20 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 20 semanas de gestação

Parabéns mamãe, você chegou à metade da gestação. Porém não aposte em uma data específica para o nascimento, pois é apenas uma data de referência. Se você possui um ciclo menstrual irregular o ultrassom ajudará a definir a data provável do parto.

Chegou o momento de o bebê ganhar mais peso e, consequentemente, você também.

Lembre-se que seu centro de equilíbrio está mudando por conta da barriga cada dia maior e tome muito cuidado com sua postura.

Assista ao conteúdo da 20ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

gravidaAgora o seu útero está na altura do umbigo, e aumentará cerca de 1cm por semana. Com esta nova posição uterina é normal sentir que o umbigo está mais sensível e até mesmo mudando de forma. Fique tranquila que seu umbigo voltará ao formato normal após o nascimento do seu filhote. Quem também está mudando é sua cintura que está mais arredondada a cada dia, porém assim como o umbigo ela também voltará.

Você poderá notar umas manchinhas em seu sutiã na altura do mamilo, ou mesmo um líquido no bico do seio. É o colostro, ou seja, um leite de baixo volume que alimentará seu filho nos primeiros dias de vida (depois desse período o colostro dá lugar ao leite materno). O colostro, além de alimentar, transfere da mãe para o filho imunoglobulinas, vitaminas, anticorpos, proteínas protetoras, além de estimular os movimentos intestinais a fim de eliminar o mecônio (primeiras fezes do bebê).

Outro fator que se pode observar é um aumento na umidade vaginal, a leucorreia. Ela é causada pelo aumento do fluxo vaginal, e fica mais evidente no final da gravidez. Fale com seu médico se tiver qualquer desconforto ou notar cheiro, cor amarelada/marrom ou coceira.

Algumas alterações na pele são muito comuns nas gestantes, tais como estrias, acnes e erupções. Cremes indicados pelo seu médico podem prevenir ou mesmo tratar essas alterações, porém a predisposição genética pode atrapalhar, assim como alimentação inadequada ou excessivo ganho de peso.

Se seus sapatos estão te matando a culpa é toda dos hormônios da gravidez e, se for o seu caso, o ganho de peso excessivo. Tente aposentar por um tempo os saltos altos e opte por sapatos com saltos mais baixos, confortáveis e, provavelmente, de número maior.
mao na barriga - Jason Nelson

Com a barriga mais evidente é comum algumas pessoas se aproximarem e querer colocar a mão para sentir o bebê. Caso não se sinta confortável com essa atitude, seja com pessoas menos íntimas ou com qualquer pessoa de seu convívio, tente explicar educadamente que você prefere que não toquem em sua barriga porque se sente “estranha”. Mas se você está adorando toda essa atenção, aproveite!

Se você já tem algum filho a sua barriga estará ainda mais evidente do que na primeira gestação. Isto acontece porque seus músculos abdominais já foram esticados anteriormente, fazendo com que isso se repita mais facilmente.

Seu coração aumentou sua capacidade de pulsar sangue, chegando a 7 litros por minuto durante esta semana. Por esta razão suas veias estão mais largas e visíveis por todo o corpo. Com todo esse movimento circulatório sua temperatura corporal também aumenta podendo causar suor principalmente embaixo dos seios, braços e entre as pernas. Prefira vestir roupas de algodão e de tamanho adequado para suas novas medidas.

Você já realizou o ultrassom do segundo trimestre? Se sim você certamente está se sentindo ainda mais conectada ao seu pequeno, principalmente após ver seu rostinho e alguns movimentos super fofos.

Semana 20

Seu Bebê

semana-20-bebeSeu bebê mede entre 16 e 18 cm (da cabeça até o bumbum) e pesa cerca de 260g. Ele está imerso em cerca de 320ml de líquido amniótico.

Agora que você e seu herdeiro chegaram à metade da gestação e seu bebê está praticamente formado, chegamos à fase de ganho de peso. Isso mesmo, seu bebê estará cada vez mais dedicado a ganhar peso para nascer forte e lindo. Cuidado com a alimentação mamãe, pois isso também significa que você ganhará peso junto e o apetite poderá aumentar significativamente.

A esta altura o bebê já está coberto pelo vernix caseoso, uma substância branca e oleosa que protege sua pele. O vernix é formado por lanugem, células epiteliais e glândulas sebáceas, e ele é eliminado nas primeiras 48 horas após o nascimento do bebê através de banhos e atrito com as roupinhas.

