33 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 33 semanas de gestação

Finalmente você chegou ao 8º mês lunar de sua gestação. No calendário lunar a gestação é de 10 semanas completas, com 4 semanas em cada mês. A ansiedade fica maior a cada dia.

Você e seu corpo

Foto: Ben Earwicker
Foto: Ben Earwicker

Está difícil achar algum espaço dentro de seu abdome. Está tudo espremido e até seu apetite pode diminuir por conta de seu estômago estar menos espaçoso. Faça refeições pequenas a cada 3 horas para que não falte nada a você e seu filhote, além de evitar ingestão de líquidos com as refeições para não dar a sensação de empachamento e piorar a azia.

Mesmo com tanto aperto você ganhará cerca de 350 a 500g por semana até o dia do parto.
mulher costasSuas costas podem doer, especialmente no final do dia. O novo peso que suas costas estão carregando, juntamente com a sua mudança postural repentina, as sobrecarregam causando dor e desconforto. As gestantes de múltiplos ou com filho pequeno que ainda pede colo são as que mais sofrem com as dores porque a sobrecarga é enorme. Se ducha morna com o jato diretamente para os pontos de dor e repouso não são suficientes para aliviar este desconforto fale com seu médico. Existem algumas soluções para aliviar a dor, porém se você continuar com esforço excessivo não haverá resultado. Poupe seu corpo de esforços desnecessários nessa reta final, você precisará estar bem para quando o bebê nascer.

Nossa sociedade, propagandas na televisão e outros meios de comunicação mostram que a gravidez é um momento sempre feliz, gratificante e é quando a mulher é mais feminina. Para algumas gestantes esses sentimentos podem até ser constantes, porém para a grande maioria não é todo o dia que elas se sentem assim. E não há nenhum problema em não se sentir tão perfeita, isso não quer dizer que você ame menos seu filho, apenas que o peso, cansaço e alguns sintomas da gestação, especialmente nessa etapa final, nem sempre deixam você curtir a gravidez e acaba desejando que ela acabe logo. E acredite, em breve tudo isso vai acabar e seu filho estará finalmente pesando somente em seus braços.

Outra dica importante é que você não precisa se cobrar para que tudo seja perfeito, sereno e extremamente organizado agora e após o nascimento do seu bebê. Muitas vezes as coisas não saem como o planejado, a lembrancinha da maternidade não está tão perfeita como você queria, seu marido não vai conseguir 1 mês inteiro de férias quando o bebê nascer. Não fique frustrada se seus planos não se concretizarem 100%, pois o que realmente importa é o bem estar de seu filhote e todo amor que o espera aqui do lado de fora da sua barriga.

pe by stachoo (640x508)Com toda essa barriga cortar as unhas dos pés vira um trabalho de contorcionista e você pode sentir umas pontadas na barriga por conta da postura toda atrapalhada. É melhor procurar um pedicure para lhe ajudar, mas não use nenhuma cor ou glitter para pintar suas unhas, se houver parto prematuro você não poderá estar com as unhas coloridas (nem pés, nem mãos).

A depilação das pernas e virilha é permitida e é bom agendar uma hora com sua depiladora nas últimas semanas de gestação porque para qualquer tipo de parto toda a região púbica deverá estar depilada ou raspada. Se você precisar correr para a maternidade e não tiver tempo de se preparar, fique tranquila, pois alguma enfermeira irá raspar os pelos para você. Mas lembre-se de verificar se o seu médico tem alguma restrição com ceras depilatórias antes de agendar com sua depiladora.

Muitas gestantes reclamam da incontinência urinária. Basta uma tosse, risada ou forcinha para levantar uma panela de feijão que um pouco de urina acaba escapando. É uma situação desconfortável, porém muito comum especialmente se você já teve filhos antes.

As Braxton Hicks, aquelas contrações indolores, ficam cada dia mais perceptíveis. Além de serem um treinamento uterino para o parto, elas também auxiliam na oxigenação da placenta. Porém se você sentir dor ou se elas estiverem mais frequentes e regulares ou mesmo se houver qualquer fluído vaginal, procure imediatamente seu médico.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 33

Seu Bebê

Seu filhote está medindo cerca de 32cm da cabeça até o bumbum, ou 44cm da cabeça aos pés e já está pesando cerca de 2kg.
Nesta semana o líquido amniótico está no auge de seu volume, cerca de 1 litro de líquido estéril e quente. Você sabia que grande parte do líquido amniótico é absorvido e expelido pelo bebê? Ele já está produzindo cerca de 500ml de urina por dia, o que indica que seus rins estão funcionando muito bem.
Seus pulmões estão cada dia mais maduros e continuam treinando os movimentos respiratórios e seu fígado começou a armazenar ferro para se preparar para a vida fora do útero. Se o seu bebê nascer esta semana talvez ele nem precise de ajuda para respirar, seu corpo já produz o surfactante pulmonar, o que permite que ele respire.
O desenvolvimento cerebral continua a todo vapor, inclusive provocando o crescimento da cabeça para acomodar bilhões de novos neurônios a cada semana. A circunferência da cabeça chega a crescer 1cm esta semana.
Seu sistema imunológico já está funcionando.
O lânugo, aquela penugem que recobria o corpo de seu bebê, continua caindo e em alguns bebês ele já desapareceu.

Alimentação da mamãe…

leiteOs ossos do seu bebê estão crescendo e fortalecendo, e isso significa que a necessidade de cálcio é grande e quem precisa fornecer esse nutriente para o seu bebê é você. O Cálcio é encontrado no leite e seus derivados, tais como iogurte e queijos, gergelim, grão de bico, salsa, entre outros. A deficiência de cálcio na gestante poderá levar a osteoporose, pois o organismo irá repor essa deficiência retirando cálcio dos ossos dela.

 

Dicas da semana:

presentesVocê já providenciou as lembrancinhas da maternidade? E o enfeite da porta da maternidade? Se ainda não resolveu esses assuntos, não deixe passar desta semana.

Para as mamães que preferem dar como lembrancinha os bem-nascidos ou qualquer outra guloseima, algumas empresas especializadas estão preparadas inclusive para surpresas de partos que acontecem antes da data programada. Eles conseguem entregar em menos de 24 horas sua encomenda.

Já as mamães que preferem presentinhos não perecíveis ou com data de validade mais longa, planeje-se para ter em mãos as lembrancinhas o mais breve possível ou pelo menos na 37ª semana.

Mas a dica mais importante para as lembrancinhas de maternidade é que elas não podem ter cheiro, ou então precisam estar muito bem embaladas para não exalarem nenhum odor no quarto, pois pode provocar alergia ao bebê. Vale saber até que as flores que a mamãe e bebê recebem carinhosamente dos parentes e amigos que vão visita-los também devem ser mantidas fora do quarto da maternidade e, se estiver em sua casa, fora dos ambientes que o bebê fica (sala, quarto, sala de jantar…).

borboletasFalando em enfeite de porta e lembrança da maternidade, você já visitou o hospital ou maternidade em que deseja ter seu bebê? Se ainda não visitou, agende imediatamente as visitas aos locais de sua preferência e escolha sempre 2 opções para o caso de alguma estar lotada ou qualquer outro contratempo. Durante a visita a maternidade fornece alguns folhetos com instruções e, em alguns casos, os papéis para internação que devem ser preenchidos por você e seu médico. A entrega desse papel no dia do parto acelera o processo de internação, além de ser um papel a menos para se preocupar quando chegar o grande dia.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 35

35 Semanas de Gestação

Com 35 semanas de gestação o último mês de gestação está próximo! Organize sua agenda com os dias de exames e os do enxoval.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.