38 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 38 semanas de gestação

Você já está na 38ºª semana de gestação e o trabalho de parto começará em breve. Todo seu corpo está se preparando para este momento.

Você e seu corpo

Foto: Graphic Girl

Sua barriga já está com 38cm de altura (medindo com uma fita métrica posicionada da virilha até o topo do útero). Levar todo esse peso e passar por tanta alteração em seu corpo é merecedor de todos os mimos, carinhos e cuidados que você recebe de seus familiares e amigos. Faça também sua parte e tente relaxar, descansar e se aproveite todos os momentos tranquilos que logo serão raros, pois o bebê precisará de você não só nos primeiros dias de vida, mas pela vida toda. Claro que é cansativo, mas não há nada melhor no mundo do que ser mamãe.

Se você é do tipo que ama estar grávida, aproveite cada segundo porque esta fase está acabando. Se você é do time que está ansiosa para ter seu corpo de volta, acalme-se porque no seu caso esse momento também se aproxima.

Com o final da gestação próximo você pode estar se perguntando como é que o seu filho irá sair de dentro de você. Tenha calma e lembre-se de que todos nós nascemos de alguma forma, seja parto normal ou cirúrgico, e o corpo da mulher é preparado para esse momento, além de que uma equipe médica estará ao seu lado caso ocorra qualquer emergência.

Seus seios estão ainda mais pesados e o colostro pode ser visto saindo de seu mamilo quando a ducha do banho esquenta seus seios, ou mesmo por uma marquinha em seu sutiã. Se estiver saindo uma quantidade considerável de colostro é melhor começar a utilizar absorvente para seios. Existem várias marcas no mercado que são confortáveis e deixam os mamilos, que estão mais proeminentes, menos marcados em suas roupas. Por sinal roupa é um item que está cada dia mais difícil de caber em seu corpo nessa fase, não é mesmo?
Está na hora de evitar lugares fechados e com pessoas. Principalmente agora você precisa se resguardar para evitar resfriados, gripes e qualquer outro tipo de doença que pode interferir em seu trabalho de parto ou recuperação. Já imaginou você tossindo e espirrando após uma cesárea? Não é nada agradável e pode até interferir na cicatrização.

Lave sempre as mãos e tenha álcool em gel na bolsa para usar ao pegar em maçaneta, corrimão, contato com outras pessoas ou mesmo durante as compras em um supermercado.

Fique atenta a todos os sinais que seu corpo pode lhe enviar, desde inchaço, dor de cabeça, sangramentos, contrações (indolores ou não, regulares e mais de 6 vezes por hora) até sua bolsa que pode estourar. A qualquer momento seu bebê pode chegar, mas segure a ansiedade porque ele pode estar tão confortável em sua barriga que quer aproveitar as semaninhas restantes protegido em seu útero.

Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Semana 38

Seu Bebê

Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 49cm da cabeça aos pés (ou 35cm da cabeça ao bumbum) e pesando cerca de 3,100Kg.  Ele está prontinho para nascer.
O órgão genital, seja menino ou menina, já está completamente formado.
Os lóbulos de suas orelhinhas já possuem cartilagem, por isso estão ficando mais firmes.
Seu aparelho digestivo continua trabalhando. O bebê engole o líquido amniótico que é digerido e eliminado pela urina ou acumulado em seu intestino na forma de mecônio. O mecônio é conhecido como a primeira fezes do bebê. Possui aspecto viscoso, de cor esverdeada bem escura e é formado por água, mucos, lânugo, vérnix caseoso, restos celulares e sucos gástricos e pancreáticos.
É raro encontrar o mecônio no líquido amniótico antes de 38 semanas de gestação, porém em alguns casos o bebê pode eliminá-lo durante o trabalho de parto devido à compressão do abdome, o que não significaria sofrimento fetal.

Alimentação da mamãe…

pipoca (498x640)A compressão do intestino pode agravar ainda mais a prisão de ventre. É imprescindível beber muita água, pelo menos 2 litros ao dia, e ingerir fibras, tais como:
Cereais integrais: aveia, arroz integral, milho, pão e macarrão integral.
Frutas: laranja com bagaço, mamão, abacaxi e maçã com casca. A ameixa preta pode ser ingerida em calda ou seca.
Verduras e legumes: brócolis, alface, couve, rúcula, cenoura, abóbora e chicória.
Outro alimento que auxilia os movimentos peristálticos é a pipoca. Aposto que essa foi a melhor dica desta semana, aproveite e assista a um filminho. Mas nada de abusar do sal e para acompanhar prefira um suco de fruta natural.

