34 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 34 semanas de gestação

Seu bebê já está com a pele lisinha e roseada e aquele rostinho lindo que em breve você verá em seus braços.

Você e seu corpo

gravida12 O topo do seu útero já está a 14,5cm acima de seu umbigo.
Os números da balança não param de aumentar, juntamente com o cansaço que você sente. Algumas atividades simples como fazer compras já não são tão fáceis, inclusive seus pulmões não se expandem mais como antes, o que te deixa mais ofegante. Tente descansar sempre que puder, você precisa guardar energia para o dia do parto e para os dias seguintes, ou melhor, anos seguintes.
Uma situação que fica cada dia mais comum são os comentários de amigos e desconhecidos sobre o tamanho de sua barriga. Alguns falam que você está enorme, que deve ter uns 3 bebês dentro da barriga, outros falam que você está pequena, que nem parece que chegou à 34ª semana, e há ainda os que comentam da emoção do parto, a felicidade de ter filhos. Enfim, se tudo isso te agrada, aproveite, porém se não te agrada retribua o comentário com um sorriso e continue com que estava fazendo. As pessoas se simpatizam com gestantes e querem ser agradáveis, e isso continuará quando você estiver passeando com seu bebê. Quanto mais novo, mais comentários.
Mas se você gosta de dividir sua experiência com outras pessoas, o ideal é procurar grupos de gestantes em cursos, fóruns na Internet e locais frequentados por outras grávidas. Essas pessoas passam pela mesma situação que você e podem te entender como ninguém mais.
Mais de 70% das gestantes reclamam de insônia e outros problemas para dormir, tais como necessidade frequente de urinar, ansiedade e preocupações. O ideal é sempre manter uma rotina noturna, na qual você deverá se deitar sempre no mesmo horário e 1 hora antes desligar computador, televisão e qualquer outro recurso que possa prender sua atenção. Um banho morno também é relaxante. E não se esqueça de fugir de alimentos pesados e muito condimentados durante a noite, eles podem causar azia e indigestão e atrapalhar ainda mais sua noite de sono.
Se você está grávida de múltiplos é melhor estar preparada, pois metade dos partos de múltiplos ocorre entre a semana 34 e 37. Apenas a minoria dos partos de gêmeos é do tipo normal por conta da posição que ambos os bebês precisam estar (os dois com a cabeça para baixo). Porém para as gestantes de mais de 2 bebês o parto cesáreo é o mais indicado.
A pré-eclâmpsia ou toxemia gravídica é um distúrbio que afeta cerca de 5% das gestantes. Esse distúrbio consiste numa elevação da pressão arterial causada pela gestação que pode ocorrer após a 20ª semana, porém é mais comum no terceiro trimestre. Essa complicação obstétrica exige cuidados especiais para diminuir riscos para a gestante e bebê. Procure imediatamente um médico se você tiver elevação da pressão arterial, aumento de peso ou inchaço excessivo.
Saiba mais sobre pré-eclâmpsia.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 34

Seu Bebê

Seu filhote está medindo cerca de 33cm da cabeça até o bumbum, ou 44,5cm da cabeça aos pés e já está pesando cerca de 2,300kg.
recemnascido03 (527x640)Sua pele está coberta pelo vérnix caseoso, porém agora com uma camada mais espessa. Ele possui funções de proteger a pele do bebê e evitar contaminações, tanto dentro do útero quanto nas primeiras horas de vida.
Saiba mais sobre vérnix caseoso
Você já sabe qual a posição que o seu bebê está? Se ele não estiver com a cabeça para baixo e os pés para cima não precisa se desesperar, pois ainda dá tempo dele se ajeitar, porém se ele já está na posição de entrega ele não mudará mais.
Os olhos de seu bebê já abrem e fecham com facilidade, ele pode piscar e já treina focar também. Quando alguma luz forte penetra o útero ele tenta fugir, ao mesmo tempo em que sua pupila se contrai tentando se adaptar à luz.

Alimentação da mamãe…


coco
No final da gestação é quando aumenta a retenção de líquido, o que pode ser sentido em suas mãos, pés, pernas, e até rosto. Para suavizar esse sintoma temos uma dica que a ajudará não só com a diminuição dos inchaços, mas com outros sintomas desagradáveis do terceiro trimestre:
Água de coco: muito rica em potássio, auxilia na diminuição das câimbras. Possui pouca caloria, zero gordura e muitos nutrientes, além de hidratar e ajudar no bom funcionamento do intestino. Como é uma bebida diurética também colabora na diminuição da retenção de líquidos.

