15 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 15 semanas de gestação

Its a girl
Foto: doriana_s

Estamos próximos ao quinto mês lunar de gravidez e a barriguinha já está aparente. A partir desta semana você poderá descobrir o sexo do bebê e até mesmo sentir movimentos na barriga, inclusive alguns movimentos respiratórios do seu filhote já podem ser vistos no ultrassom.

Continue lendo para descobrir ainda mais novidades desta décima quinta semana de gestação.

Assista ao conteúdo da 15ª Semana de Gestação no YouTube

Você e seu corpo

Já é possível sentir o seu útero a cerca de 8cm abaixo do umbigo. Seu obstetra começará a medir a “altura do fundo uterino” para assegurar que o bebê esteja crescendo adequadamente. Esta é a medida entre o fundo uterino e o osso púbico.

É possível que você esteja sentindo algum desconforto ao dormir por conta da barriguinha aparecendo, mas mesmo que não seja este o caso é melhor começar a se acostumar com algumas posições mais confortáveis para a mamãe e bebê. Experimente deitar-se de lado, sendo o lado esquerdo o mais indicado por liberar mais nutrientes para o bebê e fazer com que seus rins possam trabalhar melhor e diminuir o inchaço.

Usar almofadas, inclusive para apoiar a barriga, trará mais conforto para dormir e descansar.

Talvez sua barriga não esteja muito grande, ou talvez ela já esteja bem proeminente. Ao olhar para baixo talvez você nem consiga mais ver seus pés. Provavelmente você ainda não está com a famosa postura das grávidas ao andar, porém seu ponto de equilíbrio já está mudando e, discretamente, seu jeito de andar também. Tome mais cuidado para não cair, especialmente quando for descer escadas. Não se surpreenda se seus sapatos parecerem mais apertados, a progesterona relaxa os ligamentos e mesmo que você não esteja inchada, seus pés ficam maiores e podem aumentar em até 1 número até o final da gestação. Use sempre sapatos com salto baixo e confortáveis.

O aumento da salivação pode incomodar, mas fique tranquila porque não é sinal de nenhum problema, é perfeitamente comum.

A sonolência poderá persistir. Não há nada melhor do que um cochilo no sofá enquanto assiste televisão ou lê um livro, mas tome muito cuidado ao dirigir porque a sonolência poderá aparecer nesses momentos também. Aproveitando que entramos no assunto de dirigir, use sempre o cinto de segurança, ele é adequado para as gestantes também. Só atente para posicionar a faixa inferior abaixo da linha da barriga, e a transversal deverá passar pelo tórax.

15-semanas-de-gestacao

 

Seu Bebê

semana-15-bebeSeu filhote já mede entre 10 e 11cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 50 a 70g.
Seus olhos, apesar de fechados, já são sensíveis à luz, ou seja, um flash ou mesmo uma lanterna perto da barriga podem fazer com que seu bebê se movimente para fugir dessa claridade.

O lanugo está se formando, é uma penugem que recobre toda a pele do bebê e cairá no final da gestação. Alguns bebês, especialmente os prematuros, nascem com essas penugens, porém com o tempo eles somem.

Você poderá sentir alguns movimentos do seu pequeno na barriga, uma sensação de gases ou borboletinhas batendo as asas, mas é mais comum sentir essas sensações a partir da 17ª semana. Mas fique atenta para essas sensações, no começo podem parecer um pouco estranhas, mas logo você irá se divertir com elas.

Os ossos estão endurecendo, especialmente os do crânio, o que exige uma absorção de cálcio ainda maior. Os três pequenos ossos da orelha interna começaram a se formar e logo ele estará pronto para lhe ouvir. Pratique cantar, contar histórias e conversar com seu bebê.
As pernas de seu pequeno já estão tão longas quanto seus braços. Sua cabeça não é mais a maior parte, seu corpo já está mais longo e menos curvado.

Entre a 15ª e a 18ª semanas de gestação, será possível descobrir o sexo do bebê através do ultrassom. Se o objetivo é saber o sexo, o mais indicado é esperar pelo menos até a 17ª semana para aumentar as chances de descobrir. Se você tem ultrassom marcado para depois da 15ª semana e não quer saber o sexo do bebê, não se esqueça de avisar ao médico para não comentar sobre esse assunto.

Alimentação da mamãe…

leiteCom o aumento da absorção de cálcio pelo bebê, você deverá aumentar a ingestão dele. Coma muitos alimentos com cálcio como leite e derivados, evitando ingerir ao mesmo tempo alimentos que contenham ferro que podem prejudicar a absorção.

É importante tomar 10 minutinhos de sol todos os dias para produzir a vitamina D que é essencial para absorção do cálcio. Não se esqueça do protetor solar e fugir do sol entre 10 e 16 horas.

Dicas da semana:

Utilizar meias de média compressão auxilia na prevenção de inchaços nas pernas e pés. Se você fica muito tempo sentada, coloque um banquinho sob os pés para ajudar a circulação.

