22 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 22 semanas de gestação

No final desta semana 22ª semana você completará o 5º mês de gestação. Seu bebê já está com o rostinho todo formado. Confira mais novidades desta semana abaixo.

Assista ao conteúdo da 22ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

Foto:Ben Earwicker
Foto:Ben Earwicker

Seu útero está entre 2 e 3 cm acima da cicatriz umbilical. Até a 26ª semana o seu útero ficará cada vez mais alto. Você poderá sentir que está com menos fôlego e com menor capacidade pulmonar.

O sistema límbico do seu bebê está se formando, ou seja, a área do cérebro responsável pelos sentimentos e emoções – sim, ele que fará você se derreter quando seu filhotinho lhe der o primeiro sorriso banguela por volta da décima semana de vida. E o que esta informação interfere em seu corpo? Tudo mamãe, afinal você poderá nesta fase ter algumas alterações de humor, e agora você já sabe o motivo.

A famosa azia e indigestão continuam fazendo parte da sua vida. A Progesterona é de extrema importância na gestação para relaxar os ligamentos do quadril, porém ela age em todo o corpo e acaba relaxando também os músculos do trato digestivo e intestinal.

Com a digestão mais lenta invista em alimentos leves e em pequenas porções. Evite condimentos fortes e ingerir líquidos durante as refeições.

Você não precisa comer por 2 durante a gestação, na verdade você nem pode fazer isso, afinal para que o bebê cresça saudável 300 calorias a mais por dia são mais que suficientes. Porém com o aumento do volume corporal algumas gestantes começam a sentir dificuldades para dormir, principalmente quando a ansiedade e preocupações resolvem agir também. Tire todas suas dúvidas com seu médico e procure alguns cursos para gestantes para lhe auxiliar nessa fase.

Algumas contrações indolores, conhecidas como contrações de Braxton Hicks, começarão a aparecer, não se preocupe, é seu útero “treinando” para o nascimento do bebê. Elas são perfeitamente normais e saudáveis e quanto mais perto do nascimento mais perceptíveis serão. Mas lembre-se de sempre conversar com seu médico sobre qualquer desconforto ou dor.

Com o aumento da produção de líquido os seus membros e rosto podem começar a inchar. Evite ingerir sal e tome muita água para aliviar esses sintomas.
mulher aborrecida

A falta de memória das gestantes já é conhecida popularmente, ela acontece porque a gestante está passando por tantas transformações e com tantos pensamentos que acaba virando uma mulher multitarefas. Consequentemente algumas coisas acabam esquecidas no meio do caminho ou feitas pela metade e a frustração aparece junto com algumas lágrimas no fim do dia.

Tente se concentrar em fazer uma coisa de cada vez, alterando para uma nova tarefa somente quando a primeira estiver concluída. Não exija tanto de você mesma, carregar um bebê já é uma responsabilidade grande, porém uma listinha com tudo que você precisa fazer ajuda bastante na hora de organizar as prioridades e concluir as tarefas. A cada tarefa concluída e riscada da lista você se sentirá mais leve.

Porém algumas gestantes que trabalham fora podem acabar se dedicando tanto aos seus afazeres que só se lembram de que estão carregando um bebê quando chegam em casa.

Não sinta que você é uma péssima mãe ou mesmo que o seu filho está se sentindo menos amado, esta situação é perfeitamente normal e comum. Se você está trabalhando sem correr riscos para você mesma e para o bebê tudo ficará bem.

Semana 22

Seu Bebê

semana-22-bebeSeu filhote já está medindo cerca de 19 cm (da cabeça até o bumbum – ou 27cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 350g. É o tamanho de uma boneca pequena, inclusive a aparência também é similar.

Mais gordura está sendo depositada na pele do seu pequeno e ela não está mais tão transparente como antes.

Agora ele já possui cabelos, porém ainda sem pigmentação, ou seja, são branquinhos. Seus cílios, sobrancelhas, pálpebras lábios e até os brotos dentários já estão formados.

Como o paladar do bebê está se desenvolvendo cada dia mais, agora ele também experimenta os sabores do líquido amniótico. O sabor pode variar de acordo com sua alimentação. Por exemplo, o ultrassom 4D já exibiu alguns bebês fazendo careta após provar o líquido amniótico “temperado com alho”. Por esta razão existem alguns especialistas que dizem que quanto mais variada e saudável a dieta da gestante, maior a probabilidade da criança gostar de alimentos saudáveis.

