Sua Gravidez: 23 semanas de gestação
A 23ª semana de gestação é, também, a segunda metade do sexto mês lunar e já está ficando praticamente impossível esconder a gravidez. Talvez você já pegue as famosas filas preferenciais sem receber um olhar torto ou desconfiado.
Você já começou a conversar e cantar para a barriga? A audição do seu bebê está ainda mais desenvolvida, aproveite!
Assista ao conteúdo da 22ª Semana de Gestação no YouTube
Você e seu corpo
Seu útero já mede cerca de 22 cm, porém ele chegará a cerca de 40cm até o final da gestação. Isto significa crescer cerca de 1 cm por semana até o nascimento.
Esta é uma das melhores fases da gestação, sua barriga está evidente, porém você ainda não se sente tão pesada como nas últimas semanas anteriores ao parto. Seu parceiro começa se sentir mais “pai” ao notar sua barriga crescendo e podendo sentir os movimentos do bebê. Aproveite!
Com o nível de estrogênio elevado seus cabelos estão mais volumosos. Uma ótima notícia para a maioria das mamães!
Você poderá ter algumas crises de dor de cabeça durante esta semana e nas próximas também. Claro que é culpa dos famosos hormônios da gravidez ou por desidratação.
Lembre-se que ao sentir sede você já está desidratada. Para aliviar, além de beber água, tente ficar em um quarto escuro e coloque uma bolsa de água fria ou uma toalha molhada sobre os olhos. Se as dores forem persistentes ou muito fortes procure seu médico e nunca tome remédios sem autorização.
Durante toda a gravidez a umidade vaginal é aumentada. O muco é transparente ou branco, sem cheiro e não provoca coceira. Se houver qualquer alteração nesse muco, seja na cor, consistência, odor ou irritabilidade, procure um médico porque pode haver uma infecção causada por fungos.
Outro transtorno causado pela explosão hormonal é que, com o aumento da progesterona, ocorre um relaxamento da válvula estomacal, ou seja, a azia pode aumentar. Evite ingerir líquidos durante as refeições e faça refeições leves. Se alimentar a cada 3 horas também é um bom aliado.
Já sentiu as contrações de Braxton Hicks? Elas são indolores, concentradas na parte de cima do útero podendo ser sentidas com suas mãos e significam que seu útero está treinando para a hora do parto. A cada semana elas ficam mais fáceis de identificar, especialmente após praticar exercícios, ao se curvar ou mesmo depois de atividade sexual.
Seu Bebê
Seu filhote já está medindo cerca de 20 cm (da cabeça até o bumbum – ou 28 cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 460g. Seu peso poderá aumentar quatro vezes em quatro semanas e com certeza há bastante pele extra para que a gordura se acumule sobre ela. Pois é, a produção de pele está bem acelerada para suportar o ganho de peso e altura que será bem intenso até o nascimento.
Os ossos estão mais fortes a cada dia e o seu bebê pode até sentar-se em sua barriga. Outro benefício é que seus ossos da orelha média endureceram e agora ele pode ouvir bem melhor – principalmente os sons graves – e já leva inclusive alguns sustos. Você poderá sentir os pulinhos quando um cachorro latir, buzinas e alarmes soarem ou qualquer outro som alto e repentino disparar perto de você.
Ele já pode mover todos os músculos, prepare-se para mais chutes e danças deste campeão de natação, afinal ele está imerso em cerca de 1 litro de líquido amniótico. Sentir os movimentos do seu filhote é um dos melhores sinais de que tudo está correndo bem com o pequeno.
Desde a nona semana o pâncreas estava em formação. Agora ele já está todo desenvolvido e possui duas principais funções: liberar enzimas para a digestão dos alimentos; e produzir hormônios para regular os níveis de glicose no corpo. Até o momento era o pâncreas da mamãe que executava essas funções para o bebê.
Os olhos do seu bebê começam a se movimentar, de forma similar ao quanto estamos sonhando. Porém suas íris ainda não possuem coloração.
Alimentação da mamãe…
Para suprir as necessidades de ferro e evitar anemias, inclua em suas refeições o feijão, vegetais com folhas verde-escuras (tais como agrião, escarola, brócolis, espinafre e couve) e carnes.
Porém para a retenção do ferro também precisamos da vitamina-C, encontrada em frutas cítricas tais como laranja, acerola, limão, brócolis (novamente), couve-flor, morango e tomate.
Dicas da semana:
Se você é uma mamãe que está preocupada com o parto, em dúvida de qual o melhor para você e seu bebê, ou mesmo não conhece todos os tipos de parto, abaixo temos algumas informações que poderão lhe ajudar:
–Parto normal: Oferece menos risco de infecções, hemorragias ou mesmo prematuridade do bebê, além de uma recuperação bem mais rápida do que a cesariana. O parto era dolorido na época de nossas avós, pois hoje existem técnicas para que o parto normal ocorra sem traumas para a mamãe e o bebê.
–Parto cesáreo: É um procedimento cirúrgico e é indicado quando o bebê é muito grande, está em posição inadequada, sofrimento fetal ou descolamento prévio da placenta.