Dicas da semana:

cinema by Peter Szustka (640x480)Aproveitando que a pipoca é uma aliada para o funcionamento do intestino, ainda dá tempo de pegar um cineminha. Se conseguir emendar com um jantar romântico será perfeito. Durante o jantar fale sobre o futuro e como vocês se imaginam daqui a 5 ou 10 anos. Também é importante que vocês tenham consciência que filhos alteram complemente a rotina e prioridades do casal, e vocês precisam encontrar novas formas de demonstrar carinho e amor entre vocês.

algodaoDurante os primeiros meses do bebê é indicado que a higiene durante a troca de fraldas seja feita com algodão umedecido em água morna, e não com lenços umedecidos que podem irritar a pele sensível do recém-nascido. Tenha em casa uma garrafa térmica nova (ou que nunca tenha sido utilizada com nenhum líquido com cheiro como café, chá e suco), ao menos um pacote de algodão e um potinho em que você possa colocar a água para molhar o algodão. Um lixo próximo ao trocador também ajuda bastante, porém se ficar no quarto do bebê não o utilize para colocar fralda usada porque elas em pouco tempo ficam com cheiro muito forte.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Semana 34

34 Semanas de Gestação

Com 34 semanas de gestação o seu bebê já está com a pele lisinha e roseada e aquele rostinho lindo que em breve você verá em seus braços.

9 comentários

  1. boa noite. ..estou com uma dúvida cruel minha última menstruação foi 20-11-2015 e minha data prevista para o parto é 26-08-2016 ontem fiz uma ultrassom e mostrou que meu bebê está com 2470 kg e cf 6,68 o medico falou que meu bebê não está desenvolvendo de acordo com a idade gestacional é como se eu estivesse gravida de 34 semanas e não de 38..é anos mostrou q vou ganhar bebe 1 mês depois da data prevista..o tamanho aí q indiquei ai está dentro do normal????

    • Almanaque dos pais

      Olá Fanliany,
      Fatores genéticos influenciam muito neste último trimestre de gestação, ou seja, se você ou o pai do bebê nasceram pequenininhos, pode se que seu bebê também acompanhe esse mesmo padrão.
      Avalie junto com seu obstetra se houve algum engano para datar o início da gravidez ou, se necessário, se deve realizar um novo ultrassom para obter mais informações sobre peso e tamanho do bebê.
      Beijos

  2. glaucia dias

    Minha ultima metruacao foi dia 19/05/2015,ai em junho eu não metruei e nem julho ai fiz exame de sangue 25/7/2015 Então to de contos mês eu não entendo… De quantos mês eu to,medico fala que eu canhou 25/3/16