Dicas da semana:

quarto bebeChegou a hora de verificar se está tudo pronto para a chegada do bebê.
– Organize os móveis do quarto do bebê e tenha certeza que você consegue transitar por ele com um bebê no colo.
– Fuja de pelúcias e quaisquer objetos que possam acumular poeira e causar alergias em seu pequeno;
– Não coloque os lençóis e protetores de berço, eles devem ser colocados somente quando você voltar da maternidade para que não fiquem expostos à poeira;
– Coloque o colchão no sol por, pelo menos, um dia inteiro;
– Lave e passe todas as roupinhas que o bebê usará até 3 meses de idade (acredite, ele usará as roupas de 3 meses antes de que você possa imaginar);
– Organize as malas da maternidade. Saiba o que levar e como organizar as suas malas da maternidade;
– Instale a cadeirinha no carro ou deixe-a limpa e pronta para ser instalada ou colocada no porta-malas junto com as malas de maternidade;
– Organize uma caixinha com os produtos de troca de fralda (fralda, pomada, hidratante, algodão, garrafa térmica, bastonetes de algodão (cotonete), escovinha de cabelo, toalha pequena);
– Organize uma caixinha com os produtos de banho (sabonete líquido, algodão bolinha, bastonetes de algodão, termômetro de banheira);
– Organize uma caixinha de remédios (termômetro, bolsa térmica, gaze e algodão – *Fale com o pediatra sobre quais medicamentos você deverá ter em sua casa).

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 35

35 Semanas de Gestação

Com 35 semanas de gestação o último mês de gestação está próximo! Organize sua agenda com os dias de exames e os do enxoval.

6 comentários

  1. Olá, fiz a primeira usg com 5 semanas e 6 dias e bateu com a data da última menstruação, logo depois fiz outra usg de tn com 13s1 dia que também foi compatível com a dum. Minha data prevista do parto sempre varia entre os dias 03-09 de dezembro, só que a última usg que fiz a dpp deu para o dia 26-11, preciso saber se engravidei antes da última menstruação. A data da minha última menstruação foi 28-02, por gentileza ae alguém puder ajudar fico grata.

    • Almanaque dos pais

      Olá Maria,
      Quanto mais cedo, maior a eficácia do ultrassom para datar a gestação. A medida que a gestação evolui o ultrassom vai perdendo a eficiência quando se trata de datar o início da gravidez.
      Confie mais nas informações dos primeiros ultrassons, é mais provável que seu bebê esteja grandinho, por isso a DPP antecipou um pouco mais.
      Beijos

  2. Bom dia!
    Fiz uma ultra com 33 semanas e meu bb ta com 43 cm e peso 1.918 g. Placenta posterior heterogênea com grau 2.
    Eu devo me preocupar com o peso do bb e o grau da placenta?
    E o que é essa textura heterogênea!?… alguém me ajuda ..abraços

    • Almanaque dos pais

      Olá Rosania,
      A placenta com grau 2 é mais comum a partir da 30ª semana de gestação e, segundo estudiosos, está relacionada também à maturidade pulmonar do bebê, ou seja, ao chegar ao grau 3 a maturidade do pulmão do bebê está 100%.
      A placenta heterogenia é uma característica do grau 2.
      Cerca de 40% das gestantes apresentam grau 3 após a 35ª semana, e isso pode significar que o trabalho de parto está próximo.
      Beijos

  3. Boa tarde!

    poderia me ajudar?? fiz uma ultrasson no dia 28/11/14 e constava que estava de 6 semanas e mais ou menos seis dias, desta forma preciso saber se a ultra é confiável e quando ocorreu a fecundação( data da relação sexual).

    Aguardo

    • Almanaque dos pais

      Olá Luana, tudo bem?
      A relação sexual geralmente acontece dias antes da fecundação. Isso porque os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer (o óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas).
      O ultrassom consegue prever a data da ovulação, mas não é 100% seguro. Se sua dúvida é quanto a paternidade, o exame de DNA é a forma mais segura para isso.
      Nossa calculadora da concepção vai mostrar o dia mais provável da ovulação (nem sempre ovula-se com o mesmo intervalo, por isso nenhuma calculadora é 100% confiável), mas não da relação sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.