13 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 13 semanas de gestação

Finalmente chegou a 13ª semana e o segundo trimestre, ou se preferir, o quarto mês lunar. Durante os próximos 3 meses você se sentirá bem melhor e mais disposta. A esta altura você já deve ter realizado pelo menos uma consulta de seu pré-natal e também já deve ter ouvido o coraçãozinho do seu bebê em um ultrassom.

Mas as novidades não param por aqui, continue lendo para descobrir quantas coisas boas esta semana reserva para você e seu pequeno.

Assista ao conteúdo da 13ª Semana de Gravidez no YouTube

 

Você e seu corpo

Seu útero está posicionado cerca de 10cm abaixo do umbigo, porém ele começará a ser sentido cada vez mais “alto”. É comum algumas mamães sentirem dor no abdome ou uma fisgada próxima à virilha, é a chamada “dor no ligamento redondo” e significa que o ligamento do útero está se estirando para acomodar o bebê.

Não se preocupe se sua barriga ainda não apareceu, ou mesmo se você já está com um barrigão anunciando a gravidez. Cada gestação é única e não existem regras para quando sua barriga irá aparecer, mesmo se você já engravidou antes, desta vez pode ser diferente.

Algumas gestantes apresentam nesta fase dores nas costas, azia e até inchaço. Para as dores nas costas, mantenha uma boa postura, além de praticar atividade física moderada que podem lhe ajudar bastante. Para evitar a azia, evite comer alimentos gordurosos e ingerir líquidos durante as refeições. Já para diminuir o inchaço, beba muito líquido e diminua a ingestão de sal. Coloque sempre que possível os pés para cima, e no trabalho tente colocar os pés em cima de uma cadeira sempre que der ou um suporte para os pés embaixo da mesa.

Se você continua sentindo náuseas procure fazer de 5 a 6 pequenas refeições por dia.

Tente não passar muito tempo sem comer para manter o açúcar de seu sangue equilibrado (muito tempo em jejum pode provocar enjoos em qualquer estágio da gravidez).

Procure andar com lenço por conta da congestão nasal causada pelo aumento do fluxo sanguíneo. Também pode ocorrer a sensação de ouvido tapado.

13-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-13-bebeFalaremos das medidas do bebê somente entre a cabeça e o bumbum, ou seja, vamos desconsiderar a medida das pernas e pés. Seu bebê está medindo entre 6,5 e 7,8cm e pesando cerca de 30g. Ele está do tamanho de um pêssego.

Sua cabeça começa a ficar proporcional ao corpo, ou seja, diminui o ritmo de crescimento para que o corpo possa “alcançá-la”. Os ossos do crânio começam a se fundir, em breve as costelas serão formadas.

As cordas vocais e laringe também se formam, porém como as ondas sonoras se propagam no ar e o bebê está submerso no liquido amniótico, ainda não será possível ouvir seu pequeno balbuciando.pessego

Os intestinos estão, finalmente, no interior do corpo e não mais no cordão umbilical.

Agora seu filhote já sabe sugar e engolir o líquido amniótico e, com os rins em perfeito funcionamento, já pode expelir em forma de urina novamente no líquido amniótico, que se renova a cada 3 horas.

As conexões entre o cérebro, músculos e nervos estão completos. O seu bebê está apto a se mover livremente e usar seus músculos para puxar, empurrar e explorar várias posições. Agora seu herdeiro já brinca dentro da barriga e poderá ser flagrado no ultrassom chupando os dedinhos ou mesmo se espreguiçando.

Já é possível saber o sexo do bebê através do ultrassom! Mas como nem sempre o médico terá uma boa imagem por conta da posição do feto, é melhor aguardar até a 16ª semana para ter certeza. Alguns estudos indicam que a gravidez de menino provoca mais fome do que quando você está esperando uma menina.

Alimentação da mamãe…

alimentos saudaveis cereal (640x427)Ingerir muito leite e derivados é a dica desta semana para garantir suprimentos e vitaminas para a mamãe e o bebê.
Com a constipação causada pela progesterona que relaxa os músculos, invista em cereais, fibras, água e sucos, principalmente os de laranja, que podem auxiliar no funcionamento do intestino. Procure se alimentar bem para passar longe dos remédios, por mais que estes pareçam ser “naturais”.

Dicas da Semana:

Se você está pensando em tirar férias e viajar, esta é a melhor época. Você continua cabendo numa poltrona de avião, e a viagem de carro ou aviaoônibus não será tão estafante. Mas leve sempre água para se hidratar e certifique-se que poderá fazer várias paradas para usar o banheiro. Fale com seu médico sobre seus planos para que ele possa orientá-la.

Com a chegada do seu bebê você pode estar preocupada com as finanças. Tente economizar desde já, inclusive com as roupas para gestantes. Roupas usadas costumam estar em ótimas condições por terem muito pouco uso. Você pode emprestá-las de suas amigas, comprá-las em lojas especializadas ou mesmo em classificados.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

15-semanas-de-gestacao

15 Semanas de Gestação

A partir desta 15 semanas de gestação já é possível descobrir o sexo do bebê. Confira essa e muitas outras novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.