Home / Filhos / Educação e comportamento / Meu filho pode tomar banho sozinho?

Meu filho pode tomar banho sozinho?

Uma das evidências que as crianças estão crescendo é que a autonomia delas vai aumentando e elas dependem cada vez menos dos pais para algumas tarefas, como fazer xixi, se limpar após defecar, pegar água no filtro, entre outras tarefas do dia a dia. Mas será que seu filho já pode tomar banho sozinho?

menina-banho-sozinha-750x563

Não existe uma idade ou momento ideal para todas as crianças, cada indivíduo se desenvolve de forma única e a observação será seu melhor termômetro para estimular mais uma nova atividade, que é tomar banho sozinho.

Por volta dos 5 anos de idade a criança geralmente está pronta para lavar seus cabelos sem ajuda de um adulto, mas algumas partes do corpo merecem atenção, além das áreas íntimas, para que não sejam esquecidas, como as axilas, atrás da orelha e tornozelos.

Primeiros passos para seu filho começar a tomar banho sozinho

Criança aprende muito mais com exemplos visuais do que com palavras, então uma dica bacana é tomar banho junto com a criança e pedir para ela te imitar.

A partir dos 3 anos a criança já pode começar a lavar algumas partes do corpo através das orientações de um adulto. Coloque um pouco de sabonete líquido em suas mãos (ou um sabonete pequeno) e peça para ensaboar e lavar barriga, pernas, braços, ombros, pés…

Um tapete antiderrapante é importante para evitar acidentes embaixo do chuveiro, especialmente se a criança for tomar banho sem supervisão. Lembre-se, crianças menores de 3 anos não devem ficar sozinhas no banheiro nem por 1 minuto.

Ensinando a lavar os genitais

Meninos: Ensine a higienizar com água e sabão a glande, puxando a pele sem machucar e enxaguando bastante para não ficar resíduos. A virilha também não deve ser esquecida.

Meninas: As meninas devem ser orientadas a passar a mão por toda a vagina, inclusive dentro dos grandes lábios, mas nunca dentro da vagina. Fale com o pediatra se há necessidade de algum sabonete especial para essa região.

Banho supervisionado

Tomar banho sozinho não significa que seu filho não precisa de um adulto por perto, mas sim que ele pode ficar dentro do box e se banhar sem a ajuda. É importante um adulto dando as coordenadas para que a criança não se esqueça de lavar nenhuma parte do corpo, assim como para ajudar a se secar (não esqueça das partes mais escondidas como dobras, orelhas e vãos dos dedos).

Quando a criança estiver tomando banho sem que você precise dar as coordenadas, você pode começar a deixá-la sozinha durante o banho, mas um banho supervisionado pelo menos uma vez por semana é sempre uma boa ideia. Aproveite esse momento para observar se as suas orientações estão sendo seguidas e, somente se necessário, comente o que está faltando ou o que precisa de mais capricho.

Se a criança não precisa mais de supervisão durante o banho, não se esqueça de conferir se ela fechou bem o registro do chuveiro no final, um chuveiro gotejando desperdiça mais de 45 litros por dia.

Dicas:

– utilize sempre produtos de higiene indicados para a idade da criança. Shampoo e condicionadores próprios são mais seguros para a pele delicada e caso haja contato com os olhos, por exemplo. Procure orientações médicas em caso de vermelhidão ou coceiras.

– os cabelos podem ser levados diariamente, mas não há problema em “pular” um dia se a criança não quiser lavar.

– ao lavar os cabelos à noite ou em dias frios, o ideal é você secá-los com a ajuda de um secador ou toalha. Em dias frescos deixe os cabelos secarem naturalmente.

– brincar no banho é uma delícia, especialmente quando há brinquedos próprios para o banho com baldes, apliques no box e canetas que escrevem nos azulejos. Para que a brincadeira não seja sinal de desperdício de água, utilize bacias ou banheiras infláveis para coletar a água durante o banho e desligue o chuveiro para começar a brincar. A água coletada ainda pode ser reaproveitada para descargas ou lavar áreas externas.

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.