16 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 16 semanas de gestação

O tempo está passando muito rápido, porém às vezes a sensação é de que está demorando demais. É assim mesmo, a ansiedade nos causa essa confusão.familia 1985

Ter um bebê poderá trazer algumas mudanças em seu relacionamento com seus pais. Você pensará mais em sua infância e em tudo o que a influenciou a ser quem você é hoje.

Todos esses pensamentos são absolutamente normais e demonstram a importância da maternidade.

Assista ao conteúdo da 16ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

Seu útero está agora a 7,4cm do umbigo e a gravidez está ficando cada dia mais óbvia.

Seu metabolismo já está adaptado à gestação, o que significa que sua digestão está bem mais demorada. Coma devagar para evitar sensação de estômago muito cheio, azia ou mesmo má digestão.

Nesta fase o seu volume sanguíneo aumento cerca de 20%.
boca

Sua gengiva está mais sensível e é possível notar sangue em sua escova de dente. Troque sua escova por uma de cerdas macias e não deixe de escovar os dentes e passar fio dental regularmente.

Escovar o fundo da língua também é importante para eliminar as bactérias que causam mal hálito. Faça ao menos uma consulta ao dentista durante a gestação, sua saúde dental também é importante durante a gravidez.

Poderá ocorrer uma alteração em seu muco vaginal, aumentando seu volume e causando um pouco de desconforto por isso. Esse muco é branco ou claro, porém se sentir coceira ou cheiro avise seu médico.

Seu olfato está bem aguçado, porém poderão surgir pequenos sangramentos nasais e congestão. Logo após o parto esses sintomas desaparecerão.

Os seios continuam crescendo e os mamilos estão ainda mais sensíveis. Use sutiã com alças largas e confortáveis. Uma dica bacana é usar aqueles tops de ginástica que dão bastante firmeza.
amamentacaoAo contrário do mito popular de preparar os seios para amamentação, isto não é necessário, uma vez que as dores que algumas mamães sentem devem-se à “pega” errada do bebê. Na maternidade ou mesmo o pediatra do seu filho poderá auxiliá-la para evitar que isso ocorra ou melhorar a “pega” do bebê para mamar.

A esta altura se você apertar os mamilos poderá sair um pouco de colostro.

Mas o que é e para que serve o colostro?

– O colostro é uma forma de leite amarelado que é secretado nos primeiros dias de amamentação. Ele é formado, principalmente, de água, leucócitos, proteínas e carboidratos e 15 dias após o parto e início da amamentação, se modificará para o leite maduro.

Seu baixo volume está adequado com a capacidade gástrica do recém-nascido.

O colostro é a substância capaz de eliminar todos os resíduos do mecônio do trato intestinal do bebê, auxiliando no amadurecimento e funcionamento adequado do intestino, além de prevenir diarreias, alergias e infecções, pois equilibra adequadamente as bactérias que vivem no intestino.

No dia do parto é quando ele se apresenta mais rico.

É considerado, também, como a primeira vacina do bebê, pois é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras.

16-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-16-bebeSeu filhote já mede entre 10,8 e 11,6cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 80g.

Suas pernas já estão mais longas que os braços e com o endurecimento dos ossos talvez você já comece a sentir seus movimentos. Se ainda não sentiu fique tranquila, a maioria das mamães só sentirão após a 20ª semana, afinal ele ainda tem bastante espaço para nadar e não precisa alongar seu útero para se esticar. Por falar em espaço para nadar, há cerca de 250ml de líquido amniótico dentro da placenta.

Os olhos já estão na frente, porem ainda distantes um do outro. Os músculos dos olhos já começaram a trabalhar. As sobrancelhas estão se formando, assim como os cílios, e agora ele pode movimentar seus músculos da face fazendo caretas. Lindo, não é mesmo?

Seu coração bombeira cerca de 24 litros de sangue por dia.

Alguns bebês descobrem nesta semana o cordão umbilical e começam a brincar com ele.

Fique tranquila porque eles não possuem força e suas mãos são bem pequenas, essas brincadeiras não farão mal ao bebê.

A vagina, se for menina, e o ânus já estão abertos.

Já começou a produção do mecônio, as primeiras fezes que o seu bebê irá eliminar, geralmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. É viscosa, escura e de cor esverdeada. Sua evacuação é estimulada, principalmente, pela ingestão do colostro.

Quando o mecônio é eliminado antes do parto, o líquido amniótico, que é de cor clara, ficará escurecido. Este fenômeno é anormal e pode indicar sofrimento fetal.

Entre a 16ª e a 18ª semana o seu médico poderá solicitar uma amniocentese. É indicada para pais com alguma probabilidade de problemas genéticos, tais como Down, sensibilização do fator RH ou mesmo patologias ligadas ao sexo como hemofilia.

Alimentação da mamãe…

Com a digestão mais lenta, o melhor a fazer é evitar o consumo exagerado de alimentos, principalmente os de difícil digestão como carnes vermelhas. Evite frituras e fast foods.

Se o ganho de peso estiver acima do esperado, a primeira dica é evitar massas e açúcar.

Se quiser comer algo doce, coma frutas (a banana diminui a vontade de comer doce) ou uma gelatina diet.

Dicas da semana:

Cuidado com as propagandas de produtos para crianças. Ao visitar uma loja de artigos infantis, geralmente eles entregam uma lista gigantesca para chá de bebê, e na verdade você não irá utilizar metade do que está escrito. Converse com amigas, parentes ou até mesmo procure blogs ou fóruns e peça dicas para montar o enxoval. Você poderá até mesmo ganhar ou comprar alguns artigos semi-novos que valem a pena.

Se esta gestação está ocorrendo em época de vacinação contra a gripe, imunize-se. A vacina é segura para você e para o bebê, com a proteção que ela trará vocês só terão a ganhar.

Se você tem outros filhos, é hora de começar a prepará-los para a chegada de um novo membro na família. O risco de aborto espontâneo é pequeno e é importante que seus filhos possam sentir o irmãozinho mexendo na barriga e façam parte da organização para a chegada do bebê. Será uma ótima oportunidade para estabelecer laços com o irmãozinho.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

14-semanas-de-gestacao

14 Semanas de Gestação

Com 14 semanas de gestação você já está no segundo trimestre, hora de começar a pensar em enxoval e cuidados com alimentação.

3 comentários

  1. Amei quero saber bem mais coisas

  2. Danilo Felix Barreto

    Ola amigos!!! Gosto muito da página de vocês onde posso tirar muitas duvidas. Porém, uma duvida me incomoda… Minha esposa está grávida do segundo filho aos 18 anos e ainda amamenta a filha de 1 ano e sete meses… Devemos parar de amamenta-la? Outra duvida é que a ultima menstruação dela foi dia 11 de agosto e pela soma desta ultima menstruação contabse 16 semanas. Mas a barriguinha dela começou a aparecer agora e bem pouco… Isso me preocupa, pois com 16 semanas já não deveria estar aparecendo bem? Quando ela deita de barriga pra cima, nem parece estar grávida. Obrigado pela atenção!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Danilo, tudo bem?
      Sobre amamentar estando grávida, o ideal é que vocês conversem com o pediatra da sua bebê e com o obstetra para, juntos, definirem o mais seguro para mamãe e seu bebês. Avaliar a saúde de cada um é essencial para essa decisão. Clique aqui para saber mais.
      Sobre a barriguinha, fique tranquilo, cada gestação é única e a barriguinha pode levar um pouco mais de tempo para aparecer. O importante é que sua esposa continue realizando todas as consultas do pré-natal para avaliar de perto o desenvolvimento do bebê e a saúde da futura mamãe.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.