Home / Pré-gestação / Tentantes / O que é o período fértil da mulher e como calcular

O que é o período fértil da mulher e como calcular

O período fértil da mulher é o período em que a mulher tem mais chances de engravidar, pois é nesse período que ocorrerá a ovulação, ou seja, o seu ovário irá liberar um (ou mais) óvulo maduro que está pronto para ser fecundado por um espermatozoide.

Casais férteis que mantém relações desprotegidas durante o período fértil possuem cerca de 20% de chance de engravidar.

Entendendo o que é a ovulação e como ela acontece

orgao reprodutor feminino

Diferente dos homens que produzem espermatozoides durante toda sua vida sexual, a mulher já nasce com toda sua reserva de óvulos (cerca de 450 mil), ou seja, os óvulos da mulher têm exatamente sua idade. Toda essa reserva do óvulos fica armazenada nos ovários (são dois, um de cada lado).

Quando o óvulo amadurece, ele é liberado pelo ovário e percorre as trompas de falópio. Geralmente é liberado um óvulo por vez e de 1 ovário por vez, ou seja, a mulher que ovulou este mês do ovário esquerdo, no próximo ciclo deverá ovular do ovário direito. O óvulo sobreviverá cerca de 24 horas, após esse período ele não poderá mais ser fecundado.

Após a fecundação, que na grande maioria das vezes acontece nas trompas de falópio, o óvulo desce até o útero onde é implantado (nidação) e, a partir de uma nidação bem sucedida, a mulher está grávida.

Como calcular o período fértil da mulher

mulher calendario

Para calcular o período fértil, a mulher precisa entender o seu ciclo menstrual.

O ciclo menstrual da mulher se inicia no primeiro dia da sua menstruação e dura até o dia anterior da próxima menstruação. A maioria das mulheres possuem ciclo menstrual de 28 dias. Para saber a duração de seu ciclo acesse nossa Calculadora do ciclo menstrual.

De uma forma geral, podemos dizer que a ovulação acontece 14 dias antes da próxima menstruação, ou seja, para mulheres com ciclo de 28 dias a ovulação acontecerá no 14º dia. Para mulheres com ciclo de 30 dias, a ovulação acontecerá no 16º dia (30 dias de ciclo MENOS 14 dias =16º dia).

Para facilitar sua conta, acesse nossa Calculadora da ovulação e período fértil, que exibe o período fértil para os próximos 6 meses, porém só para quem tem ciclo regular, ou seja, sempre com o mesmo intervalo de dias.

Infelizmente não são todas as mulheres que possuem o ciclo menstrual regular e conseguem prever o seu período fértil.

O período fértil é maior do que o dia da ovulação

Para que a ovulação esteja compreendida dentro dos dias do período fértil, e já que nem todas as mulheres ovulam exatamente no mesmo intervalo, o período fértil começa a contar alguns dias antes do que seria a ovulação e dura um dia a mais. Assim, mesmo que a ovulação aconteça um pouco antes ou um pouco depois, tendo relações em seu período fértil você manterá suas chances de engravidar.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.