15 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 15 semanas de gestação

Its a girl
Foto: doriana_s

Estamos próximos ao quinto mês lunar de gravidez e a barriguinha já está aparente. A partir desta semana você poderá descobrir o sexo do bebê e até mesmo sentir movimentos na barriga, inclusive alguns movimentos respiratórios do seu filhote já podem ser vistos no ultrassom.

Continue lendo para descobrir ainda mais novidades desta décima quinta semana de gestação.

Assista ao conteúdo da 15ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

Já é possível sentir o seu útero a cerca de 8cm abaixo do umbigo. Seu obstetra começará a medir a “altura do fundo uterino” para assegurar que o bebê esteja crescendo adequadamente. Esta é a medida entre o fundo uterino e o osso púbico.

É possível que você esteja sentindo algum desconforto ao dormir por conta da barriguinha aparecendo, mas mesmo que não seja este o caso é melhor começar a se acostumar com algumas posições mais confortáveis para a mamãe e bebê. Experimente deitar-se de lado, sendo o lado esquerdo o mais indicado por liberar mais nutrientes para o bebê e fazer com que seus rins possam trabalhar melhor e diminuir o inchaço.

Usar almofadas, inclusive para apoiar a barriga, trará mais conforto para dormir e descansar.

Talvez sua barriga não esteja muito grande, ou talvez ela já esteja bem proeminente. Ao olhar para baixo talvez você nem consiga mais ver seus pés. Provavelmente você ainda não está com a famosa postura das grávidas ao andar, porém seu ponto de equilíbrio já está mudando e, discretamente, seu jeito de andar também. Tome mais cuidado para não cair, especialmente quando for descer escadas. Não se surpreenda se seus sapatos parecerem mais apertados, a progesterona relaxa os ligamentos e mesmo que você não esteja inchada, seus pés ficam maiores e podem aumentar em até 1 número até o final da gestação. Use sempre sapatos com salto baixo e confortáveis.

O aumento da salivação pode incomodar, mas fique tranquila porque não é sinal de nenhum problema, é perfeitamente comum.

A sonolência poderá persistir. Não há nada melhor do que um cochilo no sofá enquanto assiste televisão ou lê um livro, mas tome muito cuidado ao dirigir porque a sonolência poderá aparecer nesses momentos também. Aproveitando que entramos no assunto de dirigir, use sempre o cinto de segurança, ele é adequado para as gestantes também. Só atente para posicionar a faixa inferior abaixo da linha da barriga, e a transversal deverá passar pelo tórax.

15-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-15-bebeSeu filhote já mede entre 10 e 11cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 50 a 70g.
Seus olhos, apesar de fechados, já são sensíveis à luz, ou seja, um flash ou mesmo uma lanterna perto da barriga podem fazer com que seu bebê se movimente para fugir dessa claridade.

O lanugo está se formando, é uma penugem que recobre toda a pele do bebê e cairá no final da gestação. Alguns bebês, especialmente os prematuros, nascem com essas penugens, porém com o tempo eles somem.

Você poderá sentir alguns movimentos do seu pequeno na barriga, uma sensação de gases ou borboletinhas batendo as asas, mas é mais comum sentir essas sensações a partir da 17ª semana. Mas fique atenta para essas sensações, no começo podem parecer um pouco estranhas, mas logo você irá se divertir com elas.

Os ossos estão endurecendo, especialmente os do crânio, o que exige uma absorção de cálcio ainda maior. Os três pequenos ossos da orelha interna começaram a se formar e logo ele estará pronto para lhe ouvir. Pratique cantar, contar histórias e conversar com seu bebê.
As pernas de seu pequeno já estão tão longas quanto seus braços. Sua cabeça não é mais a maior parte, seu corpo já está mais longo e menos curvado.

Entre a 15ª e a 18ª semanas de gestação, será possível descobrir o sexo do bebê através do ultrassom. Se o objetivo é saber o sexo, o mais indicado é esperar pelo menos até a 17ª semana para aumentar as chances de descobrir. Se você tem ultrassom marcado para depois da 15ª semana e não quer saber o sexo do bebê, não se esqueça de avisar ao médico para não comentar sobre esse assunto.

Alimentação da mamãe…

leiteCom o aumento da absorção de cálcio pelo bebê, você deverá aumentar a ingestão dele. Coma muitos alimentos com cálcio como leite e derivados, evitando ingerir ao mesmo tempo alimentos que contenham ferro que podem prejudicar a absorção.

É importante tomar 10 minutinhos de sol todos os dias para produzir a vitamina D que é essencial para absorção do cálcio. Não se esqueça do protetor solar e fugir do sol entre 10 e 16 horas.

Dicas da semana:

Utilizar meias de média compressão auxilia na prevenção de inchaços nas pernas e pés. Se você fica muito tempo sentada, coloque um banquinho sob os pés para ajudar a circulação.

No calor, aproveite para tomar um banho de mar, é relaxante e não traz riscos para você ou para o bebê. Evite praias com muitas ondas e correnteza e fuja das praias poluídas.

Variar bastante os sabores dos alimentos que você ingere durante a gravidez fará com que seu filho aceite melhor diferentes alimentos quando começar a ingerir comida sólida. Como ele pode sentir os sabores dos alimentos que você ingere através do líquido amniótico, ele estará familiarizado com diversos alimentos, e apto a experimentar comidas novas.

Muito cuidado com infecções urinárias. Elas são bastante comuns durante a gestação, porém merecem uma atenção especial. Algumas atitudes podem evitar esse desconforto:
– beber muito líquido;
– ao urinar sempre passar o papel higiênico de frente para trás, nunca ao contrário;
– antes e após a relação sexual, vá ao banheiro e tente esvaziar a bexiga;
– tomar suco de cranberry – além de saboroso e ter uma boa dose de Vitamina C, possui propriedades que previnem a infecção urinária e outros benefícios para o coração e prevenção do câncer.
– procure um médico sempre que sentir desconforto, ardor ou cheiro ao urinar.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

14-semanas-de-gestacao

14 Semanas de Gestação

Com 14 semanas de gestação você já está no segundo trimestre, hora de começar a pensar em enxoval e cuidados com alimentação.

31 comentários

  1. Estou com14 semanas, e os meus enjôo começou agora também, antes não sentia nada, será normal?

  2. Olá… Estou 15 semanas de gestação,sinto meu bebê mexer nos momentos que estou deitada de barriga para cima,estou sentindo algumas pontadinhas um pouco embaixo do meu umbigo do lado esquerdo,isso é normal?
    Também estou sentindo um pouco de cólica,e os enjôos começaram agora,sinto muita tontura..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.