Home / Gestação e parto / Complicações / Gravidez: relação das doenças gengivais aos nascimentos de bebês prematuros

Gravidez: relação das doenças gengivais aos nascimentos de bebês prematuros

Cada vez mais existem trabalhos científicos relacionando as doenças gengivais aos nascimentos de bebês prematuros ou com peso abaixo do normal.

Isso ocorre porque com a inflamação, existe o aumento dos níveis de moléculas inflamatórias e alguns hormônios na corrente sanguínea, que estimulam a contração uterina.

Se a doença gengival piorar durante a gestação, as chances de parto prematuro aumentam.

doenças gengivais

Foto: Reprodução http://dentistkilkenny.ie

Por que existe maior predisposição à doença periodontal durante a gravidez?

Os níveis hormonais aumentam, o que causa maior sensibilidade dos tecidos gengivais às substancias irritantes, como é o caso do biofilme dental e substâncias produzidas pelas bactérias.

Quais doenças bucais devo me preocupar durante a gravidez?

Devido às náuseas, as gravidas tendem a pecar na higiene bucal, o que favorece o acúmulo de biofilme dental e consequentemente o surgimento da gengivite (inflamação das gengivas).

Também pode ocorrer um aumento das cáries devido à higienização ou até mesmo à alimentação.

Como evitar essas doenças durante a gravidez?

A melhor forma de evitar uma doença é manter uma boa higiene bucal e também a prevenção.

Se você está planejando engravidar, procure um dentista para realizar os tratamentos necessários e iniciar a prevenção.

Se você estiver grávida e desconfia de algum problema, não se preocupe, você pode realizar qualquer tipo de tratamento e com segurança, basta ficar atenta aos períodos de maior conforto para marcar suas consultas.

Em uma gravidez normal, o segundo trimestre é o melhor momento para suas consultas, pois grávidas no primeiro trimestre apresentam mais náuseas, e no terceiro trimestre, a barriga pode causar um pequeno desconforto ao deitar na cadeira odontológica, mas isso não impede que seja realizado o atendimento.

O importante é informar seu dentista sobre a gravidez e qualquer tensão que estiver sofrendo, assim ele poderá planejar seu atendimento e tratamento.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez

A dor no pé da barriga na gravidez é causada principalmente pelo estiramento dos músculos da barriga, ligamentos mais relaxados, mudança postural e peso da barriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.