12 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 12 semanas de gestação

Esta é a última semana do terceiro mês lunar, e também do primeiro trimestre. Você deve estar se sentindo mais disposta e com bem menos enjoos e azia. Outro motivo para comemorar é que a partir desta semana as chances de ocorrer um aborto espontâneo caem drasticamente e você já poderá anunciar aos sete ventos que um herdeiro está a caminho.

É provável que estejam notando que você ganhou uns quilinhos. Se você estava mantendo segredo sobre a sua gravidez, agora é a hora de contar para todo mundo “Estou grávida”.

Assista ao conteúdo da 12ª Semana de Gravidez no YouTube

 

Você e seu corpo

sorvete e frutasCom os enjoos diminuindo o seu apetite já deve estar de volta. É muito comum sentir-se atraída por alimentos que antes não chamavam muito a atenção, especialmente os alimentos mais “refrescantes”, tais como sorvetes, legumes e verduras cruas, iogurte e até gelo.

As dores nas mamas diminuem e podem até desaparecer, apesar delas continuarem maiores. As auréolas começam a escurecer e em torno delas surge uma pigmentação que só diminuirá, aos poucos, após o parto. Podem aparecer manchinhas escuras em seu rosto também.

Se esta for sua primeira gravidez, é bem provável que a barriguinha esteja mais evidente somente agora. Porém se você já teve outras gestações, a barriguinha já apareceu a algumas semanas. Se você ainda não mudou seu guarda-roupa, é hora de começar a procurar modelos próprios para gestantes e roupas mais largas e confortáveis. É importante trocar os sapatos que devem ter um saltinho pequeno e serem bem confortáveis, pois logo mais você estará mudando seu ponto de equilíbrio, o que aumenta o risco de quedas.

O útero começa a se posicionar numa região que pressiona menos a bexiga, ou seja, menos idas ao banheiro. Mas é só por enquanto porque no terceiro trimestre o bebê já estará tão grande que as idas ao banheiro se multiplicam.

Fique tranquila porque o útero, que antes da gravidez pesava cerca de 70g, possui a fantástica habilidade de crescer até 1.000 vezes de tamanho para proteger o seu bebê e pode chegar a mais de 1 quilo de peso.

Começar a chorar em comercial de margarina, ou vendo uma criança abraçar seus pais, ou até mesmo ao notar uma família carente na rua, é normal e acontece por você estar emocionalmente sensível por conta da gravidez. Lembre-se de mudar de canal ou mesmo desligar a TV quando um filme ou programa com imagens ou histórias que te possam te abalar estiver passando.

12-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-12-bebeSeu herdeiro já estará até o final desta semana entre 7 e 11cm de comprimento da cabeça aos pés e pesando entre 13 e 20g.

A placenta, que será sua piscina aquecida até o dia do nascimento, já está formada. Ela possui cerca de 50ml de líquido amniótico e este líquido começa a ser deglutido pelo bebê. Com os rins já funcionando, esta ingestão permite a formação de urina que é eliminada novamente no líquido amniótico. Um pouco nojento, mas perfeitamente normal.

Seu bebê já chuta, soca, estica… mas por ele ser muito pequeno, ter muito espaço para se mexer e também pela posição do seu útero, você ainda não sentirá esses movimentos.

Assim que ele crescer mais um pouco e começar a pressionar a parede do útero você sentirá seus movimentos intensamente.

Entre a 12ª e 18ª semana é o período mais crítico do desenvolvimento cerebral do bebê.

Evite a qualquer custo álcool, tabaco (inclusive mantenha distancia de qualquer pessoa fumando) e drogas. É nesta semana que a glândula pituitária do pequeno começa a produzir hormônios.

Suas orelhas já estão no lugar certo e seus olhos também já se posicionaram. Os cabelos começam a crescer, mas é bem provável que seu bebê nasça carequinha.

Os dedos dos pés e das mãos já estão separados, inclusive ele começa a chupar o dedão, isso é muito fofo, não é mesmo?

Os intestinos continuam migrando do cordão umbilical para dentro do abdômen e começam os movimentos peristálticos (contrações intestinais que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos).

Alimentação da mamãe…

Os enjoos podem estar diminuindo, mas continua essencial se alimentar a cada 3 horas, até porque sua fome pode aumentar bastante.

