1 Semana de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 1 semana de gestação

Apesar de parecer muito excitante sua “1ª semana de gestação”, na verdade não é tão encantadora assim. Considera-se a primeira semana de gravidez, o primeiro dia da sua última menstruação, ou seja, esta pode ser sua última menstruação por um bom tempo. Nesta fase o seu bebê ainda não foi concebido (o que deve acontecer em 2 semanas), porém seu corpo já está trabalhando para que isso ocorra. Isso tudo não significa que você não deva dar importância a este início, pelo contrário, é hora de planejar a gravidez!

Assista ao conteúdo da 1ª Semana de Gravidez no YouTube

Você e seu corpo

Semana 01
A ovulação ocorre em média entre 12 e 14 dias antes da próxima menstruação e a temperatura do corpo poderá ser elevada em 1°C.
Depois de se soltar, o óvulo move-se para a Trompa de Falópio em direção ao útero, podendo sobreviver por até 24 horas. A sobrevivência do esperma normalmente varia de 3 a 5 dias. É nesta fase que um espermatozoide veloz, forte e sortudo poderá fecundar o óvulo.
Após a ovulação, o folículo começa a produção de progesterona para engrossar o revestimento interno do útero, preparando-o para um óvulo fertilizado.
…Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem porque estes hormônios deixam de ser necessários. Sem os elevados níveis hormonais o espesso revestimento interior do útero começa a subdividir-se e o organismo o libera. Este é o início do seu período menstrual e também do seu próximo ciclo.
…Se o óvulo foi fertilizado e implantar-se com sucesso no revestimento interior do útero, o que ocorre normalmente cerca de 1 semana após a fecundação, você está grávida!
Saiba mais em: Período fértil – descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar

Planejando engravidar

01-semana-de-gestacao

 

Como o planejado é engravidar, a primeira ação é parar de utilizar contraceptivos. No caso de pílulas ou DIU você precisará de algum tempo para que seu corpo se reajuste e esteja pronto para uma gravidez.

Outra dica é começar a ingestão de ácido fólico (ideal que se inicie 3 meses antes de engravidar e continue no primeiro trimestre da gestação), cerca de 400mg ao dia. Além de prevenir contra a anemia macrocítica, o ácido fólico auxilia no fechamento do tubo neural. Quando este não é fechado completamente, pode haver defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão e peixe, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da futura grávida. Apenas seu médico poderá lhe indicar a dose certa e se será necessário ingerir algum suplemento.

Evite o álcool, drogas e produtos com tabaco. Essas substâncias podem causar defeitos de nascimento como, por exemplo, a síndrome alcoólica fetal, problemas respiratórios, entre outros problemas de saúde.

Converse com o seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando. Você deve tomar precauções especiais com medicamentos, pois muitos deles podem afetar negativamente a saúde do bebê, mas não pare de tomar medicamentos sem antes consultar o seu médico, só ele saberá informar para você sobre os riscos.

E nada de automedicação!

Seu Bebê

Esta semana é considerada a primeira semana da sua gravidez, porém seu bebê é apenas um óvulo em seu ovário. O primeiro dia do seu período é considerado o Dia 1 de 280 dias de sua gravidez, embora a concepção só ocorra em 14 dias ou mais.

Alimentação da mamãe…

Aproveite para consumir frutas, verduras, peixes e outros alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B.
Leia mais em: Alimentos que favorecem a fertilidade da mulher

Dica da semana:

Aumente suas chances de ficar grávida controlando seu ciclo menstrual.  A tabelinha (imagem abaixo) serve como referência somente para quem possui ciclo de 28 a 30 dias e regular. De uma forma geral, os dias inférteis são os três dias após o 5º dia de menstruação, os outros 13 dias são férteis e os 7 restantes são inférteis novamente.
Acesse nossa Calculadora da ovulação e período fértil e saiba quais os seus dias mais férteis.
Semana 01 - tabelinha

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

05-semanas-de-gestacao

5 Semanas de Gestação

Gravidez Semana a Semana. Com 5 semanas de gestação a futura mamãe inicia o segundo mês lunar. O bebê mede entre 1,5 e 2,5cm. Confira mais novidades.

