29 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 29 semanas de gestação

Foto: Rick Hawkins
Foto: Rick Hawkins

Bem vinda ao oitavo mês lunar! Os movimentos do bebê podem ser sentidos com facilidade, inclusive os soluços que nos deixam aflitas achando que pode ser desconfortável para nosso pequeno herdeiro. Fique tranquila, os soluços são importantes para o desenvolvimento respiratório e digestivo do bebê. Por falar em movimentos do bebê, se você passar mais de 3 horas sem sentir seus chutinhos e soquinhos, ou achar que os movimentos estão diferentes, entre em contato com seu médico imediatamente. Provavelmente não será nada, mas é importante acompanhar de perto qualquer alteração.

Você e seu corpo

Não tem como esconder que você está gravidíssima e sentindo literalmente na pele esses sintomas. A pele ficará mais ressecada, porém um bom hidratante poderá ajudar. Cuidado especial com creme antirrugas que podem conter ingredientes proibidos para as gestantes tais como o ácido retinóico e o ácido salicílico. Verifique o rótulo antes de usar qualquer produto na pele e, em caso de dúvidas, fale com seu médico.
As câimbras podem intensificar neste terceiro trimestre. Infelizmente as dores nas costas também, pois com o peso extra e a mudança de postura por conta do ponto de equilíbrio, exercem um esforço maior na coluna. Os músculos abdominais também são responsáveis pela sustentação de suas costas, cuidado para não exigir demais deles. Ao se levantar ou abaixar tente se apoiar, seja em algum objeto seguro, parede, ou mesmo em alguma pessoa próxima, assim você estará preservando seus músculos.
A prisão de ventre já é um incômodo enorme, mas pode ficar mais complicado ainda se ela te causar hemorroidas que afetam cerca de 15% das gestantes. O esforço extra para evacuar por conta do ressecamento das fezes, aliado à dilatação dos vasos sanguíneos é uma receita bombástica para que as hemorroidas surjam. Claro que o fator genético conta muito, especialmente para as mulheres de pele muito clara e que já possuem varizes nas pernas ou veias muito aparentes.
Seus seios estão mais densos e pesados e algumas veias estão bem aparentes nessa região. Os mamilos continuam escurecendo e parecem estar maiores por conta da pigmentação da pele em volta deles. Logo eles estarão prontos para amamentar. Lembre-se de utilizar hidratante nos seios sem passar no mamilo, e não é recomendado preparar os mamilos para a amamentação.
Notou que seus sapatos já não lhe calçam tão bem? Especialmente no final do dia. Não foram eles que encolheram, mas seus pés que estão maiores. Procure usar sapatos que estejam confortáveis e de salto baixo. Sapato que machuca o pé deixa qualquer pessoa de mau humor, além de prejudicar seu equilíbrio podendo causar torções e quedas.
O útero em expansão, além de pressionar os órgãos, ele também pressiona os vasos sanguíneos dificultando a circulação, em especial das extremidades. Por conta disso você poderá sentir alguns formigamentos, é o famoso “ai, meu pé dormiu”. Tente não se sentar ou deitar com as pernas cruzadas, cruzar ou dormir em cima de seus braços. Se o formigamento acontecer mantenha o membro esticado para facilitar a circulação e aguarde uns instantes para que seu corpo resolva esse problema, pelo menos por enquanto.
Ficará cada dia mais difícil cortar as unhas dos pés, passar hidratante nas pernas e será quase impossível tirar os pelos das pernas e virilha sozinha, sendo que esta última em breve você só conseguirá ver por um espelho. Mas não fique chateada, é sinal que seu filhote está crescendo, o terceiro trimestre é assim mesmo.