  3. não sei ultimo dia da mestruação

  4. Regiane Arruda

    É estou quase lá! E mesmo carregando a minha experiência ainda surgem as dúvidas. Hj estou com 38 semanas e 3 dias e faço dois pré natal, um pelo SUS e outro pelo convênio. Pois bem no SUS está sendo melhor por incrível que pareça pois no convenio já troquei de médico 4x pois os médicos estão se desligando da Greenline, e essa última troca foi agora nas 37 semanas. Minha AU sempre bateu nos dois pré natal. Mês passado as 34 semanas minha AU era de 34 cm isso em ambos pré natal, mas Qdo passei com essa nova médica com 36 semanas ela mediu os mesmos 34cm, porém no Sus a medição foi realizada dias antes e AU era de 40cm. Eu que gosto das coisas muito explicadinhas pirei rsrs. Semana seguinte nas 37 questionei no Sus e como meu médico de lá sabe que tenho convenio ele mediu novamente e ainda mostrou pra mim, e ainda disse que a médica tá loka pois faz tempo que passei pelos 34cm de AU, na ocasião eu já estava com 41cm. No dia seguinte passei no convenio e perguntei pra médica se estava certo afinal de contas 3 semanas sem desenvolvimento da AU não é bom sinal, ela disse que a medição anterior deveria estar errada e a AU estava, (nas 37 semanas), 35cm. A diferença é imensa. E ela disse mais disse que minha bebê pela experiência dela não vai ser grande, irá nascer no máximo com uns 3200kg. Nesse dia ela me examinou e detectou 3cm de dilatação ela já está encaixada, porém o colo ainda grosso, daí ela deu uma descolada na minha bolsa, esse procedimento é normal? E passados 4 dias estou aki com os mesmos 3cm. Eu realizei um ultrassom com 36 semanas aonde minha Rebequinha estava pesando 3203kg e fêmur medindo 7,3 cm e a médica do convênio com o ultrassom na mão disse que pela minha AU que a bebê não poderia estar naquele tamanho todo e que provavelmente foi medido errado… Tá certo que o importante é que minha princesa venha com saúde mas que pirei nessa eu pirei rsrsrs. No convenio agora só passo na emergência, pois não consigo agenda com a médica do pré natal que só está disponível no mês que vêm… Absurdo isso, até no SUS consigo agendar bonitinho e qdo falta agenda a atendente vai até o médico e ele libera um horário pra me encaixar, acho que a médica do convênio não fez muita conta pq ela não me acompanhou desde o início sei lá, pois ela disse pra tentar remarcar um retorno pra semana seguinte porém se não conseguisse era pra estar passando na emergência toda semana. Só sei que estou quaseeeeeeee lá! Não estou suportando minhas noites pois a dor que sinto na virilha qdo me deito e qdo me viro de um lado pro outro é absurda, é uma dor insuportável e nunca senti isso na minha vida, cada dia que passa a dor parece aumentar eu chego a gritar de dor ao me deitar e me levantar…

    • Almanaque dos pais

      Olá Regiane! Já na reta final e a ansiedade parece que toma conta da nossa vida, não é mesmo?
      Vamos às dúvidas: Sempre que há pessoas envolvidas em algum exame (quando é realizado por pessoas e não por máquinas), é natural que ocorra algumas diferenças nas medições, isso porque um mede um pouco mais acima, outro mais abaixo, fora que a experiência de um faz com que adote um critério, enquanto do outro o faz adotar outros critérios. Fazer pré-natal com dois ou mais médicos diferentes (como no seu caso que teve que trocar tantas vezes de GO por causa do convênio) pode sim bagunçar os números e a cabeça.
      Aproveitamos para desejar a você uma boa hora, que sua Rebequinha chegue cheia de saúde, sorrisos, amor e luz, trazendo ainda mais felicidade para sua família.
      Beijos

      • Regiane Arruda

        Pois é, a ansiedade toma conta mesmo! Rsrsrs
        Hj estou completando as 39 semanas e nunca cheguei tãoooo longe, o máximo que cheguei foi 38 + 3, ontem fui no hospital pois minha barriga tava endurecendo ( e ainda está) muitas vezes ao dia, há momentos que chega a endurecer umas 3x em fração de cada 5min. Mas fui liberada como já esperado, e continuo com os mesmos 3cm de dilatação já há 8 dias, chega a me dar medo de não entrar em trabalho de parto, justamente por uma gestação não ser igual a outra!
        Não quero cesarea e se possível não quero indução, quero que as coisas fluam o mais natural possível, meu maior medo é dela passar da hora pois a idéia de chegar nas 40 semanas me assusta, já que nunca cheguei até lá….
        Bom de qualquer forma logo logo ela estará em meus braços, e eu só tenho a agradecer a toda equipe do almanaque que me acompanhou desde o início sempre esclarecendo minhas dúvidas…
        Bjossss e obrigada de coração ♥

        • Almanaque dos pais

          Olá Regiane, tudo bem?
          Que delícia estar nessa reta final, o coração fica disparado com tanta ansiedade para pegar sua pequena nos braços, não é mesmo?
          Fique atenta aos sinais de trabalho de parto e nas movimentações do bebê. Mais de 3 horas sem movimentação é aconselhável procurar um atendimento médico.. O parto normal é, sem dúvidas, a melhor opção para a mamãe e bebê, porém desde que a situação seja favorável, ou seja, dilatação, contrações, posição do bebê, entre outros fatores que são importantes para o sucesso do parto normal. O mais importante é que você esteja saudável para receber uma filha saudável nos braços, mesmo que para isso o médico tenha que optar por outro método.
          Nós é quem agradecemos por nos deixar acompanhar de perto sua gestação, foi maravilhoso compartilhar com você nossos conhecimentos.
          Desejamos uma boa hora para você e estamos aguardando mais notícias!
          Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.