O verão é uma época maravilhosa do ano, onde geralmente vamos tentar curtir o sol o máximo possível, mas durante a gravidez é preciso ter um pouco mais de cuidado, por isso selecionei algumas dicas de verão para grávidas que podem ser muito úteis para você:
Riscos do sol a altas temperaturas:
- Algumas grávidas podem notar o surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Estas manchas surgem pelo aumento de alguns hormônios e são conhecidas como melasmas. Para evitar que as manchas escureçam mais, dificultando sua desaparição após a gravidez, use sempre protetor solar com fator de proteção alto. Normalmente quem está grávida não possui contraindicação para protetor solar, mas caso tenha dúvidas, pergunte ao seu ginecologista.
- Durante o primeiro trimestre da gravidez um aumento excessivo da temperatura corporal materna (hipertermia), principalmente na região do abdômen, pode afetar o bebê, por isso evite estar muitas horas tomando sol, da mesma forma que é recomendável não tomar banho com água muito quente.
Existem riscos de tomar banho de mar ou de piscina?
Imersão no mar ou piscina não é um risco caso a gravidez seja normal, no entanto caso a gravidez tenha algum risco não se aconselha o banho, por exemplo, em caso de sangramento ou infecções. Se você tiver dúvidas, sempre consulte seu médico antes.
Calor e umidade afeta a gravidez?
Estar muito tempo com biquíni molhado ou muita umidade genital por conta do suor aumenta o risco de proliferação de fungos genitais, ou seja, a Candidíase. Uma forma de evitar a umidade é não permanecer com o biquíni molhado e levar uma peça extra de calcinha para poder trocar se sentir que a mesma está molhada pelo suor.
Existem restrições de comidas e bebidas?
Quando faz muito calor aumentamos o consumo de bebidas frias e sorvetes, duas coisas que geralmente tem bastante quantidade de açúcar; um risco para o aumento de peso indesejável e também para diabetes gestacional. Beba muita água para refrescar o calor e evite bebidas alcoólicas em qualquer dose.
Posso viajar de avião e de carro durante a gravidez?
Viaje tranquilamente até o sétimo mês, a não ser que tenha alguma restrição do seu obstetra neste sentido, no entanto, sempre que a viagem dure mais de 3 horas é preciso movimentar as pernas para evitar o aumento do risco de trombose, tanto para viagens de avião quanto para viagens de carro. Nos últimos dois meses de gravidez não se recomenda viajar de avião.
Aproveite este verão curtindo sua gravidez com estas dicas, com certeza serão momentos inesquecíveis para você!