32 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 32 semanas de gestação

Seu bebê está ganhando peso, e consequentemente você também. Você ganhará cerca de 500g por semana e 200g desse peso está indo diretamente para o feto.

Você e seu corpo

Foto: Rick Hawkins
Foto: Rick Hawkins

Seu útero está a 15 cm acima do umbigo. Seus órgãos estão ainda mais pressionados, causando azia, sensação de que vai explodir após se alimentar ou beber bastante líquido, além da falta de ar porque seus pulmões não conseguem se expandir como antes.
Outra consequência do crescimento do útero é que ele também pressiona os intestinos e reto, provocando a prisão de ventre. Beba muito líquido, ao menos 2 litros ao dia, e inclua fibra na sua alimentação.
O seu volume sanguíneo já aumentou 2,5 litros, e para bombear todo esse sangue por seu corpo e para o bebê o seu coração trabalha 25% mais rápido. É esse sangue todo e o coração trabalhando mais que lhe causa tanto calor.
amamentacaoVocê já está produzindo o colostro, uma forma de leite amarelado que é secretado nos primeiros dias de amamentação. Ele é formado, principalmente, de água, leucócitos, proteínas e carboidratos e 15 dias após o nascimento e início da amamentação ele se modificará para o leite maduro. Seu baixo volume está adequado com a capacidade gástrica do recém-nascido.
O colostro é a substância capaz de eliminar todos os resíduos do mecônio do trato intestinal do bebê, auxiliando no amadurecimento e funcionamento adequado do intestino, além de prevenir diarreias, alergias e infecções, pois equilibra adequadamente as bactérias que vivem no intestino. No dia do parto é quando ele se apresenta mais rico. É considerado, também, como a primeira vacina do bebê, pois é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras.
O hormônio relaxina está sendo produzido em grande escala, ele é responsável pelo relaxamento das articulações pélvicas, alargando a união entre os ossos da bacia e aumentando o canal de passagem do bebê. Ele é produzido durante toda a gestação, pois também é responsável pela distensão do útero, porém no final da gestação sua produção é aumentada.
ultrassom02 (640x479)Em breve você verá seu bebê pelo ultrassom novamente. Será solicitado pelo seu médico um ultrassom entre a semana 33 e 35 de gestação. Este será realizado para avaliar o tamanho do bebê, peso estimado, nível do líquido amniótico, posição do bebê e placenta. Como o bebê está bem grandinho não será possível uma imagem de corpo inteiro, mas se você tiver sorte e o bebê colaborar com uma posição favorável, poderá ser realizado também o ultrassom 3D ou 4D com uma imagem de seu rostinho. Prepare seu coração!

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 32

Seu Bebê

Seu filhote está medindo cerca de 31cm da cabeça até o bumbum, ou 43cm da cabeça aos pés e já está pesando cerca de 1,800kg. Com todo esse tamanho e peso ele já está completamente apoiado em seu útero, ou seja, ele não consegue mais boiar no líquido amniótico. Mesmo já sendo um bebezão o seu peso dobrará até a 40ª semana, serão 200g por semana!
Se você estiver grávida de múltiplos bebês, a partir desta semana eles ganharão menos peso do que os bebês únicos, e sua barriga está do tamanho de uma barriga de 40 semanas de bebê único. O espaço está bem disputado e você se sentirá ainda mais cansada.
Apesar dele se mexer menos, você sentirá seus socos e chutes ainda mais fortes, pois para cada movimento ele tem que pressionar a parede do útero. Lembre-se que se passar mais de 2 ou 3 horas sem sentir os movimentos do bebê, procure seu médico. No caso de dúvidas experimente comer um chocolate, geralmente o bebê começa a se mexer cerca de 30 minutos após ingerir a guloseima.
Suas unhas estão tão compridas que já ultrapassam a linha dos dedos e ele pode se arranhar. Talvez as unhas precisem ser cortadas assim que ele nascer, geralmente a maternidade utiliza uma lixa para não utilizar nenhum objeto cortante e a tarefa de cortar as unhas do bebê ficará por conta da família ou amigos. Se você ou o papai se sentirem inseguros, peça para a vovó ou alguém que tenha filho pequeno.

Alimentação da mamãe…

peixe
O Omega 3 é essencial para o desenvolvimento cerebral e desenvolvimento dos olhos do bebê. Você encontrará boas doses de Ômega 3 em peixes como salmão, sardinha e atum (inclusive nos enlatados). Patê de atum passado em um pão integral é um lanche perfeito para gestantes. Você também pode adicionar alface, tomate e uma fatia de queijo.
Lembre-se de sempre estar com uma garrafinha d’água ao alcance. Você precisa ingerir ao menos 2 litros de líquido ao dia para amenizar a prisão de ventre e hidratar você e o seu bebê.

Dicas da semana:

medico by sanja gjenero (447x640)Está na hora de iniciar a pesquisa por pediatra caso você ainda não tenha um. Converse com amigos e peça por indicações, se você possuir plano de saúde peça a lista de pediatras de sua cidade e agende uma entrevista para conhecê-lo antes mesmo de seu bebê nascer. É importante que você tenha total confiança e simpatia pelo pediatra de seu filho, pois ele será sua maior fonte de consulta e confiança para os dias e madrugadas que seu bebê não estiver se sentindo bem.

Foto: Scott Snyde
Foto: Scott Snyde

Também é o momento de organizar o chá de bebê. Porém essa tarefa não é sua, mas da madrinha de seu filho, irmã, cunhada, melhores amigas, tias…. Você poderá ajudá-las na seleção dos produtos que você gostaria de ganhar, na escolha dos quitutes, lembrancinhas e decoração, mas a pessoa eleita é quem irá organizar, preparar, receber as convidadas e elaborar as brincadeiras.
Se você se sente desconfortável com algumas brincadeiras, já avise as organizadoras para não ser surpreendida e apresente algumas sugestões que podem agradar a todos, como um bingo com prêmios para as convidadas, determinar uma palavra proibida (bebê por exemplo) e quem falar mais essa palavra ganha um docinho surpresa (mas ela só saberá no final da festa).
Outra sugestão, para as grávidas que querem reunir as amigas, mas abrem mão dos presentinhos, é pedir para que cada convidada traga um salgado, doce ou bebida. A organizadora da festa lhe ajudará com a decoração, copos, pratinhos, guardanapos e utensílios para servir os comes e bebes e vocês terão um dia agradável ao lado de pessoas queridas. Também vale reunir o pessoal em um barzinho, restaurante, padaria ou outro estabelecimento comercial que dispensa decoração. Enfim, razão para celebrar o final da gestação ao lado de pessoas queridas você tem de sobra, só precisa definir onde e quando. Boa festa!

Leia também: Enxoval de bebê – lista de itens (com versão para impressão)

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 35

35 Semanas de Gestação

Com 35 semanas de gestação o último mês de gestação está próximo! Organize sua agenda com os dias de exames e os do enxoval.

3 comentários

  1. José Valter Lira Filho

    Bom Dia

    estou acompanhando desde a primeira semana de gestação e acho um excelente trabalho o que vocês fazem nos ajudam muito

    Bem acabei de fazer a ultrassom de Meu filho que esta entre 31 a 32 semanas e a circunferência da cabela esta mais ou menso com 28,5 gostaria de saber se esta na media pois estou preocupado com esse zica vírus

    Agradeço desde já a atenção

  2. Excelentes dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.