19 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 19 semanas de gestação

mulher lendo sofa (640x426)Você chegou na 19ª semana, é quase metade do caminho percorrido!! A barriga está despontando e fica cada vez mais evidente e concreta a ideia de que logo você será mamãe. Aproveite para ler alguns livros sobre gestação, educação e outros assuntos relacionados ao seu bebê.

Evite comparar sua barriga com a de outras gestantes para adivinhar tempo de gestação ou mesmo o sexo do bebê, afinal cada gestação é única e cada corpo e bebê se comportam de maneiras diferentes. Ao contrário da crença popular, não existe nenhuma relação em formato ou tamanho da barriga para gravidez de menino ou menina, somente o ultrassom ou exame de DNA poderá indicar qual o sexo do bebê.

Assista ao conteúdo da 19ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

Se útero está na altura de seu umbigo – diga adeus à cinturinha. Mas nada de ficar com o coração partido, ela voltará.

Com o aumento de peso natural da gestante há uma alteração postural, o que aumenta também as queixas de dores nas costas, principalmente na lombar. Use sapatos baixos e tome banho quente (com o jato d’água direto nas costas) para aliviar essas dores.

As mamães também costumam apresentar a “máscara da gravidez” ou cloasma, que são as manchinhas escuras no rosto, principalmente nas bochechas. Elas costumam desaparecer após o nascimento do bebê, mas é aconselhado usar sempre protetor solar para que as manchas não fiquem ainda mais escuras. O ressecamento de algumas áreas da pele inclusive com aparecimento de descamas também pode surgir.

Junto com o inchaço nas pernas, provocado pela retenção de líquidos, também podem surgir varizes. Evite ficar em pé por períodos longos e cruzar as pernas ao sentar. O ideal é sentar utilizando um apoio para os pés para ajudar na circulação. E, claro, beber muita água.

O útero está crescendo e empurrando o estômago e, com isso, atrasando a digestão. Juntando com os hormônios da gravidez, que fazem as fibras musculares de seu estômago ficarem mais relaxadas, a azia pode aparecer e dar aquela sensação de queimação no esôfago especialmente se você ingerir alimentos muito condimentados. Evite ingerir grande quantidade de alimentos e líquidos durante as refeições para evitar esse sintoma tão desagradável e, para dormir, tente usar mais um travesseiro. Antes de tomar qualquer antiácido fale com seu médico.
Você poderá sentir que está mais ofegante e com menos energia do que normalmente. Seu sistema circulatório está trabalhando arduamente para enviar sangue por todo seu corpo, cordão umbilical e, consequentemente, para seu bebê. Certifique-se de ingerir bastante ferro e vitamina C.

Com o aumento da circulação, aumenta também o calor. Não se surpreenda se você estiver transpirando enquanto as pessoas ao seu redor estão se agasalhando. Até um lagrimaventilador ou ar condicionado poderá ser necessário para que você consiga dormir mesmo no inverno. Tome um banho para se sentir mais confortável e evite tecidos sintéticos rentes à pele.

Se você possui histórico de depressão ou mesmo casos em sua família, lembre-se que este período pode ser estressante. É muito importante ter um acompanhamento médico especializado para avaliar e apoiá-la. E nada de esconder seus sentimentos, ao menor sinal de depressão procure seu médico e peça por ajuda.

Semana 19

Seu Bebê

semana-19-bebeSeu filhote mede entre 13 e 17 cm (da cabeça até o bumbum), ou 20cm da cabeça aos pés,  e está pesando cerca de 200g. Sua pele é tão transparente que é possível ver suas veias e artérias.

Com a formação da mielina, uma substância que reveste o neurônio, o sistema nervoso do bebê está completo. Ela é a responsável pela transmissão dos impulsos elétricos cerebrais e é de suma importância para o desenvolvimento intelectual por toda a vida.

Os seus sistemas circulatório, digestivo e urinário também estão em pleno funcionamento.

O pequeno já muda de posição e responde a estímulos, tais como som e luz. Inclusive ele já pode ter uma posição preferida para dormir. Ele dorme cerca de 1 hora, intercalando com vários minutos acordado.

Esse grande período diário em que ele dorme é de extrema importância para que ele conserve energia e possa crescer e amadurecer com saúde, afinal nos períodos em que ele está acordado ele se movimenta bastante e logo os seus chutes serão sentidos pela mamãe, principalmente quando a mamãe está deitada tentando dormir.

O bebê está com cada vez mais cabelo em sua cabecinha, assim como em seu corpo, esses pelos tendem a cair antes mesmo do nascimento. Nos bebês que nascem prematuros podemos observar que essa penugem ainda recobre o corpo, principalmente nas costas e ombros. Alguns bebês, inclusive, podem nascer com 40 semanas e continuar com essa penugem que pode demorar alguns meses para cair, o que é perfeitamente normal.

Se você está esperando por uma menina, o útero e todos os óvulos que ela carregará em sua vida estão formados. Caso seja um meninão os testículos podem ser vistos no Ultrassom.

