e se desenvolvendo dentro da barriga até completar as 40 semanas. Após o nascimento a criança perde até 10% de seu peso enquanto aprende a mamar, e então recupera o peso perdido durante as primeiras semanas de vida. Você já conversou com seu médico sobre tipos de parto? Se deseja o parto normal você deve aguardar os sinais de trabalho de parto até a 40ª semana.
      Beijos

  8. Olá !Estou com 36 semanas e gostaria de saber se o corimento branquecador é normal na reta final da gravidez? porque o meu as vezes desse muito na reta final da gravidez,eu já tinha antes de engravidar mais não vinha assim desse jeito que parece que estamos mijada.

    • Almanaque dos pais

      Olá Ana, tudo bem?
      Fale com seu médico o mais breve possível. Provavelmente não é nada, porém com 36 semanas precisamos ficar alertas com alguns sinais, como, por exemplo, a bolsa amniótica ter estourado e estar perdendo líquido lentamente.
      Volte para nos contar como você está, combinado?
      Beijos

  9. Regiane Arruda

    Olha eu aqui de novo… Rsrsrs
    Estou hj pelas minhas contas com 36 semanas e 2 dias… Sinto algumas dores abdominais que lembram e muito contrações, e desde as 35 semanas que está saindo um muco grosso parecendo catarro mas até aki sem sangue. Inclusive na primeira vez que isso aconteceu saiu muito, e só tenho medico na sexta. Estou sim preocupada mas não a ponto de ir ao hospital.
    Pois bem, com 33 semanas fiz uma ultra que deu média de 2270kg e o fêmur (x7) deu média de 39 cm. Hj fiz outra aonde minha bebê pesou 3203 kg e calculando o tamanho deu média de 51cm.
    Só que sou muito curiosa e reparo muito meus exames nos mínimos detalhes e vi duas medidas de peso. EFW = estimativa de peso fetal, isso vi nas fotinhas aonde relata assim: EFW1 = 3619.0g. EFW2 = 3203.0g aonde o médico considerou o peso do EFW2… Percebi tbm que o EFW1 Ele usou as medidas do BPD +AC já no EFW2 ele usou as medidas AC + FL… O que isso significa? Sei que AC seria a circunferência abdominal, FL cumprimento do fêmur e BPD diâmetro biparietal mas não entendi o pq de duas medidas e o pq que o médico considerou a segunda.
    Se puder me ajudar fico mais uma vez grata!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Regiane, tudo bem?
      O Peso fetal estimado (EFW) possui diversas fórmulas (mais de 10) diferentes criadas por diversos especialistas. Algumas consideram somente a circunferência abdominal e outras chegam a considerar mais de 4 variáveis para chegar a um resultado. Como o próprio nome diz, é uma estimativa, não sendo possível precisar o peso ou tamanho do bebê somente com os dados do ultrassom, e o médico pode assumir qualquer um dos resultados de acordo com sua análise do exame ou mesmo experiência profissional.
      Estimar o peso e tamanho do bebê é importante para avaliar seu desenvolvimento e até a possibilidade do parto normal.
      Ficamos felizes em saber que sua única preocupação é quanto ao peso estimado, isso quer dizer que o desenvolvimento está de acordo com o esperado e não existe nenhuma preocupação quanto à saúde de sua pequena, correto?
      Beijo grande.

      • Regiane Arruda

        Ela está bem sim…rsrs
        É que nunca me havia deparado com essa situação ou talvez nunca havia reparado.
        Bom minha preocupação é outra… Como citado estou com 36 semanas, sentindo contraçaozinhas, coliquinhas e perdendo muco porém ainda sem sangue, o médico disse que já é o tampão… Estou com 1 cm de dilatação mas o médico liberou.
        Estou indo agorinha em outro hospital, pq se eu tivesse com 38 semanas estaria feliz da vida e com certeza esperaria o tempo certo de ir ao hospital mas como estou com 36 estou realmente preocupada.
        Não me afastei do serviço mas tive de pedir saída hj e depois de hj já vou providenciar o afastamento, pq eu queria aguentar até o dia 17 já que ela está prevista para até dia 30
        Dia 16 completo as 38 semanas semanas mas estou meia assustada,isso nunca me ocorreu nas 36 semanas…
        Obrigada mais uma vez pelo esclarecimento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.