As pernas do seu pequeno estão praticamente proporcionais a seu tamanho.
amamentacao

As pálpebras ainda estão fechadas, porém ele já pode identificar a diferença entre luz e escuridão. Somente próximo ao nascimento as pálpebras estarão em pleno funcionamento, ou seja, abrindo e fechando controladamente, porém só após a 10ª semana após o nascimento as retinas estarão aptas a começar a identificar as cores. Já que estamos falando sobre os olhos do bebê, você sabia que a razão pela qual as suas auréolas estão ficando cada vez mais escurecidas é para que o bebê possa, através do contraste, identificar onde ele deve colocar sua boca para se alimentar? É fascinante como o corpo feminino se transforma com perfeição para a maternidade.

Alimentação da mamãe…

bananaComo o cérebro do bebê está em pleno desenvolvimento, continue ingerindo peixe ao menos 2 vezes por semana. O Omega-3 é fundamental para um bom desenvolvimento cerebral.

Algumas gestantes sofrem com câimbras que são causadas por falta de potássio e/ou cálcio. Banana é uma ótima fonte de potássio e leite com seus derivados contém uma boa dose de cálcio. Inclua esses alimentos em sua dieta!

Dicas da semana:

Para evitar ou suavizar aquelas manchinhas escuras no rosto, comum em grande parte das gestantes, use protetor solar todos os dias. Geralmente as manchas desaparecem após o parto, onde o protetor solar continua sendo um grande aliado para manter a sua pele saudável. Mas lembre-se, qualquer cosmético precisa de liberação do seu médico, pois podem conter em suas fórmulas substâncias prejudiciais para o desenvolvimento do bebê tais como cânfora, ureia acima de 3% ou chumbo.
cosmetico-afonso lima

Cuidado especial com os cremes antirrugas que costumam conter ácido retinóico, ou cremes com ácido salicílico, também proibido para gestantes. Se você utilizou cosméticos com essa substância não entre em pânico e suspenda imediatamente o uso. Não há dados de que ele prejudique a formação do bebê quando usado em pequenas doses, porém os médicos preferem evitar qualquer risco.

Também evite ingerir o ácido acetilsalicílico que pode levar a complicações na gravidez, e medicamentos à base de flutamida (receitados muitas vezes em medicamentos para queda de cabelo e para tratamento de acnes).

Você já pensou sobre o nome do bebê? Faz parte do time que sabe o nome que dará ao filhote desde os 5 anos de idade e já entrou em acordo com o futuro papai, ou ainda não tem a menor ideia de qual nome é o ideal? Independente de qual é seu time, prepare-se para mudar de opinião umas 20 vezes. Faça buscas na Internet, procure significados dos nomes, fale em voz alta o nome completo, imagine os apelidos e analise se realmente gosta do nome que seu filho terá por toda vida.

Não tem como negar que definir o nome do seu filhote é de enorme responsabilidade, mas ainda dá tempo de analisar e pesquisar bastante antes de tomar uma decisão. Uma dica bastante eficiente é escrever, junto com o futuro papai, uma lista com todos os nomes que vocês gostam e tentar diminuí-la para uns 20 nomes (10 nomes que a mamãe gosta e 10 que o papai gosta). Depois vocês começam, um por vez, a riscar o nome que menos agrada até que a lista tenha 1 ou 2 nomes. Não se preocupe se precisar repetir essa técnica umas 5 vezes até chegarem a um veredicto, ou mesmo se a decisão só chegar assim que vocês virem o rostinho de seu bebê na sala de parto.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

25 Semanas de Gestação

Com 25 semanas de gestação você está no 7º mês lunar. É época de descansar sempre que possível e se preparar para a chegada do bebê.

35 comentários

  1. Gostei de todos os post … 🙂 estou de 21 semanas e 3 dias … Daqui a seis dias saberei o sexo do meu bebe …estou super animada 🙂

    • Almanaque dos pais

      Olá Monica,
      Que delícia, volta para me contar se está esperando um príncipe ou princesa?
      Beijoooos

  2. Olá, estao mto ansiosa p saber se é uma menina ou menino. Ultimamente tenho me estressado mto . será q prejudica o bebé? Ks estou com 21 semanas de gravidez. Sinto o bebé a mexer muito é uma grande emoção. Sinto dor na bexiga as vezes e um aperto n umbigo as vezez.