O terceiro trimestre também é a fase de reflexão sobre os próximos anos de sua vida, em que você terá alguém completamente dependente de você. Reveja a rotina de sua casa para que tudo fique mais fácil, inclusive idas ao supermercado devem ser mais programadas e com uma lista de compras para que você não esqueça nada e tenha que sair novamente. Especialmente nos primeiros 6 meses após o nascimento você deverá evitar locais fechados e com muitas pessoas para não expor seu bebê à doenças que ele não tenha sido imunizado. Se você adora passear em shoppings, aproveite agora porque depois que o bebê nascer você também deverá evita-los, especialmente em horários de muita movimentação como a noite e finais de semana.
mulher_trabalhoEssa reflexão também é importante para a sua vida profissional, talvez você precise rever seu plano de carreira ou até mesmo analisar opções para trabalhar em casa. Se você trabalha no regime CLT (carteira assinada) existem direitos e garantias para gestantes além da licença maternidade que lhe garantem renda e estabilidade de emprego durante a licença de 4 meses ou de 6 meses se você trabalha numa “empresa cidadã”.
Conheça mais sobre direitos e garantias trabalhistas – regime CLT

Semana 29

Seu Bebê

Seu filhote já é um bebezão, está medindo cerca de 28cm da cabeça ao bumbum (38cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 1,300Kg. Essa medida também vale para gravidez de múltiplos que até esta semana ainda crescem como os bebês únicos, a diferença é que a mamãe se sente mais cansada, pois seu corpo trabalha em dobro para mandar todos os nutrientes para os bebês, e a pressão sobre os órgãos e coluna começaram há muitas e muitas semanas. As mamães de múltiplos devem se atentar para a alimentação, pois seus filhos requerem muitos nutrientes e vitaminas e dependem de você para que não lhes falte nada.
O sistema nervoso central do bebê já está formado, agora o bebê já pode controlar a temperatura corporal após o nascimento, pois enquanto ele estiver no útero é a mamãe se encarrega dessa tarefa.
O bebê procura posições confortáveis para ele, então se você se sentar ou posicionar de forma que ele se sinta incomodado, perceberá que os movimentos dele serão mais intensos, até que ele encontre uma nova posição ou até que você mude de posição. É o seu filhote mostrando que as vontades dele também precisam ser atendidas. Porém em breve ele não terá tanto espaço para se movimentar e você sentirá menos empurra-empurra.
Sua cabeça está proporcional ao seu corpo e seu cérebro já é capaz de controlar a respiração. Já são 90% as chances de sobrevivência, seu bebê já está formado e quase pronto para nascer.
Ele também já está aperfeiçoando os movimentos para a sucção do leite materno e já sabe tossir.
A pele do pequeno está a cada dia mais lisinha e macia, ao invés de enrugada como antes.

Foto: Brenda Cacciatore
Foto: Brenda Cacciatore

Caso ele já esteja com a cabeça para baixo, a posição adequada para o parto natural, ele dificilmente mudará de posição até o parto.
Falando em parto, você já foi orientada sobre os sinais de que está entrando em trabalho de parto? Essas informações são essenciais para que você não seja pega de surpresa e saiba como agir ao identificar cada sintoma.
Saiba mais sobre Sinais de trabalho de parto

 

Alimentação da mamãe…

Seu filhote solicita cada vez mais vitaminas e nutrientes de seu corpo para estar lindo e forte no dia do nascimento. A alimentação saudável da mamãe garante que não faltará nada para o bebê, além de mantê-la saudável para a reta final da gestação, parto e produção do leite no pós-parto.
Inclua em sua dieta:
leiteCálcio: é encontrado no leite e seus derivados, tais como iogurte e queijos, gergelim, grão de bico, salsa, entre outros. A deficiência de cálcio na gestante poderá levar a osteoporose, pois o organismo irá repor essa deficiência retirando cálcio dos ossos;brocolis
Ferro: carne vermelha, brócolis, grãos integrais, feijão vermelho, nozes e castanhas, couve, algas marinhas, entre outros. Para absorção do ferro é importante ingeri-lo em conjunto com a Vitamina C;
Vitamina C: acerola, limão, laranja, morangos, brócolis, couve, tomate, goiaba, mamão, melão, entre outros. A Vitamina C reage em contato com o ar e é destruída em cerca de 1 hora, essa reação é a responsável por aquele gosto amargo em frutas, especialmente sucos, que foram preparados há algum tempo.

