Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Dentes escurecidos: O dentinho do meu filho está escurecendo, o que fazer?

Dentes escurecidos: O dentinho do meu filho está escurecendo, o que fazer?

O dentinho do seu filho é branquinho e de repente um ou mais dentes começam a escurecer?  Neste post você vai conhecer as causas dos dentes escurecidos e o que fazer se isso acontecer com seu filhote.

Foto: Reprodução da TV Rede Globo.
Foto: Reprodução da TV Rede Globo.

Dentes escurecidos: O que provoca o escurecimento dos dentes?

As causas são diversas:

– Lesão de cárie.

– Dentes permanentes são mais amarelados que os dentes de leite, não sendo uma patologia.

– Alimentos que contribuem para o escurecimento: refrigerante, doces, chás, chocolates.

– Se a mamãe utilizou algum medicamento que afeta a formação dental do feto, os dentinhos do bebê podem nascer mais escuros ou com algumas manchas.

– Dentes moles – como a raiz do decíduo é reabsorvida, o dentinho fica sem suprimento sanguíneo, o que pode causar um delicado escurecimento.

– Traumatismos – normalmente crianças entre 10 meses e 2 anos de idade estão mais propensas a cair e se machucar, principalmente porque estão aprendendo a andar, e como os pequeninos não possuem reflexo de proteção, acabam traumatizando os dentes.

O que fazer quando dentinho do meu filho está escurecendo?

Alguns casos de escurecimento podem regredir em média dentro de 6 meses.

Se a causa do escurecimento for algum alimento, evite-o e realize uma boa higienização até voltar a cor do dente, mas em alguns casos mais complexos, o dentista deverá realizar uma profilaxia do dentinho em questão.

Se o dente permanecer escuro e não houver sinal de lesão ou cárie, o dentista poderá acompanhar o dentinho, pois em alguns casos de morte pulpar (morte do dente por dentro), que resulta no escurecimento do dente, mas não existe uma lesão ou fratura, pode-se manter o dente em observação e se surgir alguma lesão posterior, realiza-se o tratamento do canal específico para dentes de leite.

Infelizmente o clareamento dental não está indicado para crianças, mas uma opção é a restauração tipo faceta para cobrir um pouco o escurinho, mas se o dente estiver muito escuro, o resultado não é satisfatório.

Dentes escurecidos com lesão de cárie extensa ou com fraturas grandes em que se indica a extração, devemos ter o cuidado para manter o espaço do dentinho com um MANTEDOR DE ESPAÇO que poderá ter um dente provisório para manter a estética, assim o permanente não perderá o espaço e nascerá sem maiores problemas.

Um dente de leite traumatizado deverá ser acompanhado a cada 3 meses até a sua esfoliação (queda), e de preferência por quem realizou o atendimento de urgência.

Procure um dentista para avaliar o caso do seu filho, e se houve trauma do dentinho, um exame radiográfico poderá ajudar no diagnóstico e indicação do melhor tratamento.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Amamentação: o que a Fonoaudiologia tem a ver com isso?

A maternidade, fase em que tudo passa a ter um novo sentido e com ela …

3 comentários

  1. Meu filho tem 3 anos e a 15 dias atras ele caiu e so agora o dente da frente esta escurecendo nao esta mole, mao tem carie nem.pus..o que eu faço???

  2. Ótima explicação! Dra Taila você é sensacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.