Friday, Apr. 18, 2014

10 Semanas de Gestação

Escrito por:

|

13/01/2013

|

Publicado em:

10 Semanas de Gestação

Sua Gravidez: 10 semanas de gestação

É nesta décima semana que, finalmente, o embrião será promovido a feto, e a fase mais perigosa para doenças congênitas está ficando para trás. Essencialmente seu bebê é uma versão em miniatura (daquelas bem pequeninas mesmo) do que ele será ao nascer, por volta da quadragésima semana.
Outra comemoração é que os enjoos e azias podem começar a diminuir nesta semana, mas para compensar as alterações de humor podem se acentuar.

Você e seu corpo

O volume de sangue irá aumentar de 40% a 50% até o final da gestação, e isto já pode ser notado através das veias de seu corpo que ficam mais aparentes a cada semana.
Como os níveis do hormônio beta-hCG são mais elevados em gestações de meninas, algumas pessoas arriscam dizer que se você continua enjoando muito, ou os enjoos aumentaram na 10ª semana, você pode estar grávida de uma menina, mas ainda é muito cedo para ter certeza do sexo através do ultrassom, apenas um exame de sangue específico poderá lhe dar essa certeza. Então segure a ansiedade!
O aumento do hormônio progesterona poderá deixar seu rosto mais ruborizado.
Com a gestação cada vez mais evidente, também é a hora das pessoas começarem a compartilhar com você suas próprias histórias e experiências sobre gestação e parto. O seu desafio é filtrar o que quer ou não ouvir, pois nem todos os conselhos podem ser benéficos para você ou se adaptam ao seu estilo de vida ou crenças. Lembre-se de que todas as dúvidas relativas à sua saúde e do seu bebê devem ser conversadas com o seu médico.

Gestação X Balança

balancaVocê deve ter ganhado cerca de 400g até agora. Apesar de a crença popular dizer que se deve ganhar 1 quilo por mês, na verdade o terceiro trimestre é o período que mais se ganha peso. Cerca de 300 a 500 calorias a mais por dia é mais do que o suficiente para satisfazer as necessidades da mamãe e do bebê. Claro que estamos falando de uma dieta balanceada, nada de aumentar as calorias em chocolates, frituras e outros alimentos pesados e gordurosos que não alimentam e só colaboram na balança.

Se você está grávida de um único bebê, temos as seguintes referências para ganho de peso até o final da gestação:

- Gestante acima do peso ideal –6 a 10 quilos
- Gestante com o peso ideal – 10 a 16 quilos
- Gestante abaixo do peso ideal – 12 a 18 quilos
No final da gestação os quilinhos as mais estão localizados no bebê (cerca de 3 quilos), útero e placenta (cerca de 1,5 quilos), mamas (cerca de 1 quilo), gordura (cerca de 3,2 quilos) e sangue (cerca de 3,5 quilos)
Se você está grávida de múltiplos, as referências para ganho de peso até o final da gestação são:
- Gestante acima do peso ideal – 12 a 14 quilos
- Gestante com o peso ideal – 14 a 18 quilos
- Gestante abaixo do peso ideal – 18 a 22 quilos

Seu Bebê

Semana 10 maoSeu comprimento varia entre 28 e 42mm e já pesa cerca de 5g. O visual girino acabou e sua cauda já desapareceu e se fundiu à coluna vertebral.
Como dito anteriormente, nesta semana seu bebê será promovido de embrião para feto. No período embrionário houve a formação dos órgãos e, consequentemente o bebê estava bem mais vulnerável e substâncias químicas, biológicas e meios físicos poderiam causar problemas de má formação.
Nesta semana inicia o período fetal, ou seja, seus órgãos estão formados e começa o processo de amadurecimento e crescimento até o dia do nascimento, quando caberá somente ao corpo do bebê lidar com o seu próprio desenvolvimento.
Seu coraçãozinho está desenvolvido e seus olhos começam a migrar para a frente da cabeça a medida que esta cresce. A pálpebra não está mais transparente. Nos próximos dias a sua língua também já estará formada.
Se o seu bebê for do sexo feminino, o clitóris já começou a se formar. Porém se for menino a produção de testosterona já começou e o pênis irá se formar a partir dos mesmos tecidos que formariam o clitóris da menina. Mas ainda é cedo para identificar o sexo no ultrassom. Se você tem pressa ou está muito ansiosa, um exame de sangue poderá dizer o sexo do bebê desde a 8ª semana de gestação.
Com os dedos das mãos e dos pés separados e todas as articulações praticamente formadas, seu bebê já se movimenta, e muito, pelo útero. Ainda é cedo para sentir, mas em breve você perceberá umas borboletinhas em sua barriga.
Os rins do bebê já começaram a filtrar o sangue e produzir urina. Sucos digestivos também estão sendo secretados no estômago que logo estará pronto para digerir o líquido amniótico que o bebê começará em breve a engolir.
Seu filhote já tem pescoço e os ossos da face se formaram. Com isso já é possível realizar, na ultrassonografia, o exame da translucência nucal, que é medida entre a 11ª e 13ª semana gestacional e avalia se há acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, que aumenta o risco de alteração cromossômica (Síndrome de Down é um exemplo), malformações ou algumas síndromes genéticas. Vale lembrar que não existe um diagnóstico preciso, o exame apenas revela o risco de alguma alteração.

Alimentação da mamãe…

Cuidado com o aumento excessivo de peso, principalmente se ele for consequência de uma má alimentação. Uma alimentação saudável fará com que você perca o peso com mais facilidade após o parto.
Faça lanchinhos leves entre as refeições, barrinhas de cereal, gelatinas, frutas secas ou queijo branco são ótimas opções.
Não existe um consenso sobre o uso de adoçantes, então se não há nenhuma contraindicação (como obesidade ou diabetes), prefira o uso moderado de açúcar.
Outro alerta é com o consumo de cafeína. Limite a duas xícaras de chás cafeinados ou de café por dia. E evite refrigerantes, substitua pela limonada que auxilia muito na diminuição dos enjoos.

Dicas da semana:

alimentos saudaveisConvide o maridão para, juntos, melhorarem a alimentação em casa. A alimentação saudável trará benefícios para a família inteira. Se você sentir enjoos ao cozinhar, peça para que outra pessoa cozinhe para você.

Tenha cuidado ao se levantar, devido à gestação o nível de açúcar em seu sangue pode ficar baixo em alguns momentos e causar tonturas. Levante devagar e dê um tempo para seu corpo ajustar a pressão sanguínea.

Geralmente é nesta semana que o desejo sexual volta a aparecer, surpreenda o seu companheiro!

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre o autor

Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

2 Comentários

  1. Danielle
    21/03/2014 at 13:54

    Gostaria de receber os acontecimentos semana a semana de uma gestação. Estou na décima semana e toda terça inicio uma nova semana. Obrigada,

    • Almanaque dos pais
      21/03/2014 at 15:15

      Olá Danielle, Em breve teremos a opção de assinar a newsletter para a gravidez semana a semana, ainda estamos desenvolvendo o conteúdo e testando a ferramenta de envio. Beijos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>