Se você está esperando um meninão, nesta semana os testículos descerão da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma princesinha, o seu útero já está formado e sua vagina em formação.

Os 5 sentidos do neném estão em pleno desenvolvimento e sua orelha externa está toda formada. Elas possuem um design que possibilita que as ondas sonoras caminhem para dentro das orelhas – isto quer dizer que seu filhote já pode ouvir – apesar da imersão no líquido amniótico distorcer os sons. É importante que você converse com seu bebê diariamente, esse ato de carinho fará com que ele reconheça sua voz logo que nascer.

Preparando para o nascimento ele já pratica os movimentos respiratórios, porém seu pulmão ainda não está maduro, ou seja, ainda não está pronto para a vida aqui do lado de fora.

Entre as semanas 18 e 22 seu médico solicitará o ultrassom morfológico do 2º Trimestre. Neste exame serão verificados: Coração e suas câmaras; formação cerebral; sistema digestivo, localização da placenta (para diagnosticar placenta prévia) além das medias da cabeça e fêmur para avaliar o crescimento do feto. Se os papais desejarem é hora de pedir ao médico para revelar o sexo do bebê, porém se desejam surpresa é melhor avisarem ao médico para manter sigilo antes de iniciar o exame.

Alimentação da mamãe…

coco
Foto: Rolfa

Abuse da água de coco, que além de suas propriedades nutritivas ela também é diurética e poderá evitar as tão comuns infecções urinárias durante a gestação. Outro benefício desconhecido por algumas pessoas é que a água de coco também auxilia no funcionamento do intestino amenizando a prisão de ventre.

Troque aquele refrigerante ou suco artificial pela água de coco natural.

 

Dicas da semana:

aeroporto (640x480)Em breve você terá um bebezinho lindo e que precisará de muitos cuidados. Aproveite agora para planejar uma viagem antes de o neném nascer, afinal após o nascimento você ficará um bom tempo sem viajar ou mesmo frequentar restaurantes, shoppings e demais ambientes fechados.

Converse com seu médico antes de decidir por uma viagem longa, principalmente se pretende ir ao exterior para montar o enxoval do seu bebê. Será necessário apresentar um atestado médico antes de embarcar, tanto na ida quanto na volta, mesmo que a viagem seja dentro do país. Por isso tenha sempre o atestado original e 1 cópia para cada embarque (geralmente um via é retida no balcão de embarque ou pela aeromoça na entrada da aeronave).

Se decidir por viajar de carro, lembre-se de parar a cada 2 horas para “esticar as pernas” e alongar um pouco a coluna, além de usar banheiro (existem uns kits para forrar o vaso sanitário que são baratinhos e viram quase que itens obrigatórios para gestantes, já que precisam usar o banheiro com frequência e geralmente fica impossível não sentar).

Você está sentindo que o papai está desinteressado? É importante que ele participe de todas as consultas pré-natais e ultrassons possíveis. Lembre-se de que as experiências dele com a gravidez são os sintomas que você relata. Dê tempo para que ele possa sentir melhor o bebê se mexer em sua barriga e desenvolva seu próprio relacionamento com o filhote. Não seja muito dura com o futuro papai, combinado?

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

14-semanas-de-gestacao

14 Semanas de Gestação

Com 14 semanas de gestação você já está no segundo trimestre, hora de começar a pensar em enxoval e cuidados com alimentação.

6 comentários

  1. Parabéns pelo site. Eu Amo♥♡a cada semana acompanhar o desenvolvimento do meu bebê. Muitas informações boas.

    • Almanaque dos pais

      Parabéns pela gestação Letícia! Acompanhar semanalmente o desenvolvimento do bebê é uma delícia e ajuda a controlar aquela ansiedade toda em ter nossos pequenos no braço, não é mesmo?
      Beijo na barriga!

  2. cleidiane nogueira de sousa cumha

    Amei as informações, gosto muito deste site, pois sempre estou visitando para tirar minhas dúvidas. Obrigado pelas informações!!!!!!!!!!!! Bom dia!

    • Almanaque dos pais

      Obrigada por sua mensagem carinhosa Cleidiane. Caso não encontre o conteúdo que procura, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-la.
      Beijos

  3. margolene soares

    Adorei as informações. Estou de 20 semanas e muito anciosa foi muito bom saber de tudo isto.

    • Almanaque dos pais

      Parabéns pela gestação Margolene e muito obrigada pela mensagem carinhosa.
      Beijo para você e na barriga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.