–Parto domiciliar: Como o nome já diz, é parto em casa e só é recomendado em gravidez de baixo risco e sempre com o acompanhamento do médico obstetra e enfermeiro. É realizado o parto normal, porém se houver qualquer complicação a gestante deverá ser levada imediatamente a um hospital.
–Parto na água: Algumas maternidades já possuem banheiras para estimular o nascimento, ou mesmo para realização do parto na água. A água é morna e poderá ajudar a aliviar as dores da contração.
–Parto de cócoras: Esta posição é conhecida como a posição de parto das índias. Ela facilita a saída do bebê e diminui a dor das contrações. Várias maternidades possuem um banco especial para este tipo de parto, porém uma cadeira ou apoio poderá ser usado.
Para decidir o melhor parto para você e seu filhote e tirar todas suas dúvidas converse com seu médico. Ele lhe informará sobre as melhores opções para o seu caso, exercícios respiratórios e como identificar quando se inicia o trabalho de parto. Se matricular em um curso preparatório também poderá diminuir sua ansiedade ou mesmo receios.
Dica nº 2: Sempre que for ao supermercado, alimente-se em casa antes de sair. Fazer compras com fome ou sede só aumenta a quantidade de produtos supérfluos e, geralmente, nada nutritivos e muito calóricos. Fazer uma lista com os alimentos saudáveis que você precisa ingerir ajuda a manter o foco, mas vale a pena variar bastante nas receitas para sempre ter uma opção diferente e saborosa.
Se você costuma comer em restaurantes, opte por grelhados com legumes e saladas e para a sobremesa frutas da época, gelatinas ou picolé de frutas. Privilegie uma refeição variada e que trará benefícios para você e seu bebê.
Estou com 23 semanas e me preocupo pois meu bebê com 22+5 semanas estava com apenas 24 cm (cabeça aos pés) e com 525 gr. Achei ele mto pequeno e muito gordinho. Está bem diferente das referências.
Oi vou completar 23 semanas amanhã e meu bebe mexe pouco,tem dia que ele tá agitado outros quase não mexe será normal.As vezes fico preocupada.beijo.
Oii
Meu nome e mayara
Estou gravida de 23 semanas todos os dias qdo acordo minha barriga fica dolorida depois sinto uma dor no lado direito proximo ao umbigo e segue o decorrer do dia e qdo eu ando sinto uma dor no pe da barriga o que pode ser pois estou muito preocupada tenho medo que seja algo grave pois sou casada com meu primo
Olá Mayara, tudo bem?
Parabéns por sua gravidez!
Essa dor na barriga acontece devido aos músculos estarem se distendendo devido ao crescimento do útero ou até mesmo pelo aumento dos gases.
A dor no pé da barriga, chamada de dos pélvica, também é muito comum. Converse com seu obstetra para que ele lhe oriente sobre as melhores formas de amenizar essas dores caso elas estejam muito fortes.
Sugiro para você esse artigo aqui: Dor na virilha durante a gravidez | Dor pélvica.
Beijooos
Matéria mto interessante! Estou com 23 semanas e estou sentindo uma dor bastante forte no pé da barriga do lado esquerdo indo pra coluna na região lombar, mas somente do lado esquerdo, a dor começou de repente. O que poderia ser isso?
Olá Fernanda, tudo bem?
É possível que seja a dor pélvica (para saber mais sobre a dor pélvica clique aqui). Mas eu sempre oriento que qualquer dor, desconforto ou dúvidas você deve conversar com seu obstetra o quanto antes. Sendo a dor pélvica ele poderá lhe indicar alongamentos ou mesmo algum tratamento para controlar essa dor.
Depois volte para nos contar como você está!
Beijos
Oi. Estou com 23semanas sento dor pélvica no osso púbico, um bb, queria saber se é início de parto prematuro, ou se é apenas peso da barriga?? Senti dor do meu primeiro filho próximo ao parto com 7a8 meses. ..o que eu faço, me ajudam!!
Olá Débora, tudo bem?
A dor pélvica pode atormentar a vida desde o segundo trimestre sim.
Temos um post que fala sobre como você pode amenizar as dores, mas lembre-se de falar com seu médico se a dor estiver intensa ou em caso de dúvidas, combinado? Clique aqui para ver o post.
Beijos
Gostei mto da matéria…estou grávida de GÊMEOS…com 23 semanas…
Parabéns pela gestação Mayra,
Temos mais conteúdo sobre gestação gemelar que você também pode gostar:
Gestação gemelar | Gravidez de gêmeos
A gravidez múltipla e o parto de gêmeos
Gestação gemelar: Mais gêmeos que antigamente
Beijos
Parabéns pela matéria, aliás, pelo site. Estou na semana 23 e só procuro informações aqui no Almanaque dos Pais. Informações completas e fáceis de compreender, tem de tudo o que eu preciso saber. Muito completo, parabéns à toda a equipe.
Tudo bem Jessica?
Parabéns pela gestação! Desejamos que sua gravidez seja muito saudável e que o seu bebê chegue esbanjando saúde e trazendo muitas alegrias.
Obrigada por sua mensagem, esse reconhecimento ao nosso trabalho é nossa maior realização e nos deixa imensamente felizes.
Beijos <3