3 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 3 semanas de gestação

Parabéns mamãe, agora sim você está oficialmente grávida! Bem vinda ao início da sua jornada como gestante! É confuso imaginar que sua gestação está na terceira semana, mesmo tendo se iniciado agora, mas de qualquer forma, bem vinda a este milagre da vida!
Ainda é cedo para você perceber que está grávida, mas alguns sintomas podem lhe dar esta dica.

Assista ao conteúdo da 3ª Semana de Gravidez no YouTube

Você e seu corpo

Semana 03A fusão entre o óvulo e o espermatozoide leva aproximadamente 24 horas. Apenas um espermatozoide entrará no centro do óvulo após uma longa batalha. No momento que o espermatozoide vencedor penetra no óvulo, este último forma uma barreira protetora para que evitar que outro espermatozoide entre.
Implantação: neste momento é comum ocorrer um pequeno sangramento ou um corrimento vaginal intenso, é consequência do blastocisto se fixando à camada uterina para iniciar seu desenvolvimento, a chamada nidação. A partir daí uma parte deste conglomerado de células se tornará o seu bebê e a outra parte a placenta, que fornecerá alimento e proteção ao seu bebê. A placenta estará formada e madura por volta da 15ª semana de gestação.
Há uma chance de você ter liberado mais de um óvulo e eles terem sido fertilizados, neste caso você estará grávida de gêmeos não idênticos, cada um com sua placenta.
No final desta semana é comum sentir um pouco de desconforto, cansaço, dor nos seios é até vontade de urinar a cada 10 minutos. São os primeiros sintomas da gravidez.
Não se preocupe com esses sintomas porque podem variar muito de mulher para mulher, algumas não sentem absolutamente nenhum enjoo, enquanto outras começam a detestar sua comida preferida.
Saiba mais: Os 21 sintomas mais comuns nas primeiras semanas de gravidez.
É no final desta semana que o hormônio da gravidez detectado nos exames de urina e sangue, o HCG – Gonadotrofina Coriónica Humana – é produzido. Este hormônio é responsável pela inibição da ovulação e menstruação, mantendo, assim a gravidez. É este hormônio que reage na fita dos testes de farmácia e nos exames de sangue que confirmam a gravidez.
Leia também: Teste de farmácia – quando fazer, como tornar confiável e tipos.

03-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

Semana 03B

 

Seu bebê tem o tamanho aproximado de uma cabeça de alfinete, ou seja, 0,15mm. Apesar de ainda não se parecer em nada com um bebê, certamente é a cabeça de alfinete mais linda do mundo! O zigoto (óvulo fecundado) se fixou em seu útero e permanecerá nele por mais 37 semanas. Durante esta semana e também na próxima, o alimento do seu bebê serão as substâncias presentes na trompa e colo uterino.

 

No caso de bebês múltiplos temos duas variações:

Gêmeos Dizigóticos: quando há a liberação de mais de um óvulo e este também foi fecundado. Neste caso serão os gêmeos fraternos que poderão ser, inclusive, de sexos diferentes.
Gêmeos Monozigóticos: se o seu óvulo se dividir (2 ou mais vezes), serão gêmeos idênticos. Nesta situação eles terão o mesmo sexo, cor de cabelos, cor dos olhos, enfim, serão muito parecidos. Esta semelhança ocorre porque eles dividem os mesmos cromossomos.

Trigêmeos, Quadrigêmeos: Para os dois casos acima pode acontecer de gerar mais de 02 bebês, porém com as técnicas de reprodução assistida o aumento no número de múltiplos Dizigóticos aumentou consideravelmente.

Alimentação da mamãe…

É muito importante que a mamãe se alimente bem, mas nada de comer por dois porque não será saudável nem para você nem para o bebê.
Se você já sabe que está grávida, geralmente nesta semana inicia-se a ingestão de vitaminas maternas, que garantirão o suprimento de várias vitaminas para a mamãe e bebê.
É muito importante consumir bastante cálcio, pois seu corpo estará utilizando para a formação dos ossos do bebê. Outra vitamina importante é o ferro e, claro, o ácido fólico.
Exagere nas saladas verdes, especialmente espinafre, e aproveite para comer carnes vermelhas, ovos e legumes.
Leia também: 13 alimentos que devem ser evitados na gravidez

Dicas da semana:

Se você pratica atividades físicas, é muito bom continuar praticando, porém com moderação, especialmente nos exercícios de impacto ou que exigem muita resistência.

Diga adeus à sauna pelas próximas 37 semanas e evite banhos quentes de imersão por um longo período.

Fique longe de cigarros e de pessoas fumando! O fumo pode causar parto prematuro, aborto, baixo peso ao nascer além de muitos prejuízos à mamãe.

Se você for fazer qualquer exame, inclusive Raio-X , ou tratamento dentário não deixe de avisar ao médico ou ao dentista que você pode estar grávida.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

5 Semanas de Gestação

Gravidez Semana a Semana. Com 5 semanas de gestação a futura mamãe inicia o segundo mês lunar. O bebê mede entre 1,5 e 2,5cm. Confira mais novidades.

29 comentários

  1. Bom dia,

    O médico disse que estou grávida e que estou com 3 semanas de menstruação, isso quer dizer que estou com três semanas de gravidez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.