37 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 37 semanas de gestação

Foto: Johan Cloete
Foto: Johan Cloete

 

Nesta 37ª semana você entrou no 10º e último mês lunar.
Conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir desta semana até a semana 42 seu bebê está maduro e pronto para nascer, ou seja, a partir desta semana seu bebê não é mais pré-maturo.

 

Você e seu corpo

A hora do parto se aproxima, hora de agendar um horário no salão para cortar cabelo e unhas, afinal você não vai querer sair nas fotos toda desarrumada, não é mesmo? Lembre-se que as unhas não podem ser pintadas com esmaltes coloridos ou com gliter. Aproveite e agende uma massagem relaxante e linfática, mas verifique se o profissional possui técnicas para gestantes.
Você já ouviu dizer que a gestação dura 8 meses e 1 ano? Provavelmente neste último mês esta brincadeira fez sentido para você. Com os desconfortos causados pelo barrigão que vão desde dores nas costas, azias e indigestões, frequente vontade de urinar, dificuldade para se levantar, entre outros, somados à ansiedade em ter seu bebê nos braços, o tempo parece que parou.
Mas alguns dos sintomas podem ser aliviados. Sempre que puder levante seus pés, de preferência fique deitada com os pés mais altos do que sua cabeça. O inchaço tende a diminuir bastante com essa forcinha da gravidade para melhorar a circulação.

Foto: Stephanie Berghaeuser
Foto: Stephanie Berghaeuser

Dormir virada para o lado esquerdo é fundamental para aliviar a pressão na veia cava inferior e melhorar a circulação, assim oxigenando melhor o bebê que fica menos agitado. Esta posição também melhora o funcionamento dos rins da mamãe.
Fique atenta aos sinais de trabalho de parto e às contrações, mesmo as indolores conhecidas como Braxton Hicks. Anote os intervalos das contrações e ocorrendo mais de 6 contrações em 1 hora você deverá entrar em contato imediatamente com seu médico.
Se você e seu médico optaram ou precisarão recorrer ao parto cesáreo, está na hora de agendar junto ao hospital ou maternidade. Você pode definir a melhor data de acordo com o dia da semana, férias programadas por você ou pelo seu companheiro, ou mesmo por religiosidade ou misticismo.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 37

Seu Bebê

Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 48cm da cabeça aos pés e pesando cerca de 3Kg. O peso e altura do bebê podem variar de acordo com a genética dos pais, porém o peso médio do recém-nascido com 40 semanas de gestação é de 3,300Kg. Geralmente as meninas são aproximadamente 10% leves.
Conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) seu bebê está oficialmente pronto para nascer. Às mamães que optaram pelo parto domiciliar podem realizá-lo desde que o parto ocorra entre as semanas 37 e 42, porém somente com liberação e acompanhamento do médico obstetra.
Enquanto a mamãe está passando por dias complicados por conta do barrigão e desconfortos nessa reta final, o bebê está protegido, seguro e aguardando o melhor momento para conhecer a vida fora do útero.
O lânugo, aquela penugem que recobriu todo o corpo do bebê durante muitas semanas, está sendo absorvido, juntamente com o vérnix caseoso, substância branca e oleosa que recobre e protege a pele do bebê, porém esta última não será reabsorvida completamente porque auxiliará no parto e nas primeiras horas do bebê fora do útero.

Alimentação da mamãe…

feijaoÉ hora de evitar alimentos que causam gases para evitar desconforto intestinal, dores que podem ser confundidas com trabalho de parto (acredite, muitas gestantes acham que estão com contrações, porém são dores causadas por gases), além de que algumas mulheres ficam constrangidas durante o parto por conta dos gases que “escapam”.
Os principais causadores de gases são: feijão, grão de bico, soja, ervilhas, brócolis, couve, couve-flor, batata-doce, ovos , leite e derivados do leite.
Se você não consegue ficar sem o feijão, deixe-o de molho na noite anterior ao preparo e troque a água durante o preparo.
Outro vilão causador de gases são os refrigerantes, passe longe deles, A cerveja também é outro causador, porém você já deve estar passando longe dela desde que descobriu a gravidez, não é mesmo?

Dicas da semana:

nascimentoNesta reta final o parto é um dos pensamentos que mais dominam sua cabeça, especialmente se esta é sua primeira gestação.
Você sabia que o direito a um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto é estabelecido por lei? É a LEI Nº 11.108, de 7 de abril de 2005 e ela diz respeito a todos os hospitais e maternidades que atendem pelo SUS. Hospitais e maternidade particulares, em sua maioria, já permitem o acompanhante, porém não podem cobrar nenhuma taxa por isso.
Quem indica o acompanhante é a mamãe, e pode ser o pai do bebê, parente, amigo ou uma doula.
Se é o papai quem vai assistir ao parto, ou ele ainda não se decidiu, leia mais sobre “O pai deve assistir ao parto?”

Foto: Johan Cloete
Foto: Johan Cloete

Aproveite para tirar fotos e mais fotos do barrigão. Tire de vários ângulos, sozinha, com a família, com brinquedos, peças do enxoval, no quartinho do bebê, enfim, tenha muitas recordações dessa época e compare com as fotos que você já tirou e irá tirar. Aposto que daqui a algum tempo você irá se emocionar ao lembrar que carregou com todo amor, carinho e dedicação o seu filhote em sua barriga até que ele estivesse pronto para lhe trazer ainda mais felicidade fora dela.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 34

34 Semanas de Gestação

Com 34 semanas de gestação o seu bebê já está com a pele lisinha e roseada e aquele rostinho lindo que em breve você verá em seus braços.

2 comentários

  1. Amei estava precisando dessas informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.