No calor, aproveite para tomar um banho de mar, é relaxante e não traz riscos para você ou para o bebê. Evite praias com muitas ondas e correnteza e fuja das praias poluídas.

Variar bastante os sabores dos alimentos que você ingere durante a gravidez fará com que seu filho aceite melhor diferentes alimentos quando começar a ingerir comida sólida. Como ele pode sentir os sabores dos alimentos que você ingere através do líquido amniótico, ele estará familiarizado com diversos alimentos, e apto a experimentar comidas novas.

Muito cuidado com infecções urinárias. Elas são bastante comuns durante a gestação, porém merecem uma atenção especial. Algumas atitudes podem evitar esse desconforto:
– beber muito líquido;
– ao urinar sempre passar o papel higiênico de frente para trás, nunca ao contrário;
– antes e após a relação sexual, vá ao banheiro e tente esvaziar a bexiga;
– tomar suco de cranberry – além de saboroso e ter uma boa dose de Vitamina C, possui propriedades que previnem a infecção urinária e outros benefícios para o coração e prevenção do câncer.
– procure um médico sempre que sentir desconforto, ardor ou cheiro ao urinar.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

14 Semanas de Gestação

Com 14 semanas de gestação você já está no segundo trimestre, hora de começar a pensar em enxoval e cuidados com alimentação.

36 comentários

  1. Oi boa noite estou de 17 semana fiz uma ultrassom hoje médico disse que era um menino mas ele não mostrou nada e pelo que li na ultrassom está tranverso será que posso confia

    • Almanaque dos pais

      Olá Diana,
      Geralmente os médicos pedem para aguardar 18 semanas para ter certeza sobre o sexo do bebê. Você pode tirar a dúvida com seu obstetra, analisando o ultrassom ele poderá avaliar se há uma imagem do sexo do bebê e dizer para você se pode confiar no resultado.
      Beijos

  2. ola adorei o saite estou de 15 semanas e 3 dias fiz ultrassom e médico deu 70% de ser menina tem alguma chance de errar ?

  3. Estou com 15 semanas e 4 dias, muito feliz essas ja é a minha 4° gestação e esta sendo bem diferente das outras, a minha médica me orientou a esperar para fazer a próxima ultrassom so apois a 20° semana para ser mais garantido ver o sexo, estou muito ansiosa.

  4. Tatiane dos santos

    Olá fiz uma ultrasom estava com 14 semanas o médico deu 90% de chance de ser menina ,esse resultado pode mudar ou posso considerar certeza pela porcentagem ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Tatiane, tudo bem?
      Geralmente os médicos pedem para aguardar até a 18ª semana para ter essa certeza do sexo. É muito raro o médico errar no sexo, e no seu caso ainda há 10% de chance de que seja um menino.
      Se sua vontade é iniciar o enxoval, o ideal é aguardar só mais 3 semaninhas para ter certeza 😉
      Beijos e parabéns pela gestação!

  5. Ariana Carla

    Olá ,boa tarde estou com 15 semanas mas minha barriga está normal claro que me encontro um pouco acima do peso será que e por causa disso

    • Almanaque dos pais

      Olá Ariana,
      É normal a barriga demorar para aparecer, principalmente quando é a primeira gestação. O mais importante é acompanhar o desenvolvimento do bebê, se ele está crescendo e saudável, o tamanho da barriga não importa muito.
      As mulheres bem magrinhas notam a barriguinha saliente mais rápido sim, porém algumas só vão notar próximas à 20 semanas.
      beijos

  6. Estou com 15 semanas mas os vômitos são diários.. Enjôo de tudo… Sabão, sabonete, perfumes. Quando isso vai acabar?? Curto muito minha gestação. Mas queria tanto sentir menos desconforto.

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Débora?
      Parabéns pela gestação! Vômito em excesso na gravidez pode ser Hiperêmese Gravídica (clique aqui para saber mais). Fale com seu médico sobre esse desconforto para que ele possa ajudá-la.
      Algumas dicas caseiras que podem te ajudar e que não trazem risco para a gestação são:
      – tomar sempre líquidos para se manter hidratada. Se não conseguir segurar o líquido no estômago tente picolés de frutas, água bem gelada ou cubos de gelo.
      – chá de gengibre ou de limão aliviam os sintomas em alguns casos, mas devem ser tomados com moderação para não provocar ainda mais vômitos.
      – respeite seu faro e instinto, ou seja, fique longe dos cheiros que podem lhe trazer desconforto, até mesmo daqueles que você desconfia que pode lhe fazer mal.
      – evite locais com odores fortes, como cozinha, postos de gasolina e restaurantes. Se você utiliza aqueles odorizadores de banheiro ou ambiente é melhor guardá-los por um tempo.
      – coma os alimentos que conseguir, mesmo que não seja aquela opção mais saudável do mundo, preocupe-se com a dieta quando se sentir melhor.
      – se estiver sentindo fraqueza é melhor descansar, mesmo que isso signifique tirar licença médica e não comparecer ao seu trabalho.
      Beijos e desejamos que logo os enjoos passem e você possa curtir ainda mais a gestação.