Dicas da semana:

Foto: Kolobsek
Foto: Kolobsek

Já começou a arrumar as malas da maternidade? Mesmo que não estejam prontas, ao menos uma listinha com os itens que você precisará colocar na mala você deverá ter em mãos, além de providenciar os itens que você tenha que comprar ou mesmo emprestar. Ao todo serão 3 malas; 1 para você, 1 para o bebê e 1 para o acompanhante. As malas deverão estar prontinhas quando você estiver com 35 semanas de gestação.
Além das roupas, documentos, enfeites e lembrancinhas, também existem alguns cuidados especiais com as roupinhas do bebê e da mamãe, e o que não pode usar no dia do parto.
Leia mais sobre Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados

casal andando praia Você deve estar sofrendo com as pernas e pés inchados, além de anéis que estão apertados e difíceis de tirar dos dedos. É hora de colocar os anéis no porta-joias e a aliança em uma correntinha em volta do pescoço, ou numa pulseira, não arrisque usar seus anéis e aliança se seus dedos estão inchando, você poderá ter problemas sérios de circulação nos dedos e recorrer a um hospital para removê-los. No final do dia é quando mais notamos os inchaços dos pés e mãos. Aproveite e convide o futuro papai para dar uma voltinha a pé, façam uma caminhada leve, andando com calma e se for com as mãos dadas, melhor ainda! A caminhada irá ativar a sua circulação melhorando o inchaço. Não se esqueça de colocar um tênis confortável e adequado para caminhada. Se preferir caminhar sozinha, coloque umas musicas bacanas em seu MP3 player e aproveite! E, claro, tenha água sempre à mão!

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 24

24 Semanas de Gestação

Com 24 semanas de gestação o seu bebê já mede cerca de 21cm e pesa 500g. Ele poderá ganhar mais 200g até o final desta semana.

15 comentários

  1. Ola boa noite so me tire uma duvida no dia 9 de maio eu estava de 23 semanas ai pelas minhas contas hohe to com 29 mas meu medico disse que estava 28 e na minha ultra vou ganhar no dia 30 de agosto so k meu bebes sao de 38 semas sera k essa vai ser diferente ? Sinto bastante dor se puder me ajudar agradeço bjs

    • Almanaque dos pais

      Olá Franchesca,
      Para tirar a dúvida utilize nossa Calculadora da gravidez, ela exibirá todas as informações para que você consiga acompanhar a evolução da gestação sem dúvidas sobre datas,
      Beijos e parabéns pela gestação.

  2. Olá…estou com 28 semanas e 5 dias e estou com dores fortes nas costas e no pé da barriga principalmente do lado esquerdo isso é normal?

    • Almanaque dos pais

      Olá Nice,
      Essas dores podem acontecer durante a gestação, mas é de extrema importância que você fale com seu obstetra para que ele possa lhe examinar e diagnosticar se as dores são musculares e lhe orientar a melhor forma para aliviar esse desconforto.
      Beijos

  3. Ola…. gostaria que tirassem uma duvida, estou de 29 semanas e 4 dias, e minha altura uterina esta de 28 pra 29 . Esta normal?
    Sinto ele mexer bem no meu estomago!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Neilinha, parabéns pela gestação!
      A Altura uterina está dentro da normalidade.
      Você sente o bebê se mexendo perto do estômago porque ele está cada vez maior e alcançando cada dia mais órgãos da mamãe.
      Beijos

  4. Olá!
    Sou mãe de primeira viagem e de uma gestação gemelar.
    Estou com 29 semanas e fiz uma ultra onde o G1 está com 1190kg 37cm e o G2 1048kg e 36cm. Gostaria de sabe se o peso e o tamanho estão bons e também se a diferença dp G1 para o G2 está normal.
    Tive em minha gestação pré-eclampsia, infecção urinária e anemia… Estou usando medicamentos e me sinto muito cansada, com falta de ar, azia e inchaço. Não vejo a hora de ter minhas princesas nos braços.

    Obg

  5. Parabéns a toda a equipe do Almanaque dos Pais. Um site completo com informações atuais e esclarecedoras. Desde o início da minha gestação eu visito o site. Muito bom!!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Jessyka,
      Obrigada por sua mensagem carinhosa, vocês são nossa maior motivação e alegria!
      Beijos

  6. Gostei muito das informações do site. Desde o início da minha gestação eu procuro informações aqui pq acho muito completo. Vcs estão de parabéns!!!