Ingerir bastante leite e derivados auxiliará na obtenção do cálcio necessário para suprir você e o bebê durante a gestação e também durante a amamentação.
Recomendamos a leitura do artigo: A canela na gravidez: riscos de aborto e no desenvolvimento cerebral do bebê

Dicas da semana:

Com a disposição voltando, uma caminhada pelo bairro fará muito bem para seu corpo e mente e, consequentemente, suas noites de sono serão melhores.
homem cama

Não fique surpresa se começar a achar o seu parceiro ainda mais atraente. Provavelmente fazer sexo não é uma das suas prioridades neste momento, porém sua libido, a abstinência que geralmente ocorre no primeiro trimestre por conta da indisposição, a energia voltando, mais o suprimento extra de sangue indo também para a área genital, logo o desejo voltará com força total. Agradeça ao estrogênio!

Lembrando que fazer sexo durante a gravidez é perfeitamente seguro, exceto em caso de gravidez de risco. Algumas mulheres dizem que sexo durante a gravidez é o mais prazeroso que já tiveram. E fique tranquila, o seu bebê não será machucado ou terá algum tipo de trauma, ele está muito bem protegido por um muco que recobre o colo do útero e o líquido amniótico age como um amortecedor para qualquer “vai e vem”. E seus olhos permanecerão fechados até o sétimo mês.
Leia também: Sexo na gravidez: As 11 melhores posições (com imagens)

Dê adeus às roupas apertadas por enquanto, elas podem trazer desconforto e dores na barriga e até falta de ar. Vá às compras e aposte em batas, vestidos, calças e bermudas para gestantes. Os acessórios garantem um visual diferente a cada saída de casa: lenços, colares, cintos e bolsas podem fazer milagres.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

15-semanas-de-gestacao

15 Semanas de Gestação

A partir desta 15 semanas de gestação já é possível descobrir o sexo do bebê. Confira essa e muitas outras novidades!

8 comentários

  1. Ana karoline

    Estou com 12 semanas, tudo parece um sonho, louca pra saber se é uma princesa ou príncipe…

    • Almanaque dos pais

      Olá Ana,
      Que delícia, parabéns pela Gestação!
      Segura só mais um pouco a ansiedade, faltam 6 semanas para você descobrir o sexo através do ultrassom. Se a ansiedade for muita, um exame de sexagem fetal já pode ser realizado.
      Beijos

  2. Que bacana esse site!!! Estou amando ler semana a semana!!
    Estou de 11 semanas e 5 dias ansiossima para saber se vem uma princesa ou um principe!!
    Esperei um ano por essa tão sonhada gravidez..e Deus me deu esse presente lindo!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Ligia,
      Adorei saber que está acompanhando com a gente a sua gestação. Hoje você já consegue descobrir o sexo através de um exame de sangue chamado sexagem fetal, porém a rede pública ou convênios não cobrem esse exame. Outra dica é segurar um pouco a ansiedade e aguardar até aproximadamente a 18ª semana de gravidez.
      Parabéns pela gestação, conte sempre as novidades para a gente, adoramos acompanhar com vocês esse momento tão incrível.
      Beijos

  3. RAQUEL BERNARDA

    EU ESTOU GRAVIDA DE TRES MESES VOU ENTRAR NO QUARTO MES E ESTOU MUITO FELIZ E O MEU PRIMEIRO BABY,ESTOU MUITO ANSIOSA PARA SABER QUAL SEXO POIS QUERO COMPRAR AS COISAS PARA O MEU BABY.

    • Almanaque dos pais

      Que delicia Raquel, parabéns para vocês.
      Realmente saber o sexo do bebê pode causar bastante ansiedade. Para quem não aguenta esperar existe um exame de sangue que pode lhe indicar o sexo a partir da oitava semana de gestação.
      Beijos e volte para nos contar se é uma princesa ou um garotão!

  4. Estou com 12 semanas de gravidez e estou muito ansiosa para saber o sexo e para saber como ele é.

    • Olá Ana Letícia! Parabéns pela gravidez. Segure só mais um pouquinho a ansiedade, na 15ª semana você já poderá saber o sexo do bebê e começar a pensar no quartinho. também não vai demorar muito para você ver o rostinho do bebê se optar por um ultrassom 3D ou 4D, mas as melhores semanas para ver o rostinho do bebê são entre a 28 e 32.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.