    • Almanaque dos pais

      Olá Selmira,
      No próximo ultrassom, se o bebê ajudar, você já conseguirá descobrir o sexo. Uma dica bacana é comer um chocolate uns 20 a 30 minutos antes do ultrassom, assim seu bebê ficará mais agitado e aumentará as chances de enxergar o sexo.
      Beijos

  3. Olá Boa Noite! Estou com 22 semanas. As 13 semanas começei a perder líquido cada vez que fazia movimentos e espirrava parecia que estava fazendo xixi, então procurei o pronto atendimento fiz aultrasson transvaginal e a medica disse que 90% era menina e estava com um pequeno deslocamento de placenta, então tomei tds os cuidados necessários. Completando 18 semanas e 3 dias fiz a ultrason normal e o médico disse que e uma moçinha. Será que a medica q fez a transvaginal tinha mesmo certeza de que era menina ou podem errar nesse intervalo.

    • Almanaque dos pais

      Olá Eulália,
      Com 13 semanas é possível que sua bebê estivesse numa posição que propiciou uma boa imagem, capaz de descobrir o sexo mesmo com 13 semanas. Como com 18 semanas, data em que as chances de erro são muito menores, confirmou que é uma menina, já pode começar a planejar o enxoval de menina.
      Como você teve deslocamento de placenta, continue seguindo à risca todas as orientações de seu médico para que sua gestação seja saudável e logo você terá sua princesa em seus braços.

  4. Olá boa noite, estou com 21 semanas e 5 dias. Fiz a ultra morfológica, e lá está dizendo que meu bebê está com aproximadamente 520 gramas. E tenho lido que normalmente nessa faixa é que o bebê tenha 320 a 360. Fiquei preocupada, será que isso faz mal pro meu bebê ?

  5. Olá estou com 21 semanas e meu bebê não virou para nascer ainda. Se continuar assim terei de fazer uma cesárea?

    • Almanaque dos pais

      Olá Larissa,
      Alguns bebês só ficam na posição durante o trabalho de parto, então fique tranquila, ainda há bastante tempo para seu bebê se posicionar.
      Beijos

  6. Olá!Estou com 22 semanas e não sinto meu bebê mexer,é normal?

    • Almanaque dos pais

      Olá Lita,
      Especialmente quando é a primeira gestação, é comum demorar um pouco mais para sentir o bebê se mexendo já que os movimentos ainda são desconhecidos pela futura mamãe e facilmente confundido com movimentos de digestão ou mesmo gases.
      À noite coma um pedacinho de chocolate, deite-se de barriga para cima e relaxe. Concentre-se na sua barriga e, com um pouquinho de sorte, você vai perceber asinhas de borboletas esbarrando em seu ventre.
      Beijos

  7. Estou com 21 semanas e 4 dias e é um menino fiz a eco morfológica e dr disse que ele esta de cabeca para baixo dez de ontem tenho sentido tipo como se fosse um coração batendo dentro da minha parte intima estou preocupada é normal o que eu faço se você puder me ajudar agradeço?

    • Almanaque dos pais

      Olá Raissa, tudo bem?
      Esse “coração batendo” muita vezes é sentido pelas gestantes por conta do aumento do fluxo sanguíneo na região íntima. Com o peso da cabeça do bebê em sua bexiga, essa sensação pode ficar ainda mais aparente.
      Sentir alguns desconfortos durante a gestação é muito comum, porém a recomendação é que sempre que houver dor intensa ou sangramento, que você procure por um pronto atendimento ou fale com seu médico para ser examinada. Normalmente não será um problema. No entanto, reforço a importância de que sempre que ocorra um sangramento ou dor intensa, é preciso informar o ginecologista obstetra de forma imediata.
      Beijos

  8. jessica talita

    Oi estou com 21 semanas e estou muito anciosa pra saber o sexo do meu bebe mas estou curtindo muito pois ja se movimenta muito toda hora eh uma delicia sentir isso na proxima segunda feira dia 18/04 vou fazer uma ultrassonografia e espero descobrir o sexo.

