Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Grávida pode usar cinto de segurança?

Grávida pode usar cinto de segurança?

Quando se trata de segurança para a gestante e o bebê, não há desculpas, a grávida pode usar cinto de segurança, porém deverá estar atenta ao posicionamento correto do cinto.

Como a grávida deve posicionar o cinto de segurança?

O cinto deverá ficar posicionado da seguinte maneira:
Passe a faixa lateral no meio do ombro de maneira que esta fique entre os seios e contorne a barriga pela lateral.
A parte inferior do cinto deverá ficar posicionada na articulação do quadril, na parte superior das coxas e jamais passar pela barriga.
Veja imagem abaixo:
gravida-pode-usar-cinto-de-seguranca
Nunca coloque o cinto de forma incorreta, como por baixo da axila, ou sentando sobre a parte inferior no intuito de usar somente a faixa transversal.
Se o cinto estiver incomodando no pescoço, ajuste a posição do banco. Alguns veículos possuem ajuste da altura da faixa lateral do cinto.

Qual cinto de segurança é apropriado para a gestante?

O cinto de 3 pontos é o mais seguro para as gestantes. Este modelo possui 3 pontos de fixação: 2 posicionados nas laterais da cintura e um sobre os ombros.
O outro modelo é o sub-abdominal que possui 2 pontos de fixação e é muito comum em ônibus, aviões e nos bancos traseiros de alguns automóveis. Seu uso também é imprescindível e deverá ser posicionado abaixo da barriga, jamais sobre ela.

Porque a grávida precisa usar o cinto de segurança?

No caso de colisão o cinto, desde que corretamente posicionado, protege a gestante e o feto diminuindo incidências de morte fetal e materna, trabalho de parto prematuro, hemorragia feto materna, fratura pélvica, entre outros males.

Dicas importantes de segurança

A gestante deverá se afastar ao máximo do painel do carro, a fim de proteger o feto em caso de colisões independentemente do carro possuir airbag. A distância mínima é de 20 cm, porém aumentar essa distância trará mais segurança.
Ao andar de carro no banco traseiro, se no meio o cinto for o sub-abdominal, prefira sentar nas laterais, é mais seguro para você e o feto.

Você também vai gostar de ler:

Grávida pode carregar criança no colo?
A canela na gravidez, risco de aborto e no desenvolvimento cerebral do bebê
Chá de bebê – 7 sugestões de brincadeiras diferentes

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.