  7. Olá !! Boa noite … Estou com 14 semanas e 3 dias … Já sinto o neném mexer muito !! É normal ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Raylla, tudo bem?
      É normal sim, apesar de que a maioria das mamães demoram um pouco mais para sentir o bebê.
      Beijos

  8. Olá estou de 15 semanas e 3 dias e tenho uma usg para fazer pq queremos saber o sexo, será que já vamos conseguir ver?

  9. Olá,,,tudo bem? Estou com 15 semanas de gestação,,,será que já dá pra saber o sexo do bebe?obg

    • Almanaque dos pais

      Olá Viviane,
      Você já pode saber o sexo do bebê realizando um exame de sangue chamado sexagem fetal. Para saber através do ultrassom o ideal é realizar após 18 semanas de gravidez.
      Beijos

  10. Oii, adorei o site . Estou entrando na 15 semana e amando cada detalhe da minha gestação.
    Tive poucos enjoos , porém muito sono.
    Ansiosa pra saber o sexo do bb e q venha com muita saúde.
    Abraços…

    • Almanaque dos pais

      Olá Josy,
      Parabéns por sua gestação! Volte para nos contar quando souber o sexo do bebê, amamos receber notícias de vocês.
      Beijo grande e que seu bebê tenha sempre muito saúde e luz em seu caminho.

  11. Estou com 15 semanas, super feliz, a barriguinha já começado a perceber, já fiz 1 morfológica com 12 semanas a obstetra deu 90% de ser uma menina.estou contando cada semana, aproveitando cada mudança, não ligo q estou mais gordinha, sei que tenho uma vida dentro de mim, e que Deus está me dando uma gestação super tranquila, nunca enjooei, não vomitei mais o sono Uffs vem com tudo. Ainda mais q tenho uma dupla jornada de trabalho.Esta bem tranquilo, espero só fazer 18 semanas para a próxima usg. Para te a certeza , fazer o quartinho mais fofo possível.

    • Almanaque dos pais

      Parabéns pela gestação Larissa!
      Você é privilegiada por ter um comecinho de gestação sem enjoos, aproveite cada momento e, especialmente com a dupla jornada de trabalho, tente reservar um tempinho para descansar, seu corpo precisa de descanso extra já que há uma vida sendo gerada.
      Volte para nos contar se é realmente uma princesinha ou um meninão, combinado?
      Beijos (um para você e outro na barriga!)

  12. Cilene Soares

    Olá adorei o site estou de 15 semanas tenho uma ultra amanhã será q consigo ver o sexo? ouvi dizer q comer chocalate facilita para ver é verdade?

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Cilene?
      Em alguns casos é possível “dar um chute” sobre o sexo do bebê, porém para ter mais certeza você terá que aguardar até a 18ª semana. Comer chocolate uns 30 minutos antes deixa o bebê mais agitado, aumentando as chances dele se movimentar e ser possível enxergar o sexo.
      Boa sorte! Volte para nos contar como foi 😉
      Beijos

  13. Estou com 15SEMANAS MAS AINDA NAO SINTO O BEBE MEXER ISSO E NORMAL ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Charlene, tudo bem?
      É perfeitamente normal só sentir o bebê se movimentando mais próximo à 20ª semana, segure só mais um pouco a ansiedade que logo sentirá asinhas de borboletas, ou então pequenos estouros de bolinhas de sabão em sua barriga.
      Beijos

  14. Olá amei o site. Estou na 15 semana de gestação tenho um utrassom marcado essa semana e quero muito saber o sexo do meu bebê.costumava a prática musculação antes de engravidar e gostaria de saber se posso voltar agora que passei do primeiro trimestre! !!

    • Almanaque dos pais

      Olá Ellen, tudo bem?
      Geralmente mulheres que já praticavam atividade física podem retomar as atividades com tranquilidade no segundo trimestre, porém antes de voltar a praticar é importante que você converse com seu obstetra para ser orientada quanto aos exercícios que devem ser evitados ou realizados com menos carga.
      Beijos

  15. Com 15 semanas a gestante está próximo ao QUARTO mês de gestação e não ao quinto como diz no início do texto.

    • Almanaque dos pais

      Olá Caroline,
      Com 15 semanas você está no quarto mês em nosso calendário gregoriano (ou com 3 meses e meio completos), em que os meses duram aproximadamente 4 semanas e 2 dias, e está próxima ao quinto mês no calendário Lunar. No calendário lunar, o mais adotado nas gestações, o mês dura exatamente 4 semanas e o bebê nasce ao completar 10 meses ou 40 semanas.
      O texto não citava a referência ao calendário lunar, obrigada por nos alertar e já inserimos essa consideração.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.