8 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 8 semanas de gestação

Na oitava semana você está no finalzinho do segundo mês lunar e faltam somente quatro semanas para o final do primeiro trimestre, é hora de alguns sintomas diminuírem, outros aumentarem e até novos sintomas entram para a lista. Mas fique tranquila que grande parte deles desaparecerá no segundo trimestre ou, para uma minoria, somente no final da gestação.

Assista ao conteúdo da 8ª Semana de Gravidez no YouTube

 

Você e seu corpo

Seu útero está do tamanho de uma ameixa ou uma toranja (grapefruit) e sua cintura já começa a sentir essa diferença, porém se for sua primeira gestação seus músculos serão menos distendidos e os ligamentos abdominais mais firmes, ou seja, demora mais para aparecer a tão esperada barriguinha. Devido a este crescimento é comum sentir desconforto, pois seu útero está em constante contração. Ele estará assimmulher enjoada02 (591x640) durante toda a gestação, porém nem todas as mulheres sentem essa contração.

Estudos indicam que cerca de 70 a 80% das gestantes sofrem com algum grau de náuseas durante o primeiro trimestre da gestação. Tente não se forçar a comer alimentos que lhe causam repulsa somente por serem saudáveis, respeite seu corpo.

Uma novidade desta semana é que seus cabelos poderão ficar mais grossos e brilhantes, porém mais oleosos, assim como sua pele. Podem aparecer acnes e manchas na pele devido aos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem no segundo trimestre ou ao final da gestação.

As suas mamas também devem estar mais pesadas, um sutiã reforçado poderá ajudar a evitar dores nas costas.

Talvez você não sinta que está na hora de usar roupas para gestantes, porém na oitava semana suas roupas justas ou que apertem sua cintura devem ser guardadas e roupas mais elásticas e larguinhas devem ser adotadas.

Nesta semana você poderá sentir dor em suas costas. Elas não são causadas necessariamente por conta da postura ou peso do ventre, mas por conta dos hormônios da gestação. Fale com seu médico sobre qualquer dor ou desconforto para que ele lhe indique a melhor forma de tratar ou evitar que essas dores se prolonguem.

Nesta semana você poderá sentir que está com menos “coragem” para fazer exercícios do que normalmente. Com orientação profissional altere seu programa de exercícios para uma série mais tranquila e sem atividades de impacto. É importante manter uma rotina com exercícios leves para evitar o ganho excessivo de peso que podem resultar em problemas obstétricos.

mulher_trabalho (640x415)

 

Existem direitos e garantias trabalhistas para todas as gestantes contratadas no regime CLT (Carteira assinada). Procure o RH de sua empresa e comunique sobre sua gravidez e quais os procedimentos da sua empresa para garantir que seus direitos sejam cumpridos.
Saiba mais: Futuras mamães que trabalham e Nova lei protege gestantes que descobrem gravidez durante aviso prévio.

08-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-08-bebeAgora o seu bebê já está medindo entre 13mm e 20mm. Sua face está cada vez mais formada, com pálpebras, lábios superiores e até ponta do nariz! Seus futuros dentes começam a se formar sob as gengivas.

Ele começou a perder seu rabinho, porém continua com a cabeça grande em um pequenino corpo.

Seu coração, que palpita a 170 batidas por minuto, já está dividido em quatro partes.

Seus rins começam a produzir urina.

Semana 08 maoSeus ombros já são aparentes e seus braços e pernas começam a se definir, inclusive os brotinhos que se tornarão seus lindos dedinhos. Seus ossos estão se formando e seria possível vê-los através da pele, que ainda é muito fininha e transparente.

O bebê começou a se movimentar, porém são movimentos pequenos e involuntários. Com esses movimentos ele já consegue passear pelo seu útero, porém os movimentos ainda são muito leves e suaves para que você possa sentir.

Alimentação da mamãe…

alimentos saudaveis

A alimentação leve e balanceada e a cada 3 horas é a melhor forma de evitar enjoos e manter-se saudável para seu bebê. Beba muito líquido, especialmente água, leite e água de coco.
Não esqueça que as vitaminas maternas não substituem a boa alimentação! Frutas, legumes, saladas verdes, fibras e derivados do leite devem estar sempre em seu cardápio.

Dicas da semana:

Como os enjoos podem estar atormentando sua vida social, que tal evitar por enquanto restaurantes e convidar os amigos para um lanchinho em casa?

Está na hora de consultar seu convênio médico sobre atendimento e demais coberturas para a gestação, parto e futura cobertura para o seu filho. Caso você não possua convênio, informe-se sobre hospitais e médicos que possam lhe atender tanto nas consultas de rotina quanto em emergências.

Use protetor solar todos os dias, protege dos malefícios do sol além de prevenir as manchinhas da gravidez.
Nunca use produtos de beleza com ácido retinoico ou ureia sem consultar seu médico, essas substâncias podem prejudicar o desenvolvimento bebê.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

04-semanas-de-gestacao

4 Semanas de Gestação

Gravidez Semana a Semana. Com 4 semanas de gestação começam a aparecer os primeiros sintomas e suspeitas da gravidez. Confira!

2 comentários

  1. Kelly Maria Ferreira de Jesus Araújo

    Adorei as dicas,principalmente a parte que fala dos enjoos,estou na 8 semana

    • Almanaque dos pais

      Olá Kelly,
      Parabéns pela gestação! Continue acompanhando com a gente sua gravidez semana a semana, será uma delícia estar ao seu lado nessa fase tão especial.
      Beijos na barriga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.