Sua Gravidez: 22 semanas de gestação
No final desta semana 22ª semana você completará o 5º mês de gestação. Seu bebê já está com o rostinho todo formado. Confira mais novidades desta semana abaixo.
Assista ao conteúdo da 22ª Semana de Gestação no YouTube
Você e seu corpo
Seu útero está entre 2 e 3 cm acima da cicatriz umbilical. Até a 26ª semana o seu útero ficará cada vez mais alto. Você poderá sentir que está com menos fôlego e com menor capacidade pulmonar.
O sistema límbico do seu bebê está se formando, ou seja, a área do cérebro responsável pelos sentimentos e emoções – sim, ele que fará você se derreter quando seu filhotinho lhe der o primeiro sorriso banguela por volta da décima semana de vida. E o que esta informação interfere em seu corpo? Tudo mamãe, afinal você poderá nesta fase ter algumas alterações de humor, e agora você já sabe o motivo.
A famosa azia e indigestão continuam fazendo parte da sua vida. A Progesterona é de extrema importância na gestação para relaxar os ligamentos do quadril, porém ela age em todo o corpo e acaba relaxando também os músculos do trato digestivo e intestinal.
Com a digestão mais lenta invista em alimentos leves e em pequenas porções. Evite condimentos fortes e ingerir líquidos durante as refeições.
Você não precisa comer por 2 durante a gestação, na verdade você nem pode fazer isso, afinal para que o bebê cresça saudável 300 calorias a mais por dia são mais que suficientes. Porém com o aumento do volume corporal algumas gestantes começam a sentir dificuldades para dormir, principalmente quando a ansiedade e preocupações resolvem agir também. Tire todas suas dúvidas com seu médico e procure alguns cursos para gestantes para lhe auxiliar nessa fase.
Algumas contrações indolores, conhecidas como contrações de Braxton Hicks, começarão a aparecer, não se preocupe, é seu útero “treinando” para o nascimento do bebê. Elas são perfeitamente normais e saudáveis e quanto mais perto do nascimento mais perceptíveis serão. Mas lembre-se de sempre conversar com seu médico sobre qualquer desconforto ou dor.
Com o aumento da produção de líquido os seus membros e rosto podem começar a inchar. Evite ingerir sal e tome muita água para aliviar esses sintomas.
A falta de memória das gestantes já é conhecida popularmente, ela acontece porque a gestante está passando por tantas transformações e com tantos pensamentos que acaba virando uma mulher multitarefas. Consequentemente algumas coisas acabam esquecidas no meio do caminho ou feitas pela metade e a frustração aparece junto com algumas lágrimas no fim do dia.
Tente se concentrar em fazer uma coisa de cada vez, alterando para uma nova tarefa somente quando a primeira estiver concluída. Não exija tanto de você mesma, carregar um bebê já é uma responsabilidade grande, porém uma listinha com tudo que você precisa fazer ajuda bastante na hora de organizar as prioridades e concluir as tarefas. A cada tarefa concluída e riscada da lista você se sentirá mais leve.
Porém algumas gestantes que trabalham fora podem acabar se dedicando tanto aos seus afazeres que só se lembram de que estão carregando um bebê quando chegam em casa.
Não sinta que você é uma péssima mãe ou mesmo que o seu filho está se sentindo menos amado, esta situação é perfeitamente normal e comum. Se você está trabalhando sem correr riscos para você mesma e para o bebê tudo ficará bem.
Seu Bebê
Seu filhote já está medindo cerca de 19 cm (da cabeça até o bumbum – ou 27cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 350g. É o tamanho de uma boneca pequena, inclusive a aparência também é similar.
Mais gordura está sendo depositada na pele do seu pequeno e ela não está mais tão transparente como antes.
Agora ele já possui cabelos, porém ainda sem pigmentação, ou seja, são branquinhos. Seus cílios, sobrancelhas, pálpebras lábios e até os brotos dentários já estão formados.
Como o paladar do bebê está se desenvolvendo cada dia mais, agora ele também experimenta os sabores do líquido amniótico. O sabor pode variar de acordo com sua alimentação. Por exemplo, o ultrassom 4D já exibiu alguns bebês fazendo careta após provar o líquido amniótico “temperado com alho”. Por esta razão existem alguns especialistas que dizem que quanto mais variada e saudável a dieta da gestante, maior a probabilidade da criança gostar de alimentos saudáveis.