    • Almanaque dos pais

      Olá Jessica, parabéns pela gestação!
      Vamos te dar uma dica, coma um chocolate uns 10 a 15 minutinhos antes do ultrassom, assim seu bebê ficará mais agitado, aumentando as chances de conseguirem ver o sexo 😉
      Beijo grande

  9. Patricia Gomes

    ola! estou com 21 semanas e 3 dias .. ja esta no tempo certo de fazer a morfologica?

    • Almanaque dos pais

      Olá Patrícia.
      O ultrassom morfológico do segundo trimestre é realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação.
      Clique aqui para saber mais,
      Beijos

  10. Ola estou completando 22 semanas hoje , estou esperando uma princesinha , que anciedade gostosa , toda semana venho aqui ver as postagens , adoro! Deus nos abençoe

    • Almanaque dos pais

      Olá Angelica,
      Parabéns por sua princesa! A ansiedade é uma companheira da gestação, contamos os dias para o próximo ultrassom, não vemos a hora de ver pessoalmente o rostinho e pegar no colo esse ser tão especial e amado!
      Ficamos muitos felizes em saber que está acompanhando sua gestação com a gente! Mande sempre notícias e sinta-se a vontade para perguntar e sugerir novos conteúdos!
      Beijos

  11. Oi estou com 22 semanas e meu médico mediu minha barriga e disse que o bêbe esta va com o tamanho menor pra idade gestacional e me passou um suplemento vou bater a morfologica semana que vem p saber como esta o desenvolvimento mais estou muito apreenssiva, sera que esta tudo bem com ele?

    • Almanaque dos pais

      Olá Herliany,
      Fique tranquila e continue seguindo as orientações do seu médico e realizando todas as consultas e exames do pré-natal. Na próxima consulta tire todas as suas dúvidas com seu médico, como ele está te acompanhando e possui os exames, ele poderá lhe explicar se há algum risco. Geralmente não há problema essa diferença, já que fatores genéticos e até alimentação da futura mamãe influenciam no tamanho do bebê.
      Beijos

  12. Estou grávida de duas meninas,estou sentido todas essas mudanças

    • Almanaque dos pais

      Olá Queila,
      Parabéns pelas meninas, que elas tenham sempre muita saúde e luz em seus caminhos.
      Beijos

  13. Patricia Rodrigues

    Estou na 21 primeira semana. Com 13 o médico arriscou dizer que é um menino, mas só terei certeza semana que vem. Tenho acompanhado a página para entender o desenvolvimento do bebê e tenho gostado muito. Agora que passou o estresse do descolamento de placenta estou curtindo muito…

    • Almanaque dos pais

      Olá Patrícia, tudo bem?
      Para ter certeza do sexo temos que segurar a ansiedade até pelo menos 18 semanas, que é quando se tem uma imagem melhor (se o bebê cooperar). Uma dica é comer um chocolate cerca de 30 minutos antes do ultrassom, o açúcar fará o bebê ficar mais agitado e as chances de conseguir ver o sexo será maior.
      Continue acompanhando com a gente sua gestação semana a semana, será uma delícia estar ao seu lado durante essa fase tão gostosa.
      Beijos

  14. bom estou de 22 semanas vou ter uma princesinha minha barriga demorou crescer agora que ta aparecendo mas tudo bem minha bebe esta otima e com tudo em cima como diz minha medica

    • Almanaque dos pais

      Olá Janah!
      Parabéns pela princesinha! Realmente a barriga de algumas mulheres demora mais para aparecer, mas isso não quer dizer que o bebê será menor ou maior, o importante é continuar seguindo as orientações de sua médica e cuidar da sua saúde para em breve ter uma linda menina saudável e linda em seus braços.
      Continue acompanhando com a gente sua gestação semana a semana, será uma delícia estar ao seu lado nessa fase tão especial.
      Beijo na barriga!

  15. GISELE TEDIM

    Que fase gostosa,amanhã vou saber se é menina ou menino,mas quero que venha com saúde!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Gisele,
      Realmente é uma delícia! Conte para nós se está esperando um lindo meninão ou uma linda princesa, combinado?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.