Home / Colunistas / Dra. Claudia Hakim / ENCCEJA 2017 – Exame gratuito, para certificação de ensino médio

ENCCEJA 2017 – Exame gratuito, para certificação de ensino médio

ENCCEJA 2017 – Exame gratuito, para certificação de ensino médio para maiores de 18 anos

Você, maior de 18 anos, que não tem o certificado de Ensino Médio, que não pode conclui-lo, pode se inscrever, gratuitamente, no exame do ENCCEJA para obter o seu certificado de ensino médio e, com isso, iniciar uma faculdade ou prestar concursos públicos.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado, em 2017, no Brasil e no exterior, tanto para o público regular quanto para o público privado de liberdade (PPL). As mudanças no Enem retornaram para o Encceja a função de certificação do Ensino Médio, como ocorria até 2009. O Exame também volta a ser aplicado para a certificação do Ensino Fundamental.

CRONOGRAMA E LOCAIS DE PROVA

ENCCEJA Nacional 2017

Publicação do edital: 24 de julho

Inscrições: 7 a 18 de agosto Aplicação: 8 de outubro

 

Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

O Encceja é voluntário, gratuito e destinado à certificação do Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo considerado o instrumento mais adequado para avaliar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. Podem fazer o Encceja pessoas com no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas, para a certificação do Ensino Médio.

Documentos Certificadores – O Inep é responsável pela elaboração das provas, pela gestão da aplicação e da correção. A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação ou Instituição Educacional que firmar Termo de Adesão com o Inep. São duas opções. O Certificado reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já a Declaração de Proficiência é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja.

Estrutura da Prova – Cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência (documento que subsidia a elaboração da prova) composta por 30 habilidades. Cada prova é composta por 30 itens do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta. O Inep recomenda notas mínimas para as instituições certificadoras. Para as provas objetivas a nota mínima sugerida é de 100 pontos em cada, o que representa em média 50% das habilidades que a prova de cada área afere.  No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação. A prova de redação distribui 10 pontos e a nota mínima sugerida pelo Inep é de cinco pontos. As provas serão aplicadas em um único dia.

DISTRIBUIÇÃO DAS PROVAS

Ensino Médio

Matutino: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Vespertino: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias

Clique aqui para saber mais sobre o Encceja 2017

Sobre Claudia Hakim

Advogada Especializada em Direito de Educação e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog e grupo no Facebook voltado para a Educação de Crianças Superdotadas : “Mãe de Crianças Superdotadas : www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com Membro Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento (IBSDND) Contato : claudiahakim@uol.com.br/ Fone : (11) 35113853

Veja também

Desabafo sobre o papel dos conselheiros que atuam nos conselhos de educação

Desabafo sobre o papel dos conselheiros que atuam nos conselhos de educação de nossos estados e que decidem sobre o futuro acadêmico de alguns de nossos alunos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.