As pernas do seu pequeno estão praticamente proporcionais a seu tamanho.
As pálpebras ainda estão fechadas, porém ele já pode identificar a diferença entre luz e escuridão. Somente próximo ao nascimento as pálpebras estarão em pleno funcionamento, ou seja, abrindo e fechando controladamente, porém só após a 10ª semana após o nascimento as retinas estarão aptas a começar a identificar as cores. Já que estamos falando sobre os olhos do bebê, você sabia que a razão pela qual as suas auréolas estão ficando cada vez mais escurecidas é para que o bebê possa, através do contraste, identificar onde ele deve colocar sua boca para se alimentar? É fascinante como o corpo feminino se transforma com perfeição para a maternidade.
Alimentação da mamãe…
Como o cérebro do bebê está em pleno desenvolvimento, continue ingerindo peixe ao menos 2 vezes por semana. O Omega-3 é fundamental para um bom desenvolvimento cerebral.
Algumas gestantes sofrem com câimbras que são causadas por falta de potássio e/ou cálcio. Banana é uma ótima fonte de potássio e leite com seus derivados contém uma boa dose de cálcio. Inclua esses alimentos em sua dieta!
Dicas da semana:
Para evitar ou suavizar aquelas manchinhas escuras no rosto, comum em grande parte das gestantes, use protetor solar todos os dias. Geralmente as manchas desaparecem após o parto, onde o protetor solar continua sendo um grande aliado para manter a sua pele saudável. Mas lembre-se, qualquer cosmético precisa de liberação do seu médico, pois podem conter em suas fórmulas substâncias prejudiciais para o desenvolvimento do bebê tais como cânfora, ureia acima de 3% ou chumbo.
Cuidado especial com os cremes antirrugas que costumam conter ácido retinóico, ou cremes com ácido salicílico, também proibido para gestantes. Se você utilizou cosméticos com essa substância não entre em pânico e suspenda imediatamente o uso. Não há dados de que ele prejudique a formação do bebê quando usado em pequenas doses, porém os médicos preferem evitar qualquer risco.
Também evite ingerir o ácido acetilsalicílico que pode levar a complicações na gravidez, e medicamentos à base de flutamida (receitados muitas vezes em medicamentos para queda de cabelo e para tratamento de acnes).
Você já pensou sobre o nome do bebê? Faz parte do time que sabe o nome que dará ao filhote desde os 5 anos de idade e já entrou em acordo com o futuro papai, ou ainda não tem a menor ideia de qual nome é o ideal? Independente de qual é seu time, prepare-se para mudar de opinião umas 20 vezes. Faça buscas na Internet, procure significados dos nomes, fale em voz alta o nome completo, imagine os apelidos e analise se realmente gosta do nome que seu filho terá por toda vida.
Não tem como negar que definir o nome do seu filhote é de enorme responsabilidade, mas ainda dá tempo de analisar e pesquisar bastante antes de tomar uma decisão. Uma dica bastante eficiente é escrever, junto com o futuro papai, uma lista com todos os nomes que vocês gostam e tentar diminuí-la para uns 20 nomes (10 nomes que a mamãe gosta e 10 que o papai gosta). Depois vocês começam, um por vez, a riscar o nome que menos agrada até que a lista tenha 1 ou 2 nomes. Não se preocupe se precisar repetir essa técnica umas 5 vezes até chegarem a um veredicto, ou mesmo se a decisão só chegar assim que vocês virem o rostinho de seu bebê na sala de parto.
Olá, estou com 22 semanas e desde as 18 semanas tenho tido corrimento e por várias vezes com cheiro forte. Informei minha obstetra por 2 vezes e ela sempre me disse que era normal. Pedi que me receitase pomada vaginal para me sentir melhor pois o desconforto era grande. Ela me dizia que não pode interferir na lubricação que meu corpo produz já para a hora do parto. Com muito custo consegui que me desse a receita de pomada. Estou usando e o cheiro foi embora. Graças a Deus.