Entre as semanas 18 e 22 seu médico solicitará o ultrassom morfológico do 2º Trimestre. Neste exame serão verificados: Coração e suas câmaras, formação cerebral, sistema digestivo, rins, localização da placenta (para diagnosticar placenta prévia) além das medias da cabeça e fêmur para avaliar o crescimento do feto. Se os papais desejarem podem pedir para o médico revelar o sexo do bebê, porém se preferem surpresa não se esqueça de avisar ao médico para que não lhes revele o sexo.

Alimentação da mamãe…

carne e vegetaisFaça pequenas refeições a cada 3 horas para facilitar a digestão e evitar azia.

Alimentos com ferro, vitamina B12 e ácido fólico ajudam na produção de glóbulos vermelhos e hemoglobinas. Os alimentos naturais com maiores fontes de ferro são o fígado e carnes de qualquer animal. Existem no mercado alguns leites enriquecidos com ferro que também são uma boa opção por conter também o cálcio.

Procure manter em sua dieta folhas verdes, cereais e frutas frescas.

Dicas da semana:

quarto bebeCuidado ao montar o quarto do seu bebê. Existem opções de produtos para todos os gostos e bolsos, porém não se esqueça, o quarto deve ser fácil de limpar e sem pelúcias para evitar ácaros. A melhor opção é iniciar o planejamento pela reformas/pinturas envolvidas. Ao pesquisar móveis, lembre-se que existem alguns berços que viram mini cama e são lindos. Desta forma você aproveita por mais tempo o colchão e as roupas de cama, além de manter o quarto com um pouco mais de espaço.

Quanto à cômoda, procure uma que possa servir de trocador. A variedade de tamanho das cômodas é incrível, com certeza alguma caberá no quarto.

E lembre-se sempre de que todos os móveis, artigos de decoração e qualquer outro componente do quarto do bebê precisam estar de acordo com as normas de segurança para que seu filho não corra riscos. Atente-se para o vão entre as grades laterais do berço que não podem ser maiores do que 6,5cm para que o bebê não passe a cabeça e fique preso. Alguns berços possuem vãos na cabeceira e pé.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

14-semanas-de-gestacao

14 Semanas de Gestação

Com 14 semanas de gestação você já está no segundo trimestre, hora de começar a pensar em enxoval e cuidados com alimentação.

10 comentários

  1. Estou com 19 semanas não vejo a hora de saber o sexo do bebe daqui uma semana vou saber a ansiedade e muito grande

  2. Bom dia, gostei muito do post de vocês e bem completo, estou de 19 semanas e com uma duvida que esta acabando comigo, já levantei abexiga e fiz perine gostaria de saber se posso ter um parto normal ou vou ter que fazer uma cesárea, morro de medo da cesarea, não consigo mais fazer nada so pensando choro dia e noite, toda vez que vou no meu medico converso com ele mas saiu pior, não tenho mais nem vontade de ir nas consultas, por favor podem me esclarecer essa duvida.
    Obrigado
    Bom dia a todos.

    • Almanaque dos pais

      Olá Maricelda, tudo bem?
      Nem sempre é possível realizar parto normal após a realizações desses procedimentos cirúrgicos, sendo a cesarea o mais recomendado na grande maioria dos casos. Se esta for a recomendação de seu médico, você pode procurar uma segunda opinião para ficar mais segura.
      Caso a cesarea seja a melhor opção para você, fique tranquila. A Cesarea é segura para você e seu bebê, você estará 100% acordada para receber seu filho nos braços assim que ele nascer, e continuará saudável para cuidar de seu bebê com todo amor e carinho.
      Para saber mais informações sobre sua gestação acompanhe com a gente a sua Gravidez Semana a Semana. Será uma delícia acompanhar ao seu lado esse momento tão especial.
      Beijos

  3. Mariana Rodrigues

    Ontem eu fiz a ultra para saber o sexo e um menino,
    Diâmetro biparietal 45mm
    Deu cc 159mm
    C A145mm
    Fêmur 32mm
    Úmero 32mm
    Peso 310 gramas + -46g
    Isso é normal?
    Estou fazendo 19 semanas

  4. Gostei muito da publicação, super completa, estou com 19 semanas e como toda mamãe de primeira viagem estou muito ansiosa, e saber como o bebe esta, é sempre muito reconfortante!!

    • Almanaque dos pais

      Parabéns pela gestação Lorranny!
      Já sabe o sexo do bebê? A partir de 18 semanas já é possível descobrir o sexo no exame de ultrassom (se o bebê cooperar) Estamos ansiosos por mais notícias da sua gravidez!
      Beijos

  5. E normal depois de 2 meses sem menstruar.a .enstruaçao vlltar?

    • Almanaque dos pais

      Olá Lia,
      Pode acontecer sim. Nesses casos é sempre bom agendar uma consulta com seu ginecologista.
      Beijos

  6. teresa jamba

    Agradecia imenso me aclaracem eu hoje tivi um pequeno sangramento forao umas manchinhas tenho 19 semanas a placenta na 14 semanas estava um poco baixa .obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.