Home / Filhos / Educação e comportamento / Enurese noturna: como evitar o xixi na cama do meu filho

Enurese noturna: como evitar o xixi na cama do meu filho

Não é nada agradável para a criança acordar após fazer xixi na cama, da mesma forma que os pais também não ficam animados ao se deparar com a cama molhada e realizar troca da roupa de cama, torcer para ter sol para colocar o colchão para secar e remover o cheiro de xixi do colchão. Confira algumas dicas para evitar o xixi na cama das crianças e ajude seu filho a controlar esse problema.

Até os 5 anos idade o xixi na cama ainda é considerado normal, porém após esse período um especialista deverá ser procurado para investigar se a razão para a enurese noturna (nome técnico do xixi na cama) é hereditária, hormonal, comportamental ou mesmo psicológica.

Como evitar o xixi na cama do meu filho

  • Não dê bronca, seu filho já está frustrado e ouvir sermão não irá ajudá-lo;
  • Não faça brincadeirinhas, especialmente na frente de outras pessoas;
  • Reduza a ingestão de líquidos e sopas 2 horas antes da hora de dormir;
  • Hidrate a criança durante todo o dia para diminuir a sede durante a noite;
  • Leve para fazer xixi antes de deitar, mesmo que ele não esteja com vontade;
  • Comemore os dias que ele não fizer xixi na cama, um “Parabéns, estou orgulhoso de você” elevará sua autoestima;
  • Se ocorrer outro episódio de xixi na cama, avise que está tudo bem e que ele poderá tentar novamente na noite seguinte;
  • Não acorde a criança no meio da noite para urinar, além de atrapalhar a qualidade de seu sono, a criança não aprenderá a desenvolver o reflexo de acordar quando der vontade de urinar;
  • Se a criança acordar de madrugada por causa do xixi na cama, após realizar a troca de pijamas, roupa de cama e higienização do colchão, não leve a criança para a cama dos pais, assim o xixi na cama poderá se tornar uma ótima desculpa para dormir junto com os pais, o que interfere na qualidade do sono da família e intimidade do casal;
  • Cada criança possui seu ritmo para desenvolver o controle da micção noturna, se notar que os episódios de xixi na cama estão frequentes mesmo após 2 semanas do desfralde noturno, converse com calma com a criança sobre a retirada da fralda ter sido muito rápida e se ela prefere tentar novamente daqui a 1 ou 2 meses. Ao notar que a fralda permanece seca na maior parte das noites de sono, pergunte se ela já está pronta para tentar novamente.
Foto: Reprodução www.todaysparent.com
Foto: Reprodução www.todaysparent.com
[notification type=”notification_warning” ]Atenção:

Grande parte dos casos de enurese noturna são genéticas, ou seja, converse com os avós da criança para saber se os papais e mamães também passaram por isso. As chances da criança herdar essa característica é de 40% quando 1 dos pais tiveram esse problema, e por volta de 75% quando a enurese noturna acometeu ambos.[/notification]

Informações importantes!

Se os episódios de xixi na cama acontecerem após os 5 anos de idade da criança, fale com o pediatra, ele poderá lhe orientar qual o profissional adequado para diagnosticar e tratar a enurese noturna.

Cuidado com simpatias e tratamentos alternativos que não possuem qualquer respaldo e comprovações científicas, elas podem causar ainda mais frustração na criança, além de atrasar a busca por um tratamento adequado.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Direitos Educacionais dos alunos com QI abaixo de 90 | Deficiência Intelectual Leve

Direitos Educacionais dos alunos com QI abaixo de 90 – deficiência intelectual leve. Direito ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.