  7. Oi , estou com 29 semanas e já estou sentindo algumas contrações e dores na barriga , descobri que estou com infecção de urina e estou muito assustada com medo da minha bebe nascer antes da hora 🙁

    • Almanaque dos pais

      Olá Carol,
      A infecção urinária é muito comum durante a gestação e precisa ser tratada o quanto antes para evitar complicações. Sobre as contrações e dores, converse com seu médico ainda hoje para que ele possa examina-la. É perfeitamente normal as contrações indolores, mas sempre que há dor e desconforto, o seu médico precisa saber.
      Beijos

  8. Regiane Arruda

    Olá, fiz um ultrassom e o médico disse que minha princesa já está na posição pro parto normal oq me preocupava muito pois ela estava sentada no último ultra que fiz. Bom estou com 29 semanas,fiz esse ultrassom com 28 semanas e o médico disse que minha filha é cumprida e magra. O tamanho eu calculei pelo fêmur e deu uma média de 39 cm e ela estavam pesando 1458kg. No ultrassom deu uma média de 31/32 semanas, antes sempre batia com a Dum e o médico disse que essa diferença foi justamente devido o estirão dela, ela está compatível com um bebê 3 quase 4 semanas mais velho.
    Bom tô passando uma fase maravilhosa pois aquela dor lombar praticamente zerou, porém sinto as vezes muita dor na virilha esquerda mas tbm aliviou bem!
    Engordei 8kg até agora… Será que Engordei muito?
    A partir de qtas semanas o bebê engorda média de 200gr por semana?
    Pelo peso atual dela, qual a média provável que ela poderá nascer?
    Desde já agradecida…

    • Almanaque dos pais

      Olá Regiane, que bom ter mais notícias suas. Ficamos felizes em saber que suas dores melhoraram!
      Nossa, que menina grandona! E não, você não engordou muito. Nos países tropicais a média de ganho de peso (para mulheres que engravidam com peso adequado) é entre 10 e 14kg.
      Sobre o tamanho que ela terá ao nascer, vale destacar que o ultrassom não é preciso quanto a peso e altura, já que não é mais possível vê-la de corpo inteiro e ela fica toda dobradinha dentro da barriga. Porém essas medidas são muito importantes (especialmente o tamanho da circunferência da cabeça) para saber se será possível o parto normal.
      O bebê começa a ganhar cerca de 200g por semana a partir da 30ª semana, então se prepara e cuide da postura, afinal suas costas sentirá todo esse ganho de peso e suas dores podem voltar a incomodar.
      Considerando a média de ganho de peso e altura, com 40 semanas sua filha deverá estar próxima aos 51cm da cabeça aos pés (ou 38cm da cabeça ao bumbum, que é a forma mais comum de medição no ultrassom) e 3,7kg.
      Beijos!

      • Regiane Arruda

        Nossa obrigada pelo esclarecimento…. Pareço até marinheira de primeira viagem rsrsrs
        Mas é que eu tinha todos os ultrassom de minhas 2 filhas mas na separação creio que ficou na casa do meu ex marido!
        Sempre gostei de comparar entre uma gestação e outra.
        Pelo o que me lembro, na minha segunda gestação minha filha pesava segundo o ultrassom, 1500 kg com praticamente 8 meses de gestação, ela nasceu com 2925, pequenina… A primeira nasceu com 3175 ambas com 48cm e ambas nasceram com 38 semanas de gestação.
        Essa creio que nasça um pouquinho maior mas muito grande tbm é ruim pois na hora do parto a mulher deva sofrer muito, eu não sofri nd, somente o necessário que temos que passar mesmo.
        A irmã do meu marido teve bebê esses dias,uma menina tbm é ela nasceu nas 40 semanas, nasceu com 4100 kg e 54 cm… Acabou com a mãe, foi um parto normal e muito difícil, o ultrassom poucos dias dela nascer calculava uns 3500 kg.
        Mas o importante é minha filha vir com saúde!
        E com certeza trarei mais notícias….
        Obrigada pelo carinho,bjossss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.