9 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 9 semanas de gestação

Nesta nona semana a sua menstruação atrasou novamente e você acabou de descobrir que será mamãe? Bem vinda ao milagre da vida, vamos ajudar a tirar suas dúvidas sobre seu corpo, desenvolvimento do seu bebê e daremos dicas valiosas para amenizar os enjoos e outros sintomas indesejáveis da gravidez.

Entramos no terceiro mês lunar, que é diferente dos meses de nosso calendário gregoriano, pois cada mês lunar dura 4 semanas. Também podemos considerar que esta é a 7ª semana após a concepção, pois a contagem da gestação inicia-se com o primeiro dia de sua última menstruação. Mas o mais importante é que seu filhote está se desenvolvendo muito rápido!

Para saber mais acesse a Calculadora da gravidez.

Assista ao conteúdo da 9ª Semana de Gravidez no YouTube

 

Você e seu corpo

gravida01Está na hora de providenciar roupas mais confortáveis e sutiãs com alças largas e reforçadas. A balança já deve ter acusado um aumento de peso, mas provavelmente é resultado da retenção de líquidos. É importante beber muita água e diminuir a ingestão de sal para aliviar a retenção.

Seus seios estão mais robustos, porém bem doloridos. Vale a pena avisar ao maridão para pegar leve nas carícias por enquanto, estão lindos para se olhar, mas tocar pode ser desconfortável!

É comum sentir azia e sensação de estômago estufado após as refeições. Para aliviar esses sintomas evite frituras e líquidos durante as refeições. Fazer refeições leves e a cada 3 horas também ajuda e muito.

Você pode ter notado que suas veias estão mais visíveis, principalmente nos seios e em suas pernas. Por sinal as pernas merecem uma atenção especial, pois elas podem inchar caso você fique muito tempo em pé. Tente sentar ou deitar um pouco mais e coloque as pernas em um suporte mais alto para estimular a circulação – usar uma almofada ou travesseiro como suporte é uma ótima solução.

A congestão nasal e sangramentos no nariz costumam atormentar a vida das futuras mamães. Não há muito que fazer, mas umidificadores de ar e vaporizadores podem aliviar.

Está na hora de reaprender seus limites. Se você estiver se sentindo esgotada, procure descansar, simplifique seus afazeres inclusive assumindo que algumas tarefas você não pode fazer.

09-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-09-bebeSeu filhote já mede entre 20 e 28mm e pesa entre 3 e 4 gramas. É o tamanho de uma azeitona verde média.

Esta semana ele começa a se mexer em sua barriga, culpa das articulações (ombros, joelhos, cotovelos, pulsos…) que começam a se movimentar. A mamãe ainda não consegue sentir essa movimentação toda, mas já é possível ver pelo ultrassom, inclusive você poderá ver seus dedinhos se formando.

Já é possível ouvir o coraçãozinho batendo através de um ultrassom, ele já está completamente formado e você sentirá uma alegria imensa ao ouvi-lo e não duvido que nesse momento o seu coração bata mais rápido do que o dele.

Seu pescoço está se desenvolvendo, porém sua cabeça ainda é a metade do seu tamanho total. As orelhas estão mais evidentes e mais receptivas aos sons de sua respiração e batimentos cardíacos. Suas minúsculas pálpebras já fecharam para que seus olhos amadureçam. Geralmente os bebês nascem com os olhos azuis ou castanhos e a cor definitiva só aparecerá entre 6 e 9 meses.

Começou a formação do esqueleto.

Os intestinos, que começaram a se formar no cordão umbilical, começam a migrar para o interior do abdômen.

Ainda não é possível identificar o sexo através do ultrassom, mas é nesta semana os órgãos genitais externos começam a se formar. Se a sua ansiedade for maior do que sua paciência, um exame de sangue poderá indicar o sexo do bebê a partir da oitava semana.

Alimentação da mamãe…

Evite ingerir líquidos durante as refeições, porém entre as refeições eles são obrigatórios.
Continue consumindo bastantes fibras para evitar prisão de ventre, e mantenha uma dieta balanceada com refeições leves a cada 3 horas.
As frutas cítricas, tais como limão e laranja, são grandes aliadas no alívio dos enjoos.

Dicas da semana:

Durma ao menos 8 horas por noite. O cansaço está ligado, também, às noites mal dormidas. Se for a ansiedade que não deixa você dormir, converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe com o futuro papai todas as novidades, deixe-o participar deste momento tão especial. Incentivá-lo a acompanhar o primeiro ultrassom fará com que ele possa ver com seus próprios olhos a razão de todas as suas emoções nessas últimas semanas: o pequeno bebê que se desenvolve em seu útero.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

04-semanas-de-gestacao

4 Semanas de Gestação

Gravidez Semana a Semana. Com 4 semanas de gestação começam a aparecer os primeiros sintomas e suspeitas da gravidez. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.