8 comentários

  1. Oi queria muito a sua ajuda apesar que já me consultei. Sempre tive relação sexual ativa porém minha menstruação é pouca e desregulada. No mês de junho dia 18 foi o primeiro dia da minha última menstruação, julho nao veio, agosto também não porem não me atinei a uma gravidez ,pois tomava anticoncepcional. Setembro comecei a sentir muito sono , cansaço, tonteiras e fiz um teste de gravidez dia 21 de setembro : positivo 10000,00 mU/ml. Dia 19 de outubro fiz uma ultrasson que estava de 10 semanas e 2 dias ( mais ou menos 5 dias ) DDP 15/05/17 e dia 11 de novembro fiz uma outra ultrasson que constou 14 semanas e 2 dias DDP 10/05/17 . No mês de agosto tive várias relações sexuais desprotegidas dia 6 pro dia 7 e no dia 19 pro dia 20. De qual dessas relações eu engravidei ? E foi do mês dentro agosto mesmo ? Estou confusa pois não estava menstruando .

    • Almanaque dos pais

      Olá Karine,
      Cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo do ciclo menstrual. Outra informação importante é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, quando há relações sexuais com datas próximas, não é possível afirmar com certeza de qual relação sexual saiu o espermatozoide sortudo. Quando as relações foram com homens diferentes, o exame de DNA é a única forma de afirmar a paternidade.
      Você pode utilizar nossa calculadora da concepção ou a calculadora da gravidez para saber a data mais provável da sua ovulação.
      Beijos

  2. Marcia Pinto

    A minha pílula termina sábado e quarta vem a menstruação que termina domingo, dia em que retomo a pílula, segunda feira tive relações sexual e o preservativo saiu e ejaculou dentro de mim, não me preocupei porque tomo a pilula, mas a fazer 7 dias depois da relação sexual comecei a sentir encomudo, gazes ,muitos gazes, meio enjoada, colica , fui fazer xixi e saiu um pouco de sangue da cor rosada , pode ser gravidez? Obrigado

    • Almanaque dos pais

      Olá Marcia, tudo bem?
      Os métodos contraceptivos como pílula ou injeções são métodos seguros, porém garantem 99% de eficácia, ou seja, existe um pequeno risco de acontecer uma gravidez mesmo tomando anticoncepcionais conforme as orientações do seu médico.
      Quando há desconfiança de gravidez o indicado é realizar um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo cerca de 15 dias após a relação sexual ou cerca de 5 dias após o atraso menstrual (sugerimos esse intervalo porque não é possível adivinhar a data em que houve a ovulação e pode acontecer de realizar o exame antes do período necessário para um resultado seguro). Não é necessário pedido médico ou jejum para a coleta do sangue, porém é importante que um médico leia o resultado para você para não haver erro de interpretação.
      Beijos

  3. Para está gravida precisa acontecer a nidação?

  4. OII QUERIA SE FUCIONOU EU FIZ COM MEU MRIDO NO PERIODO FERTIL EMTAO MEU UTIMO DIA mestruçao foi dia 2 e meu periodo fertil era 3a 4 5 a 6 emtao eu fiz com meu marido no dia 3 e 5 e queria mt engravidar dinovo sera que tenho chances vi no calendaria que dia 5 era mais forte o verde

    • Almanaque dos pais

      Olá Dayanne, tudo bem?
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo, ou seja, é comum levar 1 ano para engravidar sem que isso represente qualquer problema de fertilidade.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

  5. Uma colega na tentativa provocar um aberto Ela se entupiu de chá, chá de canela Com pinga e vinho, canela Com cravo da Índia só q Ela diz q não sentiu nada e só Sente dores na barriga mas não ouve sangramentos e nenhum sinal de um aberto espontaneo e já Vai completar 1mes e Ela cortinua tomando o chá , como Ela pode saber se tá fazendo o efeito do aberto responda-me por favor Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.