39 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 39 semanas de gestação

casal gravido02Você já sabe a data provável do parto (dpa)?. Esta data é uma referência muito importante, porém 90% das gestantes acabam parindo em outro dia, pois o trabalho de parto depende também da hora em que o bebê se sente pronto para vir ao mundo aqui de fora.

Você e seu corpo

O topo do útero está cerca de 20cm acima da linha umbilical e começa a ficar um pouco mais baixo por conta do encaixe da cabeça do bebê. Alívio para os pulmões e estômago, mas sua bexiga ainda mais pressionada não vai deixar você comemorar. Pelo menos você terá mais fôlego para correr ao banheiro muitas e muitas vezes ao dia.
A média de ganho de peso até o final da gestação, para uma mulher com peso adequado antes da gravidez, é de 14,5kg. Esse peso fica distribuído aproximadamente da seguinte forma:
gravida093,100Kg para o bebê
1,100Kg para a placenta
1,100kg para o líquido amniótico
1,600Kg para o útero
0,800Kg para as mamas
1,700Kg para de sangue extra
4,000Kg para as gordurinhas que servem como reserva energética para a mamãe
1,100Kg para líquidos retidos no corpo – você pode notar principalmente em suas mãos, pernas e pés.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 39

Seu Bebê

Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 50cm da cabeça aos pés (ou 36cm da cabeça ao bumbum) e pesando cerca de 3,300Kg.
Em média o bebê crescerá cerca de 200g por semana até seu nascimento, afinal ele já está todo formado e está focado em ganhar peso para estar ainda mais forte e lindo ao nascer.
O que ainda não se formou, mas estará pronto poucos dias após o bebê nascer, são canais lacrimais. Eles são os ductos que conduzem a lágrima desde as glândulas lacrimais até os olhos.
As conexões cerebrais continuam se formando, e continuarão assim até a adolescência. Não deixe de estimular seu filho com leituras, músicas, contando histórias, conversando, desenhando ou brincando. Quando mais cedo você iniciar os estímulos, mais inteligente e atento ele será.
O comprimento do cordão umbilical varia muito, mas geralmente ele mede entre 50 e 70cm.

Alimentação da mamãe…

alimentos saudaveisO trabalho de parto pode começar a qualquer momento. É importante que você faça refeições leves de 3 em 3 horas, desta forma não se sentirá desconfortável caso precise ir para a maternidade. Porém se houve o agendamento de parto cesáreo converse com seu médico quais alimentos você poderá consumir nas horas que antecedem a cirurgia e quando você deverá iniciar o jejum.

Dicas da semana:

mulher_trabalhando_telefone (640x425)
Se você trabalha fora é hora de entrar com o pedido da licença maternidade. Suas energias devem estar todas direcionadas ao trabalho de parto que se iniciará em breve, e seus pensamentos nos preparativos para a chegada do bebê. Solicite ao seu médico o atestado para que você possa dar entrada ao pedido e a empresa que você trabalha dará andamento aos processos no INSS para que você não fique sem remuneração durante o período de licença. Se a empresa em que você trabalha é uma Empresa Cidadã você poderá solicitar a licença de 6 meses. Saiba mais sobre seus direitos e garantias trabalhistas se você é registrada no regime CLT.

bebe_amamentacaoVocê já deve ter pensado bastante sobre amamentar ou não seu bebê. As vantagens do aleitamento materno são inúmeras e além do bebê a mamãe também é muito beneficiada com diminuição de riscos de várias doenças, além do benefício prático e econômico. Saiba mais sobre Amamentação – Saúde para mamãe e bebê.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 34

34 Semanas de Gestação

Com 34 semanas de gestação o seu bebê já está com a pele lisinha e roseada e aquele rostinho lindo que em breve você verá em seus braços.

7 comentários

  1. Regiane Arruda

    Bom enfim às 39 semanas e 3 dias nasce minha preciosidade!
    Dia 26/01/2015 nasce Rebeca, num parto em qual eu mais fugi na vida…. Num parto cesarea! Depois de 2 partos normais sendo um deles natural, veio pra meu desespero uma cesariana… Tô me recuperando ainda,me lamentando pois queria um parto humanizado sem qualquer tipo de intervenção mas infelizmente não oconteceu.
    Me sentia totalmente preparada pra meu parto ser perfeito, mas fiquei com 12 dias com 3cm de dilatação sem trabalho de parto ativo, porém sexta feira (3dias que antes do parto) as tão sonhadas contrações iniciaram no finalzinho da tarde na qual aproveitei pra tirar fotos do barrigao, contrações essas que permaneceram a noite toda e no dia seguinte fui a maternidade mas pra minha surpresa estava nos mesmos 3cm de dilatação. Passei o dia com dor e fazendo exames mas os médicos não quiseram me segurar, me deram remédio pra aliviar a dor e mandaram pra casa e andar pra dilatar ao menos mais 1cm. No domingo creio que andei uns 10km, chega deu bolhas no pé! No final da noite os sinais ficaram nítidos e as cólicas intensas. Na segunda de manhã percebi que o tampão rompeu de vez e comecei a perder líquido.
    Toda feliz pensei, agora não tem como me mandarem de volta pra casa… Liguei pro maridao e ele veio me levar pro hospital. Pra minha surpresa qdo a médica me examinou constatou apenas 4cm de dilatação mas pra meu desespero a médica me disse: Maezinha vai precisar ser cesarea o bebê fez meconio… Comecei a chorar desesperada, uma mistura de medo, preocupação e decepção por não ter dilatado a tempo. Foi tudo muito rápido, todos correndo comigo e eu chorando o tempo todo e qdo lembro ainda choro! Graças a Deus ela disse nasceu saudável com 49cm e 3630kg e só tenho que agradecer a Deus! E digo mais, a cesarea foi necessária pra salvar a vida da minha filha mas depois de dois partos normais, não gostei nenhum pouco da experiência da cesarea. Achei horrível, me senti inútil ali toda amarrada enquanto que eles correram com minha filha pra longe de mim, e estou odiando as dores da recuperação mas mesmo assim sou grata a Deus pela vida da minha filha!!!!

    • Monica Romeiro
      Monica Romeiro

      Regiane, parabéns mamãe por mais esse milagre que é sua terceira filha!
      Não tive como não responder ao seu comentário, acredita que escrevi um post para o meu blog aqui do Almanaque dos pais falando exatamente sobre a cesárea? Como meu post é quinzenal e o dessa próxima segunda já estava programado, só será publicado no dia 16/02. Mas vou adiantar para você o assunto:
      Eu também sonhava com parto normal e, quando fiquei sabendo que meu corpo não estava ajudando (1 semana com contrações e 0 de dilatação, até que as contrações pararam e meu bebê ia entrar em sofrimento fetal) e meu médico avisou que seria parto cesáreo eu fiquei muito frustrada. Meu segundo parto também teve que ser cesáreo porque o intervalo interpartal era muito pequeno (18 meses) e, para variar, nada de dilatação.
      Eu tinha um grande preconceito com cesárea, julgava ser a pior opção e ter que recorrer a ela parecia um castigo. Demorei para me tocar que ainda bem que ela existe e eu pude receber meus filhos saudáveis em meus braços. Claro que não foi como o planejado, mas tudo bem, a vida é cheia de surpresas e raramente os sonhos se realizam exatamente como imaginávamos.
      Claro que o parto normal é sim o melhor, mas o que realmente importa é um final feliz e no nosso caso foi exatamente isso, um final feliz!
      Muita saúde e felicidade para sua família, em especial para sua filha.
      Beijos

      • Regiane Arruda

        Pois é Mônica, eu sonhando com um parto sem qualquer intercorrencia, sem ocitocina, sem episiotomia Como foi no meu segundo parto, “O PARTO DOS SONHOS”. No mínimo um parto normal induzido já que a dilatação não estava progredindo… Como chorei quando soube que seria cesarea, afinal depois de dois partos normais eu me sentia autoconfiante e preparada para tal. Claro que se não fosse a cesarea talvez tivesse perdido minha princesinha, a minha revolta é que os médicos poderiam ter tentado induzir antes dela fazer meconio, mas essa “coisa” de só induzir nas 41 semanas de gestação ou pelo menos 4cm de dilatação, acabou comigo. Eu dizendo que nunca cheguei nas 39 semanas pois meu limite é 38 semanas e os médicos dizendo que uma gestação não é como a outra, eu insistia em dizer que tinha medo dela fazer meconio pois pra mim eu já havia chego longe demais e afinal já estava sentindo contrações há horas mas ninguém me ouvia… Lamentável e quem pagou pelas consequências fui eu, e graças a Deus que ela nasceu saudável senão não sei oq faria. Uma gravidez tão sonhada e desejada como foi…
        Mas contudo é como vc disse Mônica, ai de mim se não fosse a cesarea pois ela salvou minha filha e agora ela tá aqui dormindo nos meus braços após ter sido amamentada.
        Meu agradecimento principalmente à você pois é como se nos conhecemos, estivemos bem próximas nesses 9 meses não é verdade?
        Só quero que os dias correm logo pra mim poder estar 100% inteira pra minha pequena Rebeca, pras minhas outras duas filhas e esposo… Não aguento mais ficar dependendo de um e de outro pra certas coisas que não consigo fazer sozinha… Muito ruim isso, mas enfim mais uma vez o meu muitoooooo obrigado!
        E logo logo estarei na página que fala sobre o desenvolvimento da criança rsrsrs Bjos e até lá!

    • Almanaque dos pais

      Olá Regiane, tudo bem? Como você está?
      Parabéns pela Rebeca! Estávamos ansiosos por notícias suas, afinal acompanhamos todos os passos de sua gestação, desde o positivo, não é mesmo?
      Não fique magoada por não ter conseguido realizar o parto normal. Apesar do parto normal ser a melhor opção para bebê e mamãe, ainda bem que existe a cesárea para casos como o seu, evitando o sofrimento da Rebeca e um parto traumático tanto para você quando para sua filhinha.
      A recuperação da cesárea realmente não é fácil, afinal nessa cirurgia muitas camadas de pele foram cortadas e a cicatrização requer repouso, por mais que seu desejo seja ficar com sua caçula no colo, ou mesmo interagindo com as mais velhas. Tenha um pouco de paciência e, se possível, permita-se descansar um pouco mais nesses primeiros dias de recuperação, abusar pode resultar em mais dores e até mesmo prejudicar a cicatrização.
      A você Regiane, nossos melhores desejos de uma boa recuperação e felicidade sem fim ao lado de sua família. Para a princesa Rebeca desejamos toda saúde, amor, felicidade e prosperidade que a vida puder proporcionar.
      Beijo grande para vocês.

      • Regiane Arruda

        Muito obrigada pelo carinho, pelos esclarecimentos afinal estivemos juntos desde o início.
        Sou sim grata a Deus pela vida da minha, mas ainda hj me lamento da cesarea, não por nd mas não tenho uma pele boa para cicatrização. Ainda hj 12 dias após o parto, minha cirurgia está saindo pequena secreção em pus e sangue… Ainda chorando de dor parece que esse tormento nunca vai acabar, durmo meia sentada com um monte de almofadas nas costas e tem momentos que não consigo levantar da cama sozinha pois a cirurgia queima demais, parece até estar meia aberta em alguns pontos. Segunda vou ver se ja da pra tirar os ponto… Enfim tudo isso é gratificante quando olho pro rostinho da minha filha mas pra mim não tá sendo nada fácil!
        A equipe só tenho que agradecer por estar ao meu lado por toda a minha gestação… Bjos e meu muito obrigada!

  2. ola meu nome e patricia to de 39. Semanas e so a espera me aflige pois ja deram os 1 sinais mas nao kero me apresar de ir pra materninade valeu pelas duvidas me ajudou muito bjus

    • Almanaque dos pais

      Olá Patricia.
      Que delícia que falta tão pouco para ter seu bebê em seus braços. Estamos torcendo para que você tenha um lindo parto e seu filhote chegue com muita saúde e trazendo felicidade sem fim para sua família.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.