Cada vez mais existem trabalhos científicos relacionando as doenças gengivais aos nascimentos de bebês prematuros ou com peso abaixo do normal.
Isso ocorre porque com a inflamação, existe o aumento dos níveis de moléculas inflamatórias e alguns hormônios na corrente sanguínea, que estimulam a contração uterina.
Se a doença gengival piorar durante a gestação, as chances de parto prematuro aumentam.
Foto: Reprodução http://dentistkilkenny.ie
Por que existe maior predisposição à doença periodontal durante a gravidez?
Os níveis hormonais aumentam, o que causa maior sensibilidade dos tecidos gengivais às substancias irritantes, como é o caso do biofilme dental e substâncias produzidas pelas bactérias.
Quais doenças bucais devo me preocupar durante a gravidez?
Devido às náuseas, as gravidas tendem a pecar na higiene bucal, o que favorece o acúmulo de biofilme dental e consequentemente o surgimento da gengivite (inflamação das gengivas).
Também pode ocorrer um aumento das cáries devido à higienização ou até mesmo à alimentação.
Como evitar essas doenças durante a gravidez?
A melhor forma de evitar uma doença é manter uma boa higiene bucal e também a prevenção.
Se você está planejando engravidar, procure um dentista para realizar os tratamentos necessários e iniciar a prevenção.
Se você estiver grávida e desconfia de algum problema, não se preocupe, você pode realizar qualquer tipo de tratamento e com segurança, basta ficar atenta aos períodos de maior conforto para marcar suas consultas.
Em uma gravidez normal, o segundo trimestre é o melhor momento para suas consultas, pois grávidas no primeiro trimestre apresentam mais náuseas, e no terceiro trimestre, a barriga pode causar um pequeno desconforto ao deitar na cadeira odontológica, mas isso não impede que seja realizado o atendimento.
O importante é informar seu dentista sobre a gravidez e qualquer tensão que estiver sofrendo, assim ele poderá planejar seu